Coca-Cola Logo

• Nova abordagem estratégica coloca o consumidor no centro do negócio, procurando corresponder às mudanças nas suas preferências e necessidades
  • Com o objetivo de ser uma Companhia de bebidas completa - capaz de oferecer uma alternativa para cada ocasião - aposta na inovação, novos ingredientes e sabores, menos açúcar, embalagens menores e mais informação aos consumidores
  • Em Portugal, a redução de açúcar por litro na oferta total de bebidas deverá atingir 12% de 2017 para 2020

Um portefólio com mais opções de bebidas, novos ingredientes e sabores, valores nutricionais com minerais e vitaminas, com menos ou sem açúcar adicionado, embalagens mais pequenas e informações mais detalhadas para o consumidor. A Coca-Cola em Portugal apresenta a sua nova abordagem estratégica para os próximos anos, com o objetivo de se tornar uma Companhia de bebidas completa.

Segundo Tiago Lima, Diretor de Relações Externas da Coca-Cola Portugal, “a nova abordagem estratégia procura a transformação da Coca-Cola numa Companhia de bebidas completa, capaz de oferecer aos consumidores uma alternativa para cada momento e estilo de vida”, reforçando ainda que “é fundamental continuar a expandir e a diversificar a oferta de bebidas em Portugal e no resto do mundo”.

Face a um ambiente em constante mudança quanto às preocupações, hábitos de compra e gostos dos consumidores, a Coca-Cola em Portugal dá um passo em frente e assume que tem um papel a desempenhar para se adaptar às necessidades e estilos de vida das novas gerações. O consumidor encontra-se, assim, no centro do negócio da Companhia.

Mudanças “dentro da garrafa”

Os consumidores estão no centro das ações da Companhia. Por isso, as ações começam “dentro da garrafa” com a composição e variedade de bebidas oferecidas pela Coca-Cola.

Rafael Urrialde, Diretor de Nutrição e Saúde da Coca-Cola Ibéria, esclarece que “apoiamos as recomendações da OMS em manter abaixo de 10% a contribuição de calorias provenientes do açúcar adicionado, oferecendo opções com menos açúcar ou sem açúcar adicionado para que o consumidor possa escolher a opção que melhor se adapta a cada ocasião de consumo”. Rafael Urrialde recorda que “atualmente, temos 28 referências de produtos sem açúcar adicionado, light ou zero; a estimativa é a de aumentar substancialmente, na marca Coca-Cola e em quatro anos, o peso das bebidas sem açúcar adicionado nas vendas totais.

Neste sentido, a Companhia Coca-Cola está a adaptar a composição das suas bebidas para reduzir ou eliminar o teor de açúcar. Desde 2000, reduziu o seu teor de açúcar por litro em 23% em Portugal em todo o portefólio de bebidas e espera reduzir mais 12% de 2017 a 2020.

E também “fora da garrafa”

Para marcar pela diferença e desempenhar um papel ativo no mercado, a Coca-Cola promove ações “fora da garrafa” que se traduzem não apenas em mudanças nas embalagens e na rotulagem, mas também na forma como a Companhia comunica.

A Coca-Cola vai encorajar e continuar a apoiar ações em prol de uma informação nutricional clara em todas as bebidas disponíveis aos consumidores para que possam tomar decisões de compras informadas e responsáveis. Tiago Santos Lima, refere que “estamos a desenvolver a implementar novos esquemas gráficos que permitem ao consumidor identificar mais facilmente o número de porções de cada embalagem.

Nessa linha, defende uma informação nutricional mais clara no setor de alimentos através do código de cores nos rótulos. A Companhia juntou-se a outras cinco empresas líderes na indústria de alimentos e bebidas na Europa para implementar um sistema de codificação de cores nos rótulos para uso conjunto na União Europeia.

A Coca-Cola vai continuar a aplicar rigorosamente a sua política de não comunicar a crianças menores de 12 anos em todo o mundo e incentiva ativamente a indústria de alimentos a fazer publicidade responsável que tenha em conta os horários de inserção publicitária dos seus produtos.

Com este caminho para o futuro, que envolve mudanças substanciais em todo o negócio, a Coca-Cola empenha-se em estar mais próxima do consumidor e oferecer-lhe opções de bebidas adequadas às suas novas necessidades.

Conheça todas as novidades em: https://www.cocacolaportugal.pt/caminho-para-o-futuro

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company é a maior companhia de bebidas do mundo, que refresca os consumidores com quase 500 marcas de bebidas com e sem gás e mais de 3800 opções de bebidas à escolha.

A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas pelos consumidores de todo o mundo e também uma das mais valiosas, reforçando esse estatuto ao longo dos anos. O portfólio da companhia inclui outras marcas avaliadas em 20 mil milhões de dólares (dos quais 18 mil milhões disponíveis nas opções de bebidas com calorias reduzidas, baixas ou sem calorias), como Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, Vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak.