O forte compromisso da Coca-Cola em Portugal apostando na inovação e reformulação das suas bebidas para reduzir ou eliminar o seu teor de açúcar teve como resultado que, atualmente, 35 % das vendas da companhia no nosso país correspondem a bebidas sem ou com baixas calorias.

Este é o resultado do compromisso da Coca-Cola em Portugal de continuar a contribuir para a redução do consumo de açúcar da população. Neste sentido, é colocada à disponibilidade do consumidor uma gama de alternativas que se adaptam aos seus gostos e necessidades, entre as quais também existem opções de bebidas sem calorias, assim como sem adição de açúcares.

Assim, nos últimos 5 anos, a Coca-Cola em Portugal reduziu o conteúdo de açúcares por litro na maioria das variedades das suas marcas, algo em que se continua a trabalhar. Tendo em consideração este esforço, de uma forma generalizada, desde 2000 já se alcançou uma redução de 34 % no teor de açúcares por litro do total de vendas de bebidas da companhia.

Como exemplo deste esforço de reformulação, ao longo deste ano todos os sabores da marca Fanta já são sem ou com baixas calorias. Assim, Fanta Laranja e Fanta Ananás reduziram 65,4 % e 91,2 %, respetivamente, o açúcar adicionado em relação à sua composição original antes de 2014. Em relação a Aquarius e Aquarius Laranja, a sua percentagem de açúcares totais sofreu uma redução de 30,2 % e 43,0 %, respetivamente.

A estas marcas junta-se agora Nestea, dado que com a reformulação de Nestea Chá Preto Manga e Ananás - cujo teor total de açúcar foi reduzido em 43,9 % em comparação com a composição desta bebida antes de 2014 - todas as variedades, com exceção de Nestea Chá Preto Pêssego, têm já poucas calorias.

Alternativas sem adição de açúcares

Estes números são o resultado de um trabalho contínuo realizado desde 2006 para oferecer alternativas sem adição de açúcar. Atualmente, a Coca-Cola em Portugal disponibiliza ao consumidor 28 referências de produtos sem adição de açúcar de um total de 106 referências vendidas pela companhia no nosso país. Estes números são o resultado do trabalho realizado desde 2010 para oferecer uma alternativa sem adição de açúcar.

Outro dos pilares da estratégia da Coca-Cola em Portugal, há mais de 30 anos, é a inovação, a fim de disponibilizar ao consumidor as variedades que se adaptam aos seus gostos e necessidades, oferecendo bebidas sem adição de açúcar.