O açúcar é um ingrediente que ultimamente, se tem ouvido falar bastante. Os consumidores estão a mudar, mais do que nunca se interessam pela sua saúde e uma das suas preocupações é a ingestão de açúcar.

Os consumidores estão no centro de tudo o que a Coca-Cola faz e por esta razão, a Companhia está a trabalhar com o intuito de responder às suas novas procuras por opções com menos açúcar, mais informação, embalagens mais pequenas e mais variedades de bebidas. Como se faz? Estas são as suas principais ações:

Adaptando as bebidas para reduzir o açúcar

A Coca-Cola apoia as recomendações das autoridades de saúde, como a OMS, que passam por limitar o consumo diário de açúcares adicionados a um máximo de 10% da ingestão total de energia. Por este motivo, implementou e está a adotar medidas que contribuem para este objetivo e que passam por diminuir o açúcar no seu portefólio de bebidas. A Coca-Cola lidera as alterações do mercado, ao adaptar a composição das suas bebidas, com o objetivo de reduzir ou eliminar o açúcar.

Além disso, está ainda a lançar versões sem açúcar ou sem açúcares adicionados, mantendo todo o sabor.

Estes esforços que passam por responder às preferências dos consumidores não são novos: a Companhia conta já com 29 anos a oferecer bebidas sem açúcares adicionados. No leque de opções disponíveis encontram-se a Coca-Cola Light, a Coca-Cola Zero Açúcar, a Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína, a Fanta zero açúcares adicionados e o Nestea sem açúcar. 

Portugal OWF acucar

A Coca-Cola em Portugal oferece uma opção sem açúcares adicionados na grande maioria das suas marcas, dispondo já de 28 referências de produtos Light ou Zero na maioria das suas categorias de bebidas. 

Portugal OWF acucar

Nos últimos 16 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir em 23% o conteúdo de açúcares por litro, do total de vendas das suas bebidas.

Por outro lado, de entre todo o portefólio de bebidas da Coca-Cola em Portugal, a venda de bebidas não açucaradas ascendeu já a 21% em setembro de 2017. No caso específico da marca Coca-Cola (Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero Açúcar e Coca-Cola Zero Açúcar Zero Cafeína) em Portugal, as opções sem açúcar representam já 28% do total de vendas neste segmento. 

Portugal OWF acucar

Com garrafas mais pequenas para beber a quantidade certa

Para marcar a diferença, a Coca-Cola está a ir um pouco mais além da composição das bebidas com ações “fora” da garrafa. Está por isso a desenvolver embalagens mais pequenas, para que os consumidores possam escolher a quantidade certa da sua bebida preferida e controlar a ingestão de açúcares.

São 13 os tipos de garrafas diferentes, com as mais reduzidas a serem cada vez mais importantes, como é o caso da lata de 150 ml, da garrafa de 200 ml e até mesmo as de 350 ml. 

Portugal OWF acucar

Colocando a informação nutricional de forma clara para que não haja dúvidas

Atualmente, a Coca-Cola esclarece o consumidor através da informação nutricional das suas bebidas, para que se possam tomar decisões acertadas. Fá-lo, por exemplo, indicando os dados nutricionais por porção ou unidade de consumo e a sua contribuição percentual por ingestão de referência ou comunicando visualmente o conteúdo de porções presente em cada garrafa. A Companhia sustenta ainda esta informação com esquemas gráficos de cores, que permitem identificar melhor a informação nutricional por porção.

Além disso, a Coca-Cola criou ainda um novo sistema, que permite visualizar melhor o número de porções, no nosso caso em copos de 250 ml, que integram as garrafas de mais de 500 ml. Desta forma, o consumidor consegue identificar claramente o número de copos e de porções que contém cada garrafa. 

Portugal OWF acucar

Com publicidade responsável

A Coca-Cola continua a aplicar de forma rigorosa a sua política de não fazer publicidade para menores de 12 anos em qualquer lugar no mundo e não inclui anúncios em meios de comunicação onde mais de 35% da audiência sejam crianças menores de 12 anos.