O que temos em comum é mais forte do que aquilo que nos separa. Isto foi demonstrado pela Small World Machines, a poderosa campanha da The Coca-Cola Company que, através de duas máquinas de venda automática de tela sensível ao toque, conseguiu unir os moradores da cidade paquistanesa, Lahore, aos vizinhos de Nova Deli, na Índia, levando-os a esquecer por momentos a inimizade histórica que existe entre os dois países.

As telas de cada uma dessas máquinas de venda automática, localizadas em dois movimentados centros comerciais, incentivavam as pessoas a realizar uma série de gestos, enquanto as câmaras filmavam tudo o que acontecia. A ideia era simples: interagir à distância com uma pessoa do outro lado da máquina e da fronteira e fazer um amigo.

Cumprimentar, dizer adeus, dançar, brindar com as latas de Coca-Cola e criar figuras juntando as mãos…foram alguns dos recursos utilizados ​​para alcançar o entendimento entre os dois povos e começar a haver sorrisos entre aqueles que ficaram na frente das máquinas de venda automática. As equipas de ambos os países conseguiram capturar dezenas de interações entre paquistaneses e indianos, pessoas de todas as faixas etárias e estilos de vida.


 

Um momento partilhado de felicidade

A campanha, destinada a promover a compreensão entre as diversas culturas de todo o mundo, demonstrou como um canal de comunicação ao vivo pode unir dois estranhos de dois países historicamente divididos e fazê-los partilhar um momento de felicidade.

“As pessoas do Paquistão e da Índia têm muitos interesses e paixões em comum, desde a gastronomia e os filmes de Bollywood até à música do Coke Studio e ao críquete ", disse Saad Pall, diretor assistente da The Coca-Cola Company no Paquistão. “O que a campanha fez foi conectar pessoas que não se relacionam diariamente, o que nos permite ver como o cidadão comum de Lahore interage com o cidadão comum de Nova Deli. Esperamos que este seja um pequeno passo daquilo que pode tornar-se possível”.

Este artigo é uma adaptação da publicação em Coca-Cola Journey Reino Unido