A Coca-Cola Freestyle é uma máquina revolucionária da The Coca-Cola Company que permite que personalizes bebidas graças a uma infinidade de combinações através de um ecrã tátil. Mas, e se além de escolhermos a nossa bebida favorita, pudéssemos ajudar a reduzir o impacto ambiental da embalagem? Isso é possível com as primeiras embalagens reutilizáveis com microchip compatíveis com Coca-Cola Freestyle. Desta forma a companhia reforça o seu compromisso com o desperdício zero, respondendo às alterações de gosto dos consumidores, disponibilizando-lhes as bebidas que desejam.

Apresentada pela primeira vez em 2009, com milhares de unidades instaladas em todo o mundo atualmente, a Coca-Cola Freestyle oferece mais de 100 bebidas carbonatadas e sem gás, incluindo mais de 70 opções com baixas calorias ou sem adição de açúcar e mais de 90 opções sem cafeína.

Coca-Cola Freestyle com embalagens reutilizáveis inteligentes

As embalagens reutilizáveis com tecnologia de identificação por radiofrequência ValidFill incorporada foram recentemente lançadas para uso em máquinas Coca-Cola Freestyle de universidades, linhas de cruzeiro e parques temáticos.

A Ohio State University, nos Estados Unidos, e a Universidade de Reading , do Reino Unido, são duas das universidades que iniciaram esta inovação.

No caso da primeira, lançou o programa MyCup em 2016, entregando 15 mil copos personalizados aos estudantes do primeiro e segundo ano. Estes recipientes de alta tecnologia de 700ml, codificados com 10 bebidas grátis, comunicavam com as mais de 20 máquinas de Coca-Cola Freestyle do campus universitário. Uma vez consumidas as bebidas grátis, os estudantes podiam recarregar as embalagens com pacotes adicionais de bebidas.

Coincidindo com o início do ano letivo de 2017, a Coca-Cola European Partners e a Universidade de Reading associaram-se para colocar máquinas Freestyle no campus e oferecer garrafa reutilizáveis com microchip compatíveis com estes dispensadores, que podiam ser adquiridas pelos estudantes e pelo staff da universidade.

Após um pré-pagamento, os utilizadores podiam, durante 10 semanas, servir-se das suas bebidas favoritas e provar novos sabores do portefólio global da The Coca-Cola Company, incluindo produtos não comercializados pela Coca-Cola no Reino Unido.

A Coca-Cola European Partners está em conversações com vários clientes, incluindo outras universidades, para lançar programas semelhantes.

Coca-Cola Freestyle, um menor impacto ambiental

Além de ajudar a reduzir a geração de resíduos como resultado de todas as embalagens que não são recicladas e acabam nas ruas e oceanos, as máquinas Coca-Cola Freestyle têm um impacto ambiental menor.

Os pequenos cartuchos de ingredientes microdose que a máquina dispõe – que são misturados em tempo real para criar uma infinidade de opções -  contribuem para uma pegada de carbono menor do que os recipientes tradicionais de bebidas refrescantes. São fabricados numa unidade com certificação LEED Gold com energia renovável e tecnologia para uso eficiente da água e têm entre 15% e 30% de conteúdo reciclado.

Através do desenvolvimento de distribuidores de bebidas Coca-Cola Freestyle compatíveis com a tecnologia ValidFill, a The Coca-Cola Company está a promover a sustentabilidade e a revolucionar a experiência de consumo dos utilizadores. É uma das formas através das quais a companhia está a inovar para fortalecer o negócio – com mais opções de bebidas que cubram todo o leque de gostos e de necessidades dos consumidores – e a contribuir para um mundo melhor.

Este artigo é uma adaptação do artigo publicado em Coca-Cola Journey Global.