Os fãs da série da Netflix, Stranger Things, vão viajar atrás no tempo até ao "verão em que tudo mudou" - 1985 - quando estrear a terceira temporada a 4 de julho.

Curiosamente, no verão de 1985, tudo mudou também para a Coca-Cola com o lançamento da New Coke, uma mudança na formulação da Coca-Cola que teve uma curta vida.

Na primeira colaboração deste género da Netflix, a equipa de Stranger Things trabalhou com a Coca-Cola para mergulhar os seus fãs na nostalgia dos anos 80. No ano passado, os executivos da Netflix visitaram os arquivos da Coca-Cola, em Atlanta, para estudarem as embalagens, os anúncios e todas as memórias da New Coke, de modo a garantir que o guião da série refletisse com precisão os elementos históricos e visuais da época. Graças a esta colaboração, a New Coke irá aparecer em vários episódios da nova temporada.

"Num mundo de consumo em constante mudança, nós desafiámo-nos a encontrar uma maneira criativa e com impacto de estar presentes em plataformas que não sejam de publicidade, tal como a Netflix, para nos ligarmos aos milhões de fãs que subscrevem este tipo de conteúdo em streaming", disse Geoff Cottrill, vice-presidente sénior de marketing estratégico da Coca-Cola América do Norte. “Estamos entusiasmados por trabalhar com a Netflix e ter um papel importante na recriação do verão de 1985 através da Coca-Cola". "Sempre encontrámos os principais marcos históricos na cultura pop, este é o último exemplo disso", acrescenta.

New Coke
As novas latas de Coca-Cola saem da linha de produção no início de maio, em Atlanta. A Coca-Cola lança um número limitado de latas da New Coke online como parte da parceria com a bem-sucedida série da Netflix - Stranger Things.

Os criadores e produtores de Stranger Things, Matt e Ross Duffer, mais conhecidos por irmãos Duffer- fãs de Coca-Cola desde há muito tempo – têm-se esforçado para integrar a marca no guião da série desde a sua primeira temporada. Até hoje, os produtos, anúncios e logótipos da Coca-Cola apareceram mais de uma dúzia de vezes ao longo da série televisiva.

"Sabíamos que a New Coke iria desempenhar um papel fundamental nesta temporada", afirmaram os irmãos, em entrevista ao The New York Times. "Foi uma das primeiras ideias que tivemos em brainstorming. Quando falámos sobre os pontos-chave da cultura pop, do verão de 85, a New Coke é um dos mais importantes e teria sido estranho se não aparecesse".

Stuart Kronauge, presidente da unidade de negócios da Coca-Cola da América do Norte, concorda. "Uma das coisas que faz esta série tão especial é o compromisso que assume em retratar fielmente a década em que é baseada", disse. "Quando soubemos que a terceira temporada iria se passar no verão de 1985 e queriam integrar a New Coke, sabíamos que tínhamos uma oportunidade para voltar a esse tempo de uma forma bastante divertida e inesperada, que nos iria permitir fazer parte de uma das séries mais esperadas do ano", acrescentou.

Além disso, neste verão, os espectadores vão ver outra estreia fruto da colaboração entre a Coca-Cola e a Netflix: a primeira campanha publicitária dirigida pelos irmãos Duffer. O anúncio, que já está disponível online, vai estrear em alguns cinemas dos Estados Unidos da América, a 24 de maio e apresenta os protagonistas de Stranger Things a disfrutar de uma New Coke num cinema. O anúncio publicitário desloca a terceira temporada para o mundo real, levando o elenco da série para um anúncio da Coca-Cola dos anos 80 com música original da época.

Como nota final, destacamos que Stranger Things não é a primeira série a aceder aos arquivos da Coca-Cola. A cena final da última temporada da série Mad Men incluiu o icónico anúncio da Coca-Cola de 1971, "Hilltop".

Este artigo é uma adaptação do publicado na Coca-Cola Journey Global.