Se sorrires cada vez que comprares uma Coca-Cola numa máquina de venda na China, ela poderá retribuir-te da mesma maneira, especialmente se reciclares a embalagem mais tarde.

Graças às mais recentes tecnologias de reconhecimento fácil e a um sistema de voz interativo, a máquina de venda automática VenCycling torna mais eficiente a compra e a subsequente reciclagem de uma variedade de bebidas da Coca-Cola.

Apoiado pela inteligência artificial, através dos seus olhos – um que distribui bebidas e outro que recolhe embalagens usadas – VenCycling oferece um incentivo inteligente para levar os consumidores a reciclar latas ou garrafas de plástico. Em troca, recebem créditos que podem ser utilizados para obter mais bebidas ou produtos feitos com plástico reciclado.

Um mundo sem desperdício
Mais de 200 global shapers de todo o mundo discutiram como contribuir para um mundo sem desperdício através da inovação no evento Global Shapers realizado durante a última Reunião Anual dos Novos Campeões do Fórum Económico Mundial, em Tianjin (China).

“Estamos a analisar um sistema que permite que as máquinas automáticas também colecionem embalagens usadas”, diz Shell Huang, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola na Ásia-Pacífico, que apresentou essa inovação na Reunião Anual dos Campeões do Novo Fórum Económico Mundial. Foi realizado em setembro passado na cidade chinesa de Tianjin. “Isso ajudará a melhorar a consciencialização ambiental, promovendo o hábito de reciclagem”.

Inovações como a máquina VenCycling estão alinhadas com a estratégia global da The Coca-Cola Company para embalagens, Um Mundo Sem Resíduos. O plano tem como eixo central um objetivo ambicioso: a Companhia, juntamente com os seus mais de 200 parceiros de engarrafamento, propôs recolher e reciclar 100% do equivalente a todas as latas e garrafas que comercializa globalmente até ao ano 2030.

Um mundo sem desperdício
Um participante da Reunião Anual dos Novos Campeões do Fórum Económico Mundial está interessado nas formas de reutilização de uma garrafa PET após a sua reciclagem

“A VenCycling é uma inovação da The Coca-Cola Company para enfrentar esse desafio”, refere Jiantao Zhang, vice-presidente da Coca-Cola na China e na Coreia. “Utilizaremos a eficiência dos nossos negócios para contribuir para o desenvolvimento sustentável da China

Peiyuan Guo, co-fundador e gerente da SynTao, uma consultora em sustentabilidade corporativa em Pequim, afirma que uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável é repensar o plástico como um recurso de fabrico com vida pós-garrafa, já que o plástico reciclado pode ser transformado em outros bens de consumo.

“Com a VenCycling – concluiu – a Coca-Cola na China deu um passo para introduzir as embalagens na cadeia de valor da economia circular.”

Este artigo é uma adaptação do publicado em Coca-Cola Journey Global