A Coca-Cola Ibéria lançou este verão o “Mares Circulares”, o seu projeto mais ambicioso de sempre para colaborar na limpeza da costa e dos fundos marinhos. No âmbito desta iniciativa, a Asociación Chelonia, uma das entidades participantes, organiza a primeira edição do concurso Mares Circulares para apoiar projetos empresariais ou start-ups que trabalhem na solução de problemas ambientais resultantes de resíduos marinhos.   

“O lixo nos mares é um desafio global que exige soluções globais. Por isso é necessário o envolvimento de toda a sociedade. O projeto Mares Circulares conta com a participação ativa de instituições públicas e privadas em Espanha e em Portugal, incluindo autoridades ambientais, autarquias, universidades, ONG e organizações locais. O concurso é uma iniciativa para promover uma rede de negócios que contribua para mitigar este problema”, afirma Manuel Merchán, presidente da Asociación Chelonia.

Os projetos empresariais que se apresentem a este concurso, que conta com o patrocínio da The Coca-Cola Foundation, terão que se basear em princípios e metodologias da economia circular. “Não se trata apenas de recolher e gerir adequadamente o lixo mas de reintegrá-lo na cadeia de valor”, afirma o responsável da Chelonia.

Os interessados em participar, que podem ter o seu projeto ainda “numa fase de conceção ou numa fase inicial de desenvolvimento”, poderão apresentar a sua candidatura entre 1 de agosto e 16 de novembro de 2018. Após essa fase, um júri independente de especialistas escolherá o vencedor, levando em conta critérios como o carácter inovador da iniciativa, a sua viabilidade económica a curto e médio prazo ou a sua capacidade de transformação e impacto no meio ambiente. O projeto selecionado receberá uma dotação económica no valor de 5 mil euros para o seu financiamento.

Ao longo deste ano a Coca-Cola vai colaborar na conservação das 11 Reservas Marinhas de Espanha e de uma em Portugal. Além disso, parte da frota de arrasto será usada para recolher lixo abaixo de 80 metros de profundidade e 80 praias da Península, das Ilhas Baleares, das Canárias e Açores serão limpas.

Para mais informações sobre o concurso Mares Circulares, os interessados podem consultar o regulamento no site da Asociación Chelonia e preencher o formulário de inscrição.