The Coca-Cola Company esforça-se para garantir que as suas bebidas estejam disponíveis em qualquer lugar, mesmo numa galáxia muito distante.

No dia em que a atração Star Wars: Galaxy’s Edge abrir ao público, a 31 de maio na Disneyland, na Califórnia, e a 29 de agosto no Walt Disney World, em Orlando, os visitantes destes parques temáticos vão ter a oportunidade de desfrutar de garrafas muito especiais de Coca- Cola original, Coca-Cola light, Sprite e Dasani - a marca de água que The Coca-Cola Company comercializa nos Estados Unidos da América.

Coca-Cola apresenta centenas de novos produtos todos os anos e oferece embalagens inovadoras ao mundo, mas nenhuma como estas. Estas garrafas esféricas - que só vão estar disponíveis em Star Wars: Galaxy’s Edge - são fiéis à estética do universo cinematográfico de “A Guerra das Estrelas”, têm uma forma arredondada, um certo aspeto futurista e os nomes dos produtos escritos em Aurebesh, o idioma que aparece nos filmes.

"Quando sondámos a Coca-Cola pela primeira vez com esta ideia de trazer os seus produtos para a galáxia de Star Wars, de uma forma muito única, eles viram uma grande oportunidade para o fazer, mas mantendo a autenticidade da história, algo que é muito importante para nós. O resultado foi genial ", diz Scott Trowbridge, líder do estúdio criativo Walt Disney Imagineering.

Star Wars: Galaxy's Edge conduz os fãs do universo de “A Guerra das Estrelas” através de uma variedade de experiências imersivas e multissensoriais: desde pilotar o Millennium Falcon até construir o seu próprio sabre de luz ou comer algo na Cantina de Oga. Pela primeira vez, os seguidores galácticos podem viver as suas próprias aventuras Star Wars nas formações geológicas do planeta Batuu, na fronteira externa da galáxia. Cada um dos detalhes projetados para esta grande atração temática foram construídos seguindo o espírito e a mitologia do universo cinematográfico de “A Guerra das Estrelas”.

"Durante mais de 40 anos, todos sonharam em fazer parte do mundo de Star Wars", destaca Trowbridge. "Com Star Wars: Galaxy's Edge queremos dar aos nossos visitantes a oportunidade de finalmente realizar esses sonhos. Temos trabalhado muito para garantir que cada detalhe pareça autêntico e consistente com o que seria um local 'real' nos filmes".

E isso inclui toda a comida e bebida que vão ser vendidas dentro da atração, com mais de 5 hectares de superfície. Como sócio corporativo mais antigo da Disney, Coca-Cola esteve presente na inauguração da Disneyland, em 1955, e do Walt Disney World, em 1971, e desde então tem sido uma parte fundamental da experiência dos parques temáticos da Disney, onde sempre encontrou formas criativas de dar vida às suas marcas, embora reconheça que a criação de garrafas personalizadas para um ambiente como o Star Wars: Galaxy's Edge tenha sido um grande desafio.

Coca-Cola e Walt Disney desenham garrafas galácticas para o Star Wars: Galaxy's Edge
As garrafas de edição especial só podem ser encontradas na atração Star Wars: Galaxy's Edge.

"Citando Walt Disney: 'É divertido quando fazemos o impossível'”, diz Susan Propp, vice-presidente de parcerias estratégicas de marketing da Coca-Cola. "Foi um projeto empolgante que nos deu a oportunidade de conectar com os nossos consumidores de uma maneira única".

O processo criativo das embalagens começou há mais de três anos. Em colaboração com a Walt Disney Imagineering e a produtora Lucasfilm, a Coca-Cola Design criou dezenas de protótipos de todas as formas e tamanhos até chegar aos desenhos que se vão estrear em Star Wars: Galaxy's Edge.

Matt Cooper, designer industrial associado à Coca-Cola, diz que o projeto desafiou a sua equipa para "levar as nossas marcas a lugares inimagináveis". Em concreto, para Batuu. "Queríamos criar um produto que parecesse ter saído de uma nave espacial, que desse a impressão de ser uma garrafa antiga, que tivesse sido reutilizada para acomodar Coca-Cola e possuísse um visual criativo que respire o universo de Star Wars", explicou Cooper.

Coca-Cola e Walt Disney desenham garrafas galácticas para o Star Wars: Galaxy's Edge
Foram desenhadas edições especiais de Coca-Cola original, Coca-Cola light, Sprite e Dasani.

A ideia de utilizar a tipografia de Aurebesh nos rótulos das embalagens surgiu durante uma visita aos arquivos da Coca-Cola, em Atlanta, onde o icónico logótipo da marca escrito em vários idiomas chamou a atenção de alguns criativos da Walt Disney.

"Começámos com uma página em branco e imaginámos com os criativos da Walt Disney como seriam os produtos da Coca-Cola em Star Wars: Galaxy's Edge”, conta Ellen Gutierrez, diretora de alianças estratégicas e marketing da marca Coca-Cola. “Acreditamos que os fãs de Star Wars e da Coca-Cola vão adorar aquilo que criámos juntos".

Este artigo é uma adaptação do artigo publicado em Coca-Cola Journey Global