O bom desempenho ambiental de uma Companhia não depende apenas das suas próprias atividades, mas também de todas as que estão relacionadas com o seu negócio.

Para assegurar uma cadeia de fornecimento responsável e sustentável, a Coca-Cola decidiu alargar o seu compromisso ambiental aos seus fornecedores agrícolas. Mas como? Nós explicamos passo a passo:

Cumprimento de critérios ambientais por 100% dos fornecedores

Rumo a uma cadeia de abastecimento sustentável e responsável
Todos os fornecedores de ingredientes ou materiais de embalagens da Coca-Cola devem estar comprometidos com os Princípios Orientadores para Fornecedores.

Em primeiro lugar, em todos os processos de seleção dos seus fornecedores, a Coca-Cola tem como preocupação principal o meio ambiente.

Por um lado, todos os provedores de ingredientes ou materiais de packaging da Companhia devem estar comprometidos com os Princípios Orientadores para Fornecedores (Supplier Guiding Principles). Mas, além disso, os abastecedores de ingredientes devem também beneficiar dos Princípios Orientadores de Agricultura Sustentável (Sustainable Agriculture Guiding Principles) ou dos princípios equivalentes da Iniciativa de Agricultura Sustentável (SAI).

Por outro lado, todas as operações de processos de compras são realizadas através do método de Sourcing de 7 etapas, que garante a participação da área do Meio Ambiente da Coca-Cola.

Posteriormente, para garantir o cumprimento dos processos obrigatórios, todos os provedores comprometidos com os Princípios Orientadores do Fornecedor (matérias-primas e embalagens) são auditados pela Coca-Cola.

Os fornecedores de ingredientes comprometidos com os Princípios Orientadores de Agricultura Sustentável serão sujeitos a auditorias ambientais a partir de 2020. No entanto, no momento, a Companhia trabalha em estreita colaboração com os mesmos de forma a atender a todos os requisitos antes do prazo.

Assegurar a origem 100% sustentável de ingredientes agrícolas

Rumo a uma cadeia de abastecimento sustentável e responsável
Coca-Cola estabeleceu o objetivo de ter 100% dos seus principais ingredientes agrícolas e matérias-primas provenientes de recursos sustentáveis em 2020. 

O compromisso da Coca-Cola com a sustentabilidade começa com a própria origem dos ingredientes e matérias-primas que utiliza nos seus produtos. O objetivo é, até 2020, que todos os principais ingredientes agrícolas e materiais provenham de recursos sustentáveis.

Para atingir essa meta, todos os fornecedores devem comprometer-se com os Princípios Orientadores da Agricultura Sustentável ou princípios equivalentes da Iniciativa de Agricultura Sustentável. E enquanto algumas diretrizes terão caráter obrigatório a partir de 2020, outras serão apenas recomendadas.

Nesse contexto, a Coca-Cola trabalha para estabelecer um sistema que lhe permita conhecer, não apenas o fornecedor que adquire os principais ingredientes, mas também a sua propriedade. É um passo prévio para comprovar, de forma fiável e credível, que os requisitos estabelecidos para este tipo de fornecimento são correspondidos. Entre estes principais ingredientes estão os edulcorantes, sumos, cafés, chá, soja ou papel.

Incentivar os fornecedores a melhorar o seu desempenho ambiental

O envolvimento dos fornecedores é essencial para um desempenho ambiental sustentável e responsável. Assim, a Coca-Cola está a explorar diferentes maneiras de fortalecer os laços de comunicação com os mesmos e a garantir que o meio ambiente seja integrado nesse próprio diálogo, encorajando-os a adotar boas práticas e a procurar caminhos de inovação com os quais ambas as partes beneficiem. 

Rumo a uma cadeia de abastecimento sustentável e responsável
Coca-Cola apoia o consumo responsável de produtos florestais para a proteção das florestas

Coca-Cola é também parte da Rede Ibérica de Comércio Florestal da WWF, apoiando o uso sustentável das florestas através do consumo responsável de produtos florestais. A Companhia exige que o papel, o cartão e a madeira de todas as suas marcas contenham a certificação FSC (Forest Stewardship Council), bem como a mobília, a carpintaria e o papel da sede da Coca-Cola Ibéria em Madrid.