Desde que apareceram na televisão no inverno de 1995, os camiões de entrega de Coca-Cola todos iluminados tornaram-se um verdadeiro ícone do Natal. Tanto que, por ocasião das férias de Natal, os famosos veículos percorrem e marcam presença em várias cidades do mundo. Este ano, e pela primeira vez em Portugal, está presente na Vila Natal de Óbidos, onde o podes visitar até dia 31 de dezembro. Mas como surgiu a ideia e como evoluiu ao longo do tempo?

Os famosos camiões foram criados pela agência W. B. Doner para a campanha de Natal da Companhia de 1995. Sob o nome de Christmas Caravan, o anúncio de televisão mostrou uma deslumbrante frota de camiões de distribuição Coca-Cola a atravessar uma paisagem com neve e a espalhar alegria a todos os moradores.

Camiões de Natal da Coca-Cola

Estes enormes veículos iluminados a vermelho cativaram o público graças aos efeitos especiais da empresa Light and Magic, responsáveis por filmes como Star Wars.

Tanto nos lados como na parte de trás dos camiões estava o Pai Natal de Haddon Sundblom, o pintor norte-americano de origem sueca que, em nome da Coca-Cola, criou em 1931 um Pai Natal adorável, caloroso e amigável, que se viria a tornar a personificação do espírito natalício da Coca-Cola.

Camiões de Natal da Coca-Cola

A ilustração rapidamente ficou conhecida entre o público e ajudou a institucionalizar a imagem definitiva do Pai Natal, que Sundblom desenhou todos os anos para a Coca-Cola até 1964.

Em 1996 e com a presença do Pai Natal de Sundblom, os camiões da Coca-Cola serviram para apresentar as novas embalagens de Natal da Companhia, que estavam disponíveis para a venda nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Hong Kong, África do Sul, Singapura e Filipinas.

Camiões de Natal da Coca-Cola

Dois anos depois, em 1998, o anúncio televisivo Christmas Caravan III foi transmitido em mais de 100 países e desfrutado por milhões de telespetadores em todo o mundo. Na verdade, hoje continua a ser um dos anúncios de Coca-Cola mais difundidos de sempre.

Em 1999, o spot, rebatizado como Journey, foi filmado na neve de Vancouver (Canadá) utilizando três camiões, que as tecnologias informáticas transformaram numa frota inteira, e contou com a participação de um elenco de 40 atores.

Desta vez, o camião da Coca-Cola está mesmo aqui ao lado, em Óbidos.

Mais informações em cocacola.pt

Este artigo é uma adaptação do publicado em Coca-Cola Journey Spain