1. Qual é o objetivo desta informação?

Esta divulgação permite-nos partilhar as nossas parcerias na área da saúde e do bem‑estar. Embora sempre tenhamos sido claros quanto às parcerias, a informação neste site facilita o seu acesso. Vamos atualizar esta informação uma vez por ano.

2. Que atualizações foram efetuadas no site desde abril de 2017?

Disponibilizamos os dados atualizados do ano passado. Contribuímos com 52.035 euros através de parcerias na área de saúde e bem-estar para o período de janeiro a dezembro de 2017.

Para mais informação relativa a períodos anteriores, por favor contacte-nos através do e-mail: asuntoscientificos@coca-cola.com.

3. Que outras ações a Coca-Cola em Portugal vai realizar para partilhar as suas parcerias?

Partilhar o nosso apoio a parcerias na área da saúde e bem-estar é um primeiro passo nos nossos esforços para sermos ainda mais claros. Vamos atualizar esta informação uma vez por ano.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa empresa prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar. Por favor clique aqui para mais informação.

4. Por que é que estão a comunicar neste momento esta informação?

Queremos ser claros quanto aos nossos apoios a parcerias na área da saúde e bem‑estar. Em 2016, publicámos uma lista de parcerias na área da saúde e bem-estar que apoiámos em Portugal e comprometemo-nos a publicar esta informação uma vez por ano.

5. Que tipo de informações estão previstas?

Incluímos o apoio financeiro, através de colaborações em jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão prestados pela Coca-Cola em Portugal a parcerias na área da saúde e bem‑estar a entidades jurídicas sedeadas em Portugal ou essencialmente focadas em Portugal.

Excluímos o apoio económico de entidades não sedeadas em Portugal. Encontram-se igualmente excluídos:

  • Pesquisa sobre ingredientes, embalagens, produtos ou marcas que não estão relacionados com a ingestão alimentar, nutrição e saúde ou com a atividade física.
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, produtos ou marcas.
  • Ações de formação interna que a companhia realiza.
  • Ações de formação externa que se realizaram diretamente enquanto Coca‑Cola em Portugal.

Por favor veja detalhes mais completos do que está incluído e excluído nesta divulgação aqui.

6. Ao que se referem com o termo “parcerias” nesta informação?

Para efeitos da informação que publicámos, utilizamos o termo “parceria” para referir a nossa relação com entidades sediadas em Portugal que receberam apoio económico da Coca-Cola em Portugal para patrocinar os seus programas de saúde e bem-estar e as atividades de comunicação realizadas em Portugal em 2017, como sejam jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão.

Estas parcerias foram sempre partilhadas com outras empresas ou entidades e foram inferiores a 50% do orçamento total de cada iniciativa.

7. A Coca-Cola em Portugal promove a investigação e a realização de estudos em matéria de saúde e nutrição? 

A Coca-Cola em Portugal não realiza a sua própria investigação sobre saúde e nutrição. No entanto, apoiamos parcerias na área da saúde e bem-estar que são apresentados por instituições de investigação e universidades independentes e respeitadas, conforme detalhado na informação que publicámos, e que reúne algumas das universidades, instituições e organizações mais respeitadas do país.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa empresa prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar. Por favor clique aqui para mais informação.

8. Por que é que desenvolveram estes novos princípios para as parcerias?

Desenvolvemos novas orientações para nos ajudar a avaliar e definir o nosso apoio às parcerias na área da saúde e bem-estar. Reconhecemos a oportunidade de participar com outros parceiros através de apoio financeiro, como fazemos em congressos ou eventos de saúde e bem-estar.

Para mais informação, por favor clique aqui.

9. De que forma é que estes novos princípios orientadores se aplicam ao apoio a parcerias na área da saúde e bem-estar?

Os novos princípios orientadores servem de guião para apoiar as nossas parcerias na área de saúde e bem-estar. Estes definem o nosso compromisso e garantem que as nossas intenções são suficientemente claras e transparentes. Todas as parcerias relacionadas com a saúde e bem-estar a realizar no futuro serão avaliadas de acordo com as novas orientações.

10. Quando é que publicam as vossas iniciativas no âmbito das parcerias na área da saúde e bem‑estar no vosso site? Que garantia temos de que a informação está completa?

Atuamos com o máximo rigor para revelar todo o apoio económico relevante em relação a parcerias na área da saúde e bem-estar. Se alguns detalhes que preenchem os critérios para a sua inclusão são omissos, iremos publicar na próxima atualização, que pretendemos realizar uma vez por ano.

11. Porque é que a Coca-Cola em Portugal apoia organizações científicas de saúde e bem-estar?

Apoiamos atividades e projetos como jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão com organizações para ouvir e aprender com a sua vasta experiência independente e, assim, estas poderem proporcionar informação relevante para os nossos produtos e ingredientes. Isto ajuda a uma melhor compreensão, interpretação e comunicação das nossas ações enquanto negócio, oferecendo mais opções aos consumidores.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa empresa prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar. Por favor clique aqui para mais informação.

12. Esperam que as organizações que recebem o apoio da Coca-Cola em Portugal promovam os vossos produtos?

Não. Concede-se o apoio económico de forma incondicional para apoiar a missão e os objetivos de cada organização.

13. Que ações desenvolve a Coca-Cola em Portugal para reduzir o consumo de açúcares e calorias?

  • A Coca-Cola em Portugal tem atualmente uma versão sem adição de açúcar, light ou zero na maioria das variedades de bebidas, para que os consumidores possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
  • Nos últimos 17 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir 28% do aporte de açúcar ou calorias por litro do total de vendas das bebidas da empresa e 10,05% durante 2017 em comparação com o ano anterior. 
  • As bebidas sem açúcares ou sem calorias da companhia no nosso país representaram 25% das vendas em 2017.
  • Em relação às embalagens, a Coca-Cola em Portugal oferece atualmente uma maior variedade de formatos e opções de embalagens mais pequenas para contribuir para uma maior gestão e controlo do consumo de açúcar. Em concreto, a Coca-Cola em Portugal comercializa atualmente 13 embalagens diferentes para cada ocasião.
  • A Coca-Cola em Portugal está empenhada em trabalhar e a apostar na inovação através de reformulações de produtos e novas opções de bebidas com menos conteúdo de açúcar adicionado no seu portefólio, mais informação nutricional na rotulagem para favorecer as decisões corretas e informadas do consumidor e a promoção da utilização de embalagens mais pequenas para que as pessoas possam controlar o seu consumo de açúcares com mais facilidade.
  • Atualmente, a Coca-Cola em Portugal disponibiliza 93 referências de bebidas, das quais 24 são de produtos sem adição de açúcar, light ou zero, e disponibiliza uma versão sem açúcar adicionado na maioria das suas marcas. Quanto ao aporte de açúcar de produtos Coca-Cola para a alimentação em Portugal, a sua contribuição no total da nossa oferta de bebidas em 2017 foi 7,50 g de açúcar/100 ml e 30 kcal/100 ml.
  • Para além das versões zero e sem açúcar adicionado, uma grande parte das nossas principais marcas foi reformulada recentemente para reduzir ainda mais o teor de açúcar adicionado. Mais especificamente, desde 2014, o teor de açúcares adicionados foi reduzido em 40% em Fanta Laranja, 81,8% em Sprite, 34,6% em Powerade, além de uma redução de 6,1% em Nestea Manga e Ananás e de 30,2% e 43% em Aquarius e Aquarius Laranja, respetivamente.
  • A Coca-Cola em Portugal tem atualmente uma versão sem adição de açúcar, light ou zero na maioria das variedades de bebidas, para que os consumidores possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. As bebidas sem açúcares que a Coca-Cola comercializa atualmente em Portugal são: Coca-Cola zero açúcar; Coca-Cola zero açúcar zero cafeina; Coca-Cola light sem açúcar; Fanta zero Laranja (7% sumo de laranja, zero adição de açúcares, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de frutas); Nestea Limão sem açúcares, sem calorias, desteinado, e Aquabona.