“Precisamos de ser mais ágeis e de levar as novas propostas ao mercado mais rapidamente”, afirmou o presidente-executivo da Cinco ideias inovadoras da The Coca-Cola Company, James Quincey, em novembro passado a investidores e analistas financeiros reunidos na sede da empresa em Atlanta.

Isso implica, entre outras questões, a adoção de uma abordagem de tentativa e erro na inovação e desenvolvimento de novas bebidas, assim como a partilha das melhores práticas e conhecimento adquirido por meio de iniciativas como o Global Innovation Awards, lançado pela Companhia.

“Criamos esses prémios para originar uma cultura de inovação que equilibre a resposta rápida às expetativas do consumidor, à execução disciplinada, à audácia dos negócios, à adoção inteligente de riscos e à aprendizagem contínua dos nossos erros para desenvolver as habilidades de que precisamos para o crescimento a longo prazo”, refere Quincey. “Esses prémios representam o comportamento de crescimento em ação e são um exemplo de como sairemos vitoriosos no nosso caminho para nos tornarmos uma Companhia de Bebidas Completa.”

Estes são cinco dos projetos que a Companhia reconheceu na nova edição dos Global Innovation Awards:

Uma pequena, mas bem-sucedida garrafa

Cinco ideias inovadoras da Companhia Coca-Cola
Affordable Small Sparkling Package, ASSP, é uma garrafa de 250ml comercializada pela The Coca-Cola Company na Índia que está a ter um grande êxito no país.

Conhecida como Affordable Small Sparkling Package (ASSP), esta garrafa de 250ml de Coca-Cola na Índia está a responder a dois desafios no país: manter as bebidas frescas e ser um produto acessível a todos os bolsos. A Hindustan Coca-Cola Beverages Pvt. Ltd. encomendou a primeira linha de produção da ASSP em 2016 e a Coca-Cola Amatil ampliou o impacto desta garrafa com uma segunda linha de produção em março de 2017.

Atualmente, os consumidores podem desfrutar de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Thums Up e Limca em garrafas ASSP, o que ajudou a aumentar as receitas, bem como a reduzir a pegada de carbono do negócio, já que para a sua produção se utiliza menos resina plástica do que em formatos maiores.

Coca-Cola Zero Açúcar, agora com melhor sabor

Coca-Cola Zero Açúcar, agora com melhor sabor
As vendas de bebidas sem açúcar do portefólio de Coca-Cola não pararam de crescer.

A divisão da Coca-Cola na Europa Ocidental desenvolveu uma fórmula com um sabor melhorado para a Coca-Cola Zero Açúcar, que substituiu a Coca-Cola Zero em 14 países em menos de 12 meses. O sucesso inicial nos mercados-piloto abriu o caminho para o seu lançamento internacional, fazendo a categoria de produtos sem açúcar crescer dentro do portefólio de bebidas da Companhia.

O maior ativo digital da Cinco ideias inovadoras da The Coca-Cola Company

Coke Studio Pakistá
Coke Studio Pakistán chegou em 2017 a 20 milhões de adolescentes, em comparação com 6 milhões em 2014

O Coke Studio Pakistan deixou de ser apenas um programa de televisão de sucesso, com apresentações musicais ao vivo, para se tornar no maior ativo digital da Companhia. Durante os seus primeiros sete anos de vida, foi posicionado principalmente como uma transmissão televisiva. Mas devido à crescente entrada de novas tecnologias no Paquistão, a equipa local teve que se renovar para estar presente e conquistar pessoas em redes sociais, dispositivos móveis e plataformas online.

Graças a isso, o Coke Studio passou de 6 milhões de adolescentes em 2014 para 20 milhões em 2017. Além disso, o grau de conexão entre o Coke Studio e os utilizadores não parou de crescer: se era de 2% em 2014, em 2017 alcançou os 14%, enquanto as visitas digitais aumentaram de 20 milhões em 2014 para 185 milhões em 2017.

Café de qualidade

Barista Bros é uma bebida fria à base de café
Barista Bros é uma bebida fria à base de café.

A nova Barista Bros, bebida fria à base de café, entrou na categoria de bebidas lácteas com sabor na Austrália em 2017, enfatizando a qualidade do seu café. Este produto inovador é elaborado com cem por cento de grãos de café da Arábica e oferece um sabor único e inconfundível.

O sabor único da Coca-Cola com benefícios funcionais

Coca-Cola Plus
Coca-Cola Plus é parte integrante da lista de “alimentos para uso específico de saúde” aprovados pelo Governo do Japão.

Coca-Cola Plus é a última proposta da Companhia para o que é conhecido no Japão como FOSHU (que significa “alimentos para uso específico de saúde”, que aqui chamamos denominamos como alimentos funcionais), que contam com a aprovação do Ministério da Saúde e Bem-estar do Japão. A primeira Coca-Cola aprovada como FOSHU pelo Governo japonês contém uma fonte de fibra dietética. As vendas deste produto sem calorias, com o sabor único da Coca-Cola, mas com benefícios funcionais, superaram as previsões iniciais, fazendo com que esta categoria cresça dentro da extensa gama de bebidas Coca-Cola no país japonês.

Este artigo é uma adaptação do publicado em Coca-Cola Journey Global.