Na Coca-Cola em Portugal estamos empenhados em ser uma entidade que colabora para melhorar o bem‑estar. Neste sentido, há muitos anos que temos vindo a trabalhar e a apostar na inovação através de reformulações de produtos e novas opções de bebidas com menos conteúdo de açúcar adicionado no seu portefólio, mais informação nutricional na rotulagem para favorecer as decisões corretas e informadas do consumidor e a promoção da utilização de embalagens mais pequenas para que as pessoas possam controlar o seu consumo de açúcares com mais facilidade.

Atualmente, reformulámos a maioria das nossas marcas para continuar a reduzir o seu teor de açúcar e continuamos a reformular. Um exemplo é a Fanta Laranja, na qual se reduziu em 40% o açúcar adicionado em relação à sua composição original, permanecendo em 7,8 gramas de açúcar por 100 ml, embora a partir de junho será inferior a 5 gramas por 100 ml. No caso de Aquarius a redução foi de 30,2% e em Aquarius Laranja de 43%, e agora todos os Aquarius são baixos ou sem calorias.

Além disso, o teor de açúcar foi reduzido em 81,8% em Sprite; em 17% em Nodic Mist Mixer Tónica Original; em 34,6% em Powerade; em 42,9% em Nestea Limão; e 6,1% em Nestea Manga e Ananás.

Desde 2010, a Coca-Cola em Portugal começou a oferecer uma alternativa sem adição de açúcar na maioria das marcas e já tem uma opção sem adição de açúcar na maioria das categorias de bebidas. No caso de bebidas biológicas, incorporadas durante este último ano à nossa oferta de bebidas, não existem bebidas sem açúcar adicionado, uma vez que apenas se podem utilizar adoçantes biológicos. Por outro lado, estamos já a trabalhar há algum tempo para reduzir o grau de doçura dos nossos produtos.

Graças a este esforço, a Coca-Cola em Portugal já reduziu em mais de 33% o conteúdo de açúcar por litro do total de vendas das nossas bebidas desde o ano 2000, e prova disso é que as bebidas sem açúcar ou sem calorias foram responsáveis ​​por 25% das vendas da empresa em Portugal durante 2018. Atualmente comercializamos mais de 105 referências na gama de bebidas no nosso país, das quais 27 são de produtos sem adição de açúcar, light ou zero, e disponibilizamos 16 formatos diferentes, de modo a que cada consumidor possa escolher de acordo com as suas necessidades, preferências ou ocasião de consumo. Neste contexto, deve igualmente considerar‑se que, para ajudar a controlar o consumo de açúcares, a Coca‑Cola em Portugal atribui grande importância na promoção da utilização de diferentes tamanhos de embalagens e de formatos pequenos.

Também apoiamos atividades que promovam o conhecimento científico e a investigação, porque temos a responsabilidade de compreender o papel que desempenham as nossas bebidas na alimentação diária. Isto permite-nos obter a melhor informação disponível e orientar as nossas ações, uma vez que, enquanto empresa líder do sector, temos um papel fundamental a desempenhar na resposta às necessidades atuais dos consumidores.

Na Coca-Cola em Portugal queremos ser completamente claros na comunicação quanto à nossa colaboração em qualquer atividade relacionada com a saúde e bem-estar. Tal como nos comprometemos em 2015, atualizámos esta informação com os dados relativos às parcerias realizadas em 2018.

À semelhança do que fazem outras empresas do setor, sentimo-nos orgulhosos por termos colaborado com quase todas as entidades relevantes e de prestígio no âmbito da alimentação, nutrição e dietética em Portugal, seja em jornadas, congressos, simpósios ou cursos de verão, através da participação com stands para poder informar os profissionais sobre as nossas ações e características das bebidas e redução de açúcar. Estas entidades incluem a APMGF, SPC, APN e SPG, e universidades do nosso país como a FMH – Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Neste sentido, entre janeiro e dezembro de 2018, a Coca-Cola em Portugal colaborou com entidades e sociedades científicas em diversos projetos na área da saúde e bem-estar no valor de 48.459 euros.

Os apoios e parcerias em congressos e outros eventos foram reduzidos nos últimos anos, devido em parte aos critérios dos novos princípios orientadores que começámos a implementar em todo o mundo no início de 2016 e que definem como a nossa companhia prestará apoio financeiro para parcerias na área da saúde e bem‑estar.

Na Coca-Cola, estamos focados no nosso programa “O Nosso Caminho para o Futuro” e nas oportunidades que este nos apresenta para apoiar as comunidades que servimos há mais de 130 anos. Continuaremos a informar sobre os nossos progressos.

Coca-Cola em Portugal

Aceda às Perguntas Frequentes aqui.