Nos últimos 18 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir 33% o conteúdo de açúcares por litro do total de vendas de bebidas da companhia. Esta redução inscreve-se no compromisso da companhia em ajudar o consumidor a reduzir o consumo de açúcar, apostando na inovação através da reformulação de produtos para reduzir ou eliminar o conteúdo de açúcar das suas bebidas, assim como em novas opções de bebidas com menor teor de açúcar adicionado.

Assim, desde 2014, a Coca-Cola reduziu o açúcar na maioria das suas marcas no nosso país e continua a reformular. Um exemplo disto é Fanta Laranja, no qual se reduziu em 40% o açúcar adicionado em relação à sua composição original, permanecendo em 7,8 gramas por 100 ml, embora a partir de abril será inferior a 5 gramas por 100 ml.

Redução de açúcar

Redução de açúcar
(*) A partir de junho o teor de açúcar de Fanta Laranja será de menos de 5 g

Assim, desde 2014, a Coca-Cola reduziu no nosso país a percentagem de açúcares adicionados nas bebidas: 86,5% em Fanta Uva, 81,8% em Sprite, 43% em Aquarius Laranja, 42,9% em Nestea Limão, 40% em Fanta Laranja, 34,6% em Powerade, 30,2% em Aquarius, 17,0% em Nordic Mist Mixer Tónica Original e 6,1% em Nestea Manga e Ananás.

Desde 2014 que reduzimos a percentagem de açúcares adicionados

Além disso, as bebidas sem ou com baixas calorias já representam 34% do total de vendas da Coca-Cola em Portugal.

Desde 2010, a Coca-Cola em Portugal começou a oferecer uma alternativa sem adição de açúcar na maioria das marcas e já tem uma opção sem adição de açúcar na maioria das categorias de bebidas. No caso de bebidas biológicas, todas apresentam certificação biológica, são 100% elaboradoras a partir de ingredientes biológicos, não levam corantes nem conservantes e contêm um reduzido teor de adoçantes biológicos. Desta forma, a companhia conta atualmente com 105 referências de bebidas, das quais 27 correspondem a produtos sem açúcar adicionado, light ou zero, o que representa mais de 25% do portefólio total.

Inovação para se adaptar aos gostos e necessidades do consumidor

A Coca-Cola em Portugal estipula como um dos seus pilares fundamentais de estratégia a inovação na sua oferta de bebidas para disponibilizar aos consumidores aquelas que se adaptam aos seus gostos e necessidades. Este é um aspeto em que a companhia vem a trabalhar ao longo das últimas décadas, e que resultou em mais de 30 anos a oferecer aos consumidores bebidas sem adição de açúcares.

Graças a este compromisso, as bebidas sem adição de açúcar representam atualmente 25% das vendas totais de toda a gama de bebidas da Coca-Cola no nosso país. No caso específico das bebidas da marca Coca‑Cola, as vendas de bebidas das variedades sem açúcar representam 30% do total desta marca.

Venda de bebidas sem açúcar

Enquanto companhia de bebidas total, a Coca-Cola não só trabalhou na reformulação das suas bebidas e no aumento da oferta de formatos e tamanhos, mas também expandiu o seu portefólio, graças ao lançamento de bebidas biológicas, como é o caso de Honest.

Do mesmo modo, a companhia aposta também numa maior informação nutricional na rotulagem que favoreça as decisões corretas do consumidor, bem como a promoção da utilização de embalagens mais pequenas.

A própria comunicação das marcas tem sublinhado a diversidade de ofertas com e sem açúcar, procurando ajudar os consumidores a escolher a bebida que melhor se ajusta ao seu estilo de vida. No dia 15 de fevereiro, a nova campanha de Coca-Cola irá promover precisamente a escolha que os consumidores podem fazer entre as opções com e sem açúcar, partindo do princípio que não existe qualquer diferença entre Coca-Cola Sabor Original e Coca-Cola Sem Açúcar, a não ser o açúcar.

Será a primeira campanha da marca em Portugal após o redesenho das suas embalagens, em que as diferentes variedades surgem mais evidentes e claras para os consumidores, sob a predominância da cor vermelha. O enfoque dado à variedade sem açúcar vem assinalar o compromisso da Coca-Cola em explicar aos consumidores que pode desfrutar da mesma Coca‑Cola que sempre adorou, sem comprometer o sabor, a frescura e as restantes características que fazem de Coca-Cola uma marca especial para si.

Mais de 16 opções de embalagens

Nesta mesma linha, a Coca-Cola em Portugal coloca à disposição dos consumidores uma grande variedade de formatos e embalagens, oferecendo até 16 opções de tamanhos diferentes, para que, de forma esclarecida, os consumidores possam escolher o que melhor se adapta a cada momento e ocasião. Neste contexto, deve igualmente considerar-se que, para ajudar a controlar o consumo de açúcares, a Coca‑Cola em Portugal atribui grande importância na promoção da utilização de diferentes tamanhos de embalagens e de formatos pequenos.

Além disso, a companhia continua a trabalhar para ter uma informação nutricional ampla e clara para que o consumidor possa tomar decisões corretas com base em todas as informações disponíveis na rotulagem de todos os seus produtos, onde se indica a informação nutricional por porção ou unidade de consumo, bem como o contributo percentual para as doses de referência. A par disto, é indicado visualmente o número de doses que há em cada embalagem.

Bebidas sem açúcar e sem açúcar adicionado incluindo a nossa marca de água

A Coca-Cola em Portugal oferece atualmente uma variedade sem açúcar na maioria das gamas das suas bebidas para que as pessoas possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. As bebidas sem açúcares que a Coca-Cola comercializa em Portugal são: Coca-Cola zero açúcar; Coca-Cola zero açúcar zero cafeína; Coca-Cola light sem açúcar; Fanta Laranja zero adição de açúcar (7% sumo de laranja, zero adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de laranja); Aquarius Laranja zero açúcar; Nestea Limão sem açúcar e a marca de água Aquabona. Simultaneamente, conta também com as seguintes variedades sem adição de açúcar: Fanta Uva.

PONTOS-CHAVE

  • As bebidas sem ou com baixas calorias já representam 34% do total de vendas.
  • Reduzimos 33% a adição de açúcares por litro do total de vendas das nossas bebidas nos últimos 18 anos e continuaremos a reformular
  • Enquanto companhia de bebidas total, aumentámos a nossa oferta de produtos com o lançamento de bebidas biológicas
  • Oferecemos 105 referências (27 sem adição de açúcar, light ou zero) e 16 formatos de embalagens diferentes para qualquer indivíduo e ocasião
  • Em cada campanha de marketing e publicidade, fomentamos o consumo de bebidas sem adição de açúcar
  • Informamos sobre os ingredientes dos nossos produtos sem adição de açúcares

Para mais informação clique aqui.