A Coca-Cola anuncia hoje o objetivo pioneiro da indústria em recolher e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata que vende a nível global até 2030.

A Companhia e a sua rede global de parceiros de engarrafamento vão enfrentar o objetivo ambicioso, que é parte de um plano holístico denominado “World Without Waste”, através de um foco renovado no ciclo de vida das embalagens – de como as garrafas e latas são projetadas e produzidas, para como são recicladas e reutilizadas.

“Os consumidores em todo o mundo preocupam-se com o nosso planeta. Pretendem e esperam que as Companhias como a nossa sejam líderes e contribuam para criar um mundo sem lixo”, afirma James Quincey, presidente e CEO da The Coca-Cola Company. “Através da nossa visão ‘World Without Waste’, estamos a investir no nosso planeta e nas nossas embalagens para sermos parte da solução do problema da reciclagem do mundo.”

Embalagens sustentáveis

Quincey, que na próxima semana se dirige até Davos, Suíça, para a reunião anual do Fórum Económico Mundial, afirma que a Companhia se continuará a concentrar no desenvolvimento de embalagens 100% recicláveis e na redução da quantidade de plástico nos seus produtos.

A visão da Companhia de “World Without Waste” é o próximo passo de uma estratégia para crescer com consciência ao conduzir o negócio da maneira mais correta e sustentável possível.

Para atingir esse objetivo, a Coca-Cola anunciou em 2016 que foi a primeira Companhia da Fortune 500 a devolver à natureza e às comunidades cerca de 115% da água utilizada para produzir as suas bebidas. A Companhia e os seus parceiros de engarrafamento alcançaram o objetivo cinco antes do previsto.

Além disso, em 2009, a Coca-Cola introduziu as embalagens PlantBottle totalmente recicláveis e elaboradas até 30% com materiais à base de plantas. “E não pretendemos parar por aí”, refere Quincey.

Para ajudar a melhorar as taxas de reciclagem, a Coca-Cola aplica o seu mecanismo de marketing global para ajudar a educar o público sobre o quê, como e onde reciclar. A Companhia continuará a colaborar com as comunidades locais, ONG’s, parceiros da indústria e consumidores para facilitar a reciclagem e torná-la mais acessível a todos, melhorando os sistemas locais e gerando mudanças nas políticas que oferecerem uma economia verdadeiramente circular.

embalagens sustentáveis

Em 2002, os engarrafadores da Coca-Cola no México juntaram-se à indústria de plástico do país e a outros líderes de outros setores para criar Ecology and Corporate Commitment (ECOCE), uma organização sem fins lucrativos dedicada a incentivar uma cultura de reciclagem, e financiou a criação de duas fábricas de PET sustentáveis.

Estes investimentos estão a demonstrar resultados. Em 2016, o México reciclou 57% do plástico PET que produziu (mais de 9% que em 2002), tornando-se o país líder em todo o mundo no que concerne a este tipo de reciclagem.

O objetivo da Coca-Cola de recolher e reciclar 100%, concentrar-se-á primeiramente nas garrafas, latas, e tampas feitas de vidro, plástico PET ou alumínio – que representam aproximadamente 85% das suas embalagens – mas também inclui embalagens produzidas por outras companhias.

“Nós acreditamos que cada embalagem – independentemente de onde provém – tem valor e vida além do seu uso inicial”, acrescenta Quincey. “Se algo pode ser reciclado, deve sê-lo. Portanto, queremos ajudar as pessoas em toda a parte do mundo a entender como fazer a sua parte”.

Para ajudar a lidar com o desperdício das embalagens existentes e apoiar um ambiente livre de resíduos, a Coca-Cola continuará a trabalhar com parceiros, como The Ocean Conservancy/Trash Free Seas Alliance, World Wildlife Fund (WWF) e Ellen MacArthur Foundation (New Plastics Economy initiative). Desde 1995, a Coca-Cola é patrocinadora principal do maior grupo de voluntariado do mundo, que atua em prol da sustentabilidade marinha – o Ocean Conservancy’s International Coastal Cleanup. Ao longo desta parceira, a Companhia já ajudou a mobilizar 11 milhões de pessoas para limpar 100 milhões de quilos de lixo de mais de 580 mil quilómetros de litoral.