BORA Mulheres: um compromisso com o empreendedorismo feminino | Coca-Cola PT

BORA Mulheres: um compromisso com o empreendedorismo feminino | Coca-Cola PT

Não há dúvida de que as últimas décadas foram importantes e positivas para as mulheres. Apesar dos avanços, Portugal ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade entre os dois sexos. As mulheres portuguesas enfrentam os mesmos problemas que afetam o resto dos europeus: maior desemprego e precariedade, salários mais baixos, representação insuficiente em cargos de responsabilidade e maior dedicação ao trabalho doméstico e ao cuidado de crianças e idosos.

 

Em 2019, a Coca-Cola, com um compromisso histórico com a diversidade e inclusão social, lançou o programa BORA Mulheres para apoiar o talento feminino, a igualdade de oportunidades, bem como a liderança das mulheres na sociedade.

 

Em que consiste o Bora Mulheres?

 

O Bora Mulheres é um programa de formação dirigido a mulheres que tenham uma ideia clara de negócio - ou um projeto já em curso – relacionada com o setor de alimentos e bebidas.

 

Este programa de promoção do empreendedorismo feminino materializa-se através de um conjunto de cursos intensivos que decorrem aos fins de semana, nos quais as participantes têm a oportunidade de descobrir ferramentas e desenvolver competências para concretizar o seu projeto. Essa formação está a cabo dos profissionais experientes da Impact HUB, uma entidade especializada em empreendedorismo e presente em mais de 50 países.

 

Os responsáveis pela formação são especialistas do Impact HUB, profissionais com experiência nos diferentes tópicos que serão abordados. Os responsáveis pela formação são especialistas do Impact HUB, profissionais com experiência nos diferentes tópicos que serão abordados.

“O Impact HUB tem sido a casa do empreendedorismo social um pouco por todo o mundo e é uma honra para nós poder fazer parte do BORA Mulheres que, não só impulsiona o empreendedorismo, como apoia todas as mulheres que queiram desenvolver os seus negócios”, diz Alice Artur, gestora de eventos do BORA Mulheres e membro da Impact HUB.

 

“É fundamental haver programas como este que dão voz, espaço e sobretudo ferramentas e conhecimento ao público feminino", acrescenta. "Ao mesmo tempo que é importante existirem momentos de encontro entre mulheres, onde se sintam seguras e inspiradas, mas onde possam igualmente desenvolver uma rede de contactos e suporte que, como todos sabemos, é fundamental para ter sucesso em qualquer projeto”, conclui Alice Artur.

 

Um êxito de participação

 

A primeira edição de 2019 foi um sucesso, com a presença de 276 empresárias nos workshops realizados em Lisboa e no Porto. Para Elizângela Pinheiro, uma das participantes dessas formações, a passagem pelo Bora Mulheres fez com que “todos os meus desejos de empreendedora fizessem sentido. Nunca tinha estado com tantas mulheres de sucesso. As energias vividas em todas as atividades preparadas pela equipa motivaram-me e desde o workshop nunca mais parei, construindo parcerias importantíssimas para o meu negócio”.

 

Em 2020, apesar da crise provocada pelo coronavírus, a Coca-Cola deu continuidade ao projeto, embora adaptando-se às novas circunstâncias. Assim, as formações - realizadas em outubro - foram em formato 100% online.

 

Nelas participaram 200 mulheres, número muito superior ao esperado, com um índice de satisfação de 98%. Além disso, foram selecionados 15 projetos de entre todos os apresentados, que receberam dois meses de mentoria sobre temas tão importantes para uma empresária como a análise de mercado ou o modelo de negócio.

 

Este ano a dinâmica não mudou e as formações também serão realizadas em modo remoto no segundo semestre de 2021.

 

Como aderir ao Bora Mulheres?

 

As mulheres interessadas em aderir à iniciativa podem fazer um pré-registo através deste link. Em caso de dúvida, podem ligar para o número +351 962 803 402.

 

O compromisso da Coca-Cola com a igualdade e inclusão social

 

O BORA Mulheres faz parte da iniciativa global 5by20, na qual a Coca-Cola pretende apoiar cinco milhões de mulheres empreendedoras em todo o mundo até 2020. O BORA Mulheres faz parte da iniciativa global 5by20, na qual a Coca-Cola pretende apoiar cinco milhões de mulheres empreendedoras em todo o mundo até 2020.

O programa BORA Mulheres faz parte da estratégia Avançamos, a estratégia de sustentabilidade da Coca-Cola para a Europa Ocidental, que estabelece uma série de objetivos específicos para alcançar uma sociedade que abarque diferentes talentos e mais inclusiva e e em que ninguém fique de fora. 

 

Num contexto como o atual, com as mulheres como um dos grupos mais atingidos pela pandemia COVID-19, é importante redobrar os esforços para que tenham as mesmas oportunidades, um papel mais ativo e maior poder de decisão na sociedade.

 

Última atualização: 11/05/2021