Há evidências contundentes de que a igualdade de género e o empoderamento económico das mulheres têm efeitos imediatos sobre a sociedade e a economia em todo o mundo. Como pilares das comunidades onde estão inseridas, as mulheres investem parte considerável dos seus rendimentos na saúde e educação dos seus filhos, gerando um enorme impacto sobre as economias locais e globais.

As mulheres foram consideradas desde sempre um grupo fundamental no desenvolvimento dos negócios da Coca-Cola. Em 2010, a marca de bebidas lançou o 5by20, um compromisso global que visa apoiar cinco milhões de mulheres empreendedoras em todo o mundo até 2020.

Até agora, os resultados de implementação do programa têm sido muito positivos. Só em 2017, o projeto alcançou 660.000 mulheres, expandindo a sua ação para mais 11 países. Desde 2010, a iniciativa já ajudou mais de 2,4 milhões de mulheres em 75 países.

O 5by20 visa conectar-se com mulheres de todo o mundo e criar programas que lhes deem ferramentas para ultrapassar os obstáculos diários do mundo atual.

GIRA Mulheres em Espanha

Mulheres com poder produzem economias mais fortes
Em Espanha, mulheres de cidades e vilas de todo o país participaram nas duas primeiras edições do programa de formação e empreendedorismo GIRA Mulheres em Espanha.

A Coca-Cola em Espanha tornou-se em 2016 um dos primeiros mercados europeus a abraçar a iniciativa 5by20, adaptando-se à realidade das mulheres no país onde a desigualdade entre homens e mulheres se manifesta em muitas áreas, sobretudo no local de trabalho.

O programa GIRA Mulheres, no âmbito do projeto 5by20, tem fornecido formação variada às mulheres, com o intuito de fomentar a sua empregabilidade e gerar ideias de negócio no setor da alimentação e bebidas.

BORA Mulheres em Portugal

Portugal junta-se agora aos esforços para capacitar o sexo feminino, promover o seu empreendedorismo e, consequentemente, tornar mais visível o seu talento inato.

As cidades de Lisboa e Porto vão receber o programa BORA Mulheres, que fornecerá cursos intensivos aos fins de semana para que as participantes com ideias de negócio ou projetos já em curso descubram novas ferramentas para realizar os seus sonhos e incrementar o seu contexto profissional.

Este artigo é uma adaptação do publicado em Coca-Cola Journey Global