Coca‐Cola em Portugal reduziu em 3 anos mais de 18% o conteúdo de açúcares por litro no total de vendas | Coca-Cola PT

Coca‐Cola em Portugal reduziu em 3 anos mais de 18% o conteúdo de açúcares por litro no total de vendas | Coca-Cola PT

Quatro em cada dez bebidas do total de vendas da Coca‐Cola em Portugal em 2019 foram opções sem ou de baixas calorias. Isto deve‐se aos esforços de inovação e reformulação que a companhia está a executar para reduzir ou eliminar o teor de açúcares adicionados nas suas bebidas.

 

Este valor representa um aumento de 8 pontos percentuais em relação às vendas da companhia no nosso país durante o ano anterior, passando de 34% em 2018 para 42% em 2019. Esta tendência mostra o compromisso da companhia em ajudar os consumidores a controlar o consumo de açúcares na sua alimentação, reduzindo ou eliminando o teor de açúcares das suas bebidas e oferecendo novas opções com menor ou nenhum teor de açúcares adicionados.

 

Desta forma, a companhia pretende ajudar o consumidor a não exceder uma ingestão superior a 10% das calorias provenientes de açúcares livres (açúcar adicionado, xaropes, mel, sumos de fruta), de acordo com o que é elencado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Redução nos últimos 20 anos

 

Nos últimos 20 anos, a Coca‐Cola em Portugal conseguiu reduzir em 37% o teor total de açúcares por litro do total das vendas das suas bebidas. Além disso, graças aos desenvolvimentos nas bebidas sem adição de açúcares, sem calorias, e ao apoio que estas tiveram, 29% das vendas durante o ano de 2019 corresponderam a bebidas sem adição de açúcares no total da oferta de bebidas da companhia.

 

Como exemplo do trabalho realizado durante estes anos, é de salientar que, no âmbito dos processos de reformulação para a redução da adição de açúcar, desde 2014, Fanta Laranja e Fanta Ananás diminuíram o seu teor de açúcar adicionado em 65,4% e 91,2%, respetivamente. Assim, atualmente, todos os sabores da marca Fanta são sem ou de baixas calorias porque têm uma quantidade de açúcares adicionados igual ou inferior a 4,5 g/100 ml e 20 kcal/100 ml, proveniente do total de açúcares.

 

Outra das principais marcas da companhia, Aquarius, reduziu também a sua percentagem de açúcares totais nos últimos cinco anos na sua variedade Aquarius (de 6,3 g/100 ml em 2014 para 4,4 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 30,2% no teor total de açúcares) e Aquarius Laranja (de 7,9 g/100 ml em 2014 para 4,5 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 43% no teor total de açúcares).

 

empresa-total-bebidas empresa-total-bebidas

Diferentes opções de embalagens

 

A Coca‐Cola em Portugal oferece uma ampla gama de bebidas que inclui 107 referências, das quais 29 correspondem a opções sem adição de açúcares, light ou zero. Assim, a companhia oferece aos consumidores uma opção sem adição de açúcares na maioria das suas marcas. Cabe ressaltar que Honest (embora todas as suas variedades seja de baixas calorias), uma vez que se encontra na categoria de bebidas biológicas, contêm um reduzido teor de adoçantes biológicos e, portanto, não há opções sem adição de açúcares.

 

Enquanto companhia total de bebidas, a Coca‐Cola em Portugal continua a expandir a sua oferta de bebidas para que cada indivíduo possa escolher a que melhor se adapta em qualquer momento e ocasião.

 

Além disso, a companhia oferece 17 tamanhos diferentes de embalagens, promovendo a utilização de embalagens pequenas para ajudar os consumidores a controlar o consumo de açúcares.

 

Outra linha de ação seguida nos últimos anos coloca a tónica na sustentabilidade, oferecendo diferentes soluções de materiais de embalagem adaptadas às necessidades dos consumidores.

 

Bebidas sem açúcar e sem adição de açúcares, incluindo as nossas marcas de água

 

A Coca‐Cola em Portugal oferece atualmente uma variedade sem açúcares na maioria das gamas das suas bebidas para que as pessoas possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. As bebidas sem açúcares que a Coca‐Cola comercializa em Portugal são: Coca‐Cola sem açúcar; Coca‐Cola sabor light sem açúcar, Coca‐Cola sem cafeína sem açúcar; Coca‐Cola with Coffee sem açúcares; Aquarius Laranja zero açúcar; Powerade zero açúcar, zero calorias; Nestea Chá Preto Limão sem açúcar e as marcas de água Aquabona e GLACÉAU smartwater.

 

Simultaneamente, conta também com as seguintes variedades sem adição de açúcar: Fanta Laranja zero adição de açúcar (7% sumo de laranja, sem adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de laranja); Fanta Ananás sem adição de açúcar (7% sumo de ananás, sem adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de ananás); Fanta Maracujá sem adição de açúcar (9% sumo de maracujá, sem adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de maracujá); Fanta UVA sem adição de açúcar (7% sumo de uva, sem adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de uva).

 

PONTOS‐CHAVE

 

  • As bebidas sem ou de baixas calorias já representam 42% do total de vendas
  • Reduzimos em 37% o teor total de açúcares por litro do total das vendas nos últimos 20 anos
  • Enquanto companhia total de bebidas expandimos a nossa oferta de bebidas com a inclusão bebidas biológicas de chá.
  • Oferecemos 107 referências (29 sem adição de açúcares, light ou zero) e 17 tamanhos de embalagens diferentes para cada individuo e ocasião
  • Em cada campanha de marketing e publicidade, fomentamos o consumo de bebidas sem adição de açúcares
  • Informamos sobre os ingredientes dos nossos produtos sem adição de açúcares

 

Última atualização: 30/03/2020