Desejar que a realidade mude não produz nenhum resultado por si só: sem dúvida que devemos agir – o que tem um efeito contagioso e multiplicador. Com essa abordagem, a Coca-Cola há muito decidiu passar do compromisso à ação e aproveitar a sua presença em mais de 200 países e territórios, bem como a força das suas marcas, para ajudar a construir um mundo mais sustentável para as gerações futuras. 

Desde 2010, a Companhia tem vindo a intensificar os seus esforços neste sentido, e agora dá um passo em frente: inaugura Avançamos, uma nova estratégia de sustentabilidade com objetivos muito específicos para 2025.

Esta nova estratégia está assente em seis eixos principais: bebidas, embalagens, sociedade, água, clima e cadeia de fornecimento.

Atuamos sobre as nossas bebidas

Estratégia de sustentabilidade
Coca-Cola oferecerá aos consumidores uma maior variedade de bebidas

No caso de uma Companhia como a Coca-Cola, presente em quase todos os lugares e conhecida por quase toda a gente, é essencial continuar a ouvir. Portanto, a Coca-Cola está a evoluir no sentido de se tornar uma Companhia de bebidas completa que oferece aos consumidores uma maior variedade de opções com menor teor de açúcar ou sem adição de açúcar.

O objetivo é reduzir em 10% o açúcar médio por litro no fornecimento de bebidas nos mercados da Europa Ocidental entre 2015 e 2020. Além disso, a Companhia tentará que, em 2025, 50% das vendas correspondam a bebidas sem adição de açúcar.

Nesta linha, os consumidores terão à sua disponibilidade mais embalagens de menor tamanho e informações claras e simples para que possam controlar a ingestão de açúcar. Além disso, a Coca-Cola continuará com o seu compromisso de não dirigir publicidade para crianças com menos de 12 anos (política de marketing responsável).

Atuamos sobre as nossas embalagens

Estratégia de sustentabilidade
Para que nenhuma das suas embalagens acabe como desperdício, a Coca-Cola colaborará com as organizações locais e nacionais para recuperar 100% das suas latas e garrafas.

Os oceanos estão a tornar-se em gigantes aterros por causa das toneladas de lixo que acabam por lá ir parar. A maioria são plásticos, mas também há muitas embalagens. Precisamente, para que nenhuma das latas e garrafas de Coca-Cola termine como resíduo, especialmente no mar, a Companhia estabelecerá parcerias com organizações locais e nacionais para a recuperação de 100% das suas embalagens.

Embora 100% das embalagens de Coca-Cola sejam recicláveis (as latas e as garrafas de PET) ou reutilizáveis (garrafas de vidro para a hotelaria) e todas contenham materiais reciclados ou fontes orgânicas, a Coca-Cola trabalhará para garantir que, pelo menos, 50% do material utilizado para embalagens de PET provenha de plástico reciclado.

Além disso, esforçar-se-á para liderar a inovação em embalagens sustentáveis, tanto em termos de materiais renováveis como na redução de resíduos das suas embalagens.

No entanto, não se trata apenas de inovação, mas também de educação e sensibilização ambiental. Assim, a Coca-Cola aproveitará a influência das suas marcas para gerar uma cultura de reciclagem entre fornecedores, clientes e consumidores.

Atuamos na sociedade

Estratégia de sustentabilidade
Coca-Cola trabalhará para que os seus funcionários ocupem pelo menos 40% dos cargos diretivos

Durante décadas, a Coca-Cola tentou ser uma força positiva na esfera social, tanto para os seus funcionários – o que possibilita o sucesso da Companhia – como para as comunidades em que atua.

Neste sentido, o mundo seria, sem dúvida, um lugar melhor com a capacitação das mulheres enquanto motores do progresso económico e social. Com esta convicção, a Coca-Cola está a promover uma cultura diversificada e inclusiva dentro do seu negócio e, para promover a igualdade de género e talento feminino, tentará garantir que as mulheres ocupem pelo menos 40% dos cargos diretivos.

Atuamos sobre a água

Estratégia de sustentabilidade
Um dos objetivos da Companhia é reduzir a quantidade de água que utiliza no processo de produção das suas bebidas em 20%.

A água não é apenas o ingrediente principal das bebidas da Coca-Cola, mas é também um recurso escasso que deve ser protegido. Por isso, a Companhia adotou uma abordagem responsável na utilização da água em toda a sua cadeia de valor.

Em 2010, propôs devolver à natureza 100% da água contida nas suas bebidas até 2020 através de diversas atuações e projetos ambientais em áreas com stress hídrico. Um objetivo que conseguiu cumprir a nível global em 2015, cinco anos antes do previsto.

Reduzir em 20% a quantidade de água utilizada nos processos de produção de bebidas é uma meta delineada pela Coca-Cola para proteger os recursos hídricos, a fim de preservá-los para as gerações futuras.

Atuamos sobre o clima

Estratégia de sustentabilidade
A Coca-Cola esforça-se para reduzir metade das emissões diretas de carbono nas suas operações

A luta contra as alterações climáticas é talvez o maior desafio que a Humanidade enfrenta neste momento, e é tarefa de todos: governo, empresas e sociedade civil.

Ao desenvolver a sua atividade, Coca-Cola contribui para combater o aquecimento global ao utilizar fontes de energia mais limpas que respeitam o meio ambiente.

Na verdade, a Companhia já utiliza energia 100% renovável. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 50% das suas operações e em 35% em toda a sua cadeia de valor.

Atuamos na cadeia de fornecimento

Estratégia de sustentabilidade
A Companhia adquirirá os seus principais ingredientes e matérias-primas de forma responsável e sustentável

O compromisso social e ambiental da Coca-Cola vai além da própria Companhia e estende-se também à sua cadeia de fornecimento para que seja responsável e sustentável.

Assim, a Coca-Cola estabeleceu a meta de utilizar ingredientes agrícolas e matérias-primas provenientes de recursos sustentáveis até 2020.

Continuará também a incorporar na sua cadeia de fornecimento o seu compromisso com a sustentabilidade, ética e respeito pelos Direitos Humanos através da aplicação dos seus Princípios Orientadores para Fornecedores.