O final do século XX e início do novo milénio ficaram marcados por conquistas importantes para as mulheres. Mas apesar do progresso, Portugal ainda está longe da meta da igualdade de género.

À semelhança da realidade observada em outros países europeus, a diferença salarial, a representação insuficiente de mulheres em cargos de topo e a necessidade de constante adaptação da vida profissional e pessoal são realidades comuns nas empresas portuguesas. Foi para ajudar as mulheres a ganhar destaque no espaço público que nasceu o BORA Mulheres.

O que é o BORA Mulheres?

Trata-se de um programa de formação impulsionado pela Coca-Cola que visa dar asas aos projetos de mulheres com idades entre os 18 e os 60 anos. As candidatas só precisam de ter uma boa ideia de negócio para o setor da alimentação e bebidas ou um projeto incipiente já em curso.

Este programa de promoção do empreendedorismo feminino deverá materializar-se numa série de cursos intensivos durante os fins de semana, nos quais as participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades para realizar os seus projetos. Essa formação estará a cargo da Impact HUB, uma rede de especialistas em inovação.

BORA Mulheres chega a Portugal
Os responsáveis pela formação são especialistas do Impact HUB, profissionais com experiência nos diferentes tópicos que serão abordados. 

“O Impact HUB tem sido a casa do empreendedorismo social um pouco por todo o mundo e é uma honra para nós poder fazer parte do BORA Mulheres que, não só impulsiona o empreendedorismo, como apoia todas as mulheres que queiram desenvolver os seus negócios”, diz Alice Artur, gestora de eventos do BORA Mulheres e membro da Impact HUB.

“É fundamental haver programas como este que dão voz, espaço e sobretudo ferramentas e conhecimento ao público feminino", acrescenta. "Ao mesmo tempo que é importante existirem momentos de encontro entre mulheres, onde se sintam seguras e inspiradas mas onde possam igualmente desenvolver uma rede de contactos e suporte que, como todos sabemos, é fundamental para ter sucesso em qualquer projeto”, conclui Alice Artur.

Onde e quando serão as primeiras formações?

As primeiras formações serão realizadas em Lisboa nos dias 9 e 10 de março de 2019 nas instalações do Impact HUB, situadas na Rua 1º de Maio, 103, entre as 9h00 e as 18h30, nos dois dias.

Algumas semanas depois, a BORA Mulheres viajará para o Porto. O curso intensivo terá lugar nos dias 25 e 26 de maio, das 