1. Qual é o objetivo desta informação?

Entendemos que as pessoas possam ter dúvidas sobre as nossas colaborações em questões de saúde e bem-estar.

Esta informação permite-nos partilhar as nossas colaborações em questões de saúde e bem-estar. Embora sempre tenhamos sido claros quanto às parcerias, a informação neste site facilita o seu acesso. Vamos atualizar esta informação uma vez por ano.

Para alguma questão ou dúvida sobre esta informação, por favor contacte‑nos através do e-mail: asuntoscientificos@coca-cola.com.

2. Que outras ações a Coca-Cola em Portugal vai realizar para ser mais clara quanto às suas parcerias?

Partilhar o nosso apoio a parcerias na área da saúde e bem-estar é um primeiro passo nos nossos esforços para sermos ainda mais claros. Esta publicação tem como objetivo facilitar essa informação, que vamos atualizar uma vez por ano.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa empresa prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar. Por favor clique aqui para mais informação.

3. Por que é que estão a comunicar neste momento esta informação?

Queremos ser claros quanto aos nossos apoios a parcerias na área da saúde e bem‑estar. Em 2016, publicámos uma lista de parcerias na área da saúde e bem-estar que apoiámos em Portugal e comprometemo-nos a publicar esta informação uma vez por ano.

4. Que tipo de informações estão previstas?

Incluímos o apoio financeiro, através de colaborações em jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão concedidos pela Coca-Cola em Portugal a parcerias na área da saúde e bem‑estar a entidades jurídicas sedeadas em Portugal ou essencialmente focadas em Portugal.

Excluímos o apoio económico de entidades não sedeadas em Portugal. Encontram-se igualmente excluídos:

  • Pesquisa sobre ingredientes, embalagens, produtos ou marcas que não estão relacionados com a ingestão alimentar, nutrição e saúde ou com a atividade física.
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, produtos ou marcas.
  • Ações de formação interna que a companhia realiza.
  • Ações de formação externa que se realizaram diretamente enquanto Coca‑Cola em Portugal.

Por favor veja detalhes mais completos do que está incluído e excluído nesta divulgação aqui.

5. Que alterações foram realizadas no site desde março de 2018?

São disponibilizados os dados atualizados referentes ao último ano. Contribuímos com 48.459 euros através de colaborações em saúde e bem-estar durante o período de janeiro a dezembro de 2018.

Na Coca-Cola em Portugal, começámos a publicar esta informação em 2016. Desde essa data que comunicamos a nossa colaboração em Portugal com sociedades ou entidades científicas em diversos projetos na área da saúde, nutrição e atividade física com um total de 354.585 euros desde 2010 até o final de 2015.

Em 2017 publicámos os dados correspondentes aos projetos em Portugal no período entre janeiro e dezembro de 2016. A Coca-Cola em Portugal colaborou com sociedades e entidades científicas em diversos projetos na área da saúde e bem-estar com o valor de 58.200 euros.

No ano passado publicámos as informações referentes a 2017. De janeiro a dezembro de 2017 a Coca-Cola em Portugal colaborou com sociedades e entidades científicas em diversos projetos na área da saúde e bem-estar com o valor de 52.035 euros.

Para informação mais detalhada sobre algum período em concreto, por favor contacte‑nos através do e-mail: asuntoscientificos@coca-cola.com.

6. Ao que se referem com o termo “parcerias” nesta informação?

Para efeitos da informação que publicámos, utilizamos o termo “parceria” para referir a nossa relação com entidades sediadas em Portugal que receberam apoio económico da Coca-Cola em Portugal para patrocinar os seus programas de saúde e bem-estar e as atividades de comunicação realizadas em Portugal em 2018, como sejam jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão.

Estas parcerias foram sempre partilhadas com outras empresas ou entidades e foram inferiores a 50% do orçamento total de cada iniciativa.

7. A Coca-Cola em Portugal promove a investigação e a realização de estudos em matéria de saúde e nutrição?

A Coca-Cola em Portugal não realiza a sua própria investigação sobre saúde e nutrição. No entanto, apoiamos parcerias na área da saúde e bem-estar que são apresentados por instituições de investigação e universidades independentes e respeitadas, conforme detalhado na informação que publicámos, e que reúne algumas das universidades, instituições e organizações mais reconhecidas do país.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa empresa prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar e apoio através de bolsas a projetos de investigação científica. Por favor clique aqui para mais informação.

8. Por que é que desenvolveram estes novos princípios para as parcerias?

Desenvolvemos novas orientações para nos ajudar a avaliar e definir o nosso apoio às parcerias na área da saúde e bem-estar. Reconhecemos a oportunidade de participar, não como colaboradores únicos, mas com outros parceiros através de apoio financeiro, como fazemos em congressos ou eventos de saúde e bem-estar.

Para mais informação, por favor clique aqui.

9. De que forma é que estes novos princípios orientadores se aplicam ao apoio económico prestado a parcerias na área da saúde e bem-estar?

Os novos princípios orientadores servem de guião para apoiar as nossas parcerias na área de saúde e bem-estar. Estes definem o nosso compromisso e garantem que as nossas intenções são suficientemente claras e transparentes. Todas as parcerias relacionadas com a saúde e bem-estar a realizar no futuro serão avaliadas de acordo com as novas orientações.

10. Quando é que publicam as vossas iniciativas no âmbito das parcerias na área da saúde e bem‑estar no vosso site? Que garantia temos de que a informação está completa?

Atuamos com o máximo rigor para revelar todo o apoio económico relevante em relação a parcerias na área da saúde e bem-estar. Se alguns detalhes que preenchem os critérios para a sua inclusão são omissos, iremos publicar na próxima atualização, que pretendemos realizar uma vez por ano.

11. Por que é que a Coca-Cola em Portugal apoia organizações científicas de saúde e bem-estar?

Apoiamos atividades e projetos como jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão com organizações para ouvir e aprender com a sua vasta experiência independente e, assim, estas poderem proporcionar informação relevante para os nossos produtos e ingredientes. Isto ajuda a uma melhor compreensão, interpretação e comunicação das nossas ações enquanto negócio, oferecendo mais opções aos consumidores.

No início de 2016, começámos a implementar um novo conjunto de princípios orientadores que definem como a nossa companhia prestará apoio financeiro para as parcerias na área da saúde e bem-estar. Por favor clique aqui para mais informação.

12. Esperam que as organizações que recebem o apoio da Coca-Cola em Portugal promovam os vossos produtos?

Não. Concede-se o apoio económico de forma incondicional para que as próprias entidades possam desenvolver a sua missão e os objetivos correspondentes.

13. Em que é que consiste a Fundação Coca-Cola e o que é que a distingue da The Coca-Cola Company?

A Fundação Coca-Cola é a principal entidade filantrópica mundial da The Coca-Cola Company, fundada nos EUA em 1984 enquanto instituição de solidariedade social. A The Coca-Cola Company está comprometida em investir a cada ano 1% do lucro operacional do ano anterior, e grande parte disso é concretizado através da Fundação Coca‑Cola.

Por favor, para mais informações sobre a Fundação Coca-Cola consulte aqui.

14. Que ações desenvolve a Coca-Cola em Portugal para reduzir o consumo de açúcares e calorias?

  • A Coca-Cola em Portugal tem atualmente uma versão sem adição de açúcar, light ou zero na maioria das variedades de bebidas, para que os consumidores possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. No caso de bebidas biológicas, não existem bebidas sem adição de açúcar, uma vez que só se podem utilizar adoçantes biológicos.
  • Nos últimos 18 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir 33% do aporte de açúcar por litro do total de vendas das bebidas da companhia. 
  • As bebidas sem açúcares ou sem calorias da companhia no nosso país representaram 25% das vendas em 2018.
  • Em relação às embalagens, a Coca-Cola em Portugal oferece atualmente uma maior variedade de formatos e opções de embalagens mais pequenas para contribuir para uma maior gestão e controlo do consumo de açúcar. Em concreto, a Coca-Cola em Portugal comercializa atualmente 16 embalagens diferentes para cada ocasião.
  • A Coca-Cola em Portugal está empenhada em trabalhar e a apostar na inovação através de reformulações de produtos e novas opções de bebidas com menos conteúdo de açúcar adicionado no seu portefólio, mais informação nutricional na rotulagem para favorecer as decisões corretas e informadas do consumidor e a promoção da utilização de embalagens mais pequenas para que as pessoas possam controlar o seu consumo de açúcares com mais facilidade.
  • Atualmente, a Coca-Cola em Portugal disponibiliza 105 referências de bebidas, das quais 27 correspondem a produtos sem adição de açúcar, light ou zero.
  • Reformulámos a maioria das nossas marcas para continuar a reduzir o seu teor de açúcar e continuamos a reformular. Um exemplo é Fanta Laranja, na qual reduziu-se em 40% o açúcar adicionado em relação à sua composição original, permanecendo em 7,8 gramas de açúcar por 100 ml, embora a partir de junho será inferior a 5 gramas por 100 ml.
  • Além disso, o teor de açúcar foi reduzido em 81,8% em Sprite; em 17% em Nodic Mist Mixer Tónica Original; em 34,6% em Powerade; em 42,9% em Nestea Limão; e 6,1% em Nestea Manga e Ananás.
  • A Coca-Cola em Portugal tem atualmente uma versão sem adição de açúcar, light ou zero na maioria das variedades de bebidas, para que os consumidores possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. As bebidas sem açúcares que a Coca-Cola comercializa atualmente em Portugal são: Coca-Cola zero açúcar; Coca-Cola zero açúcar zero cafeina; Coca-Cola light sem açúcar; Fanta zero Laranja (7% sumo de laranja, zero adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de laranja); Aquarius Laranja zero açúcar; Nestea Limão sem açúcares, sem calorias, desteinado, e a marca de água Aquabona.
  • Simultaneamente, conta também com a seguinte variedade sem adição de açúcar: Fanta Uva.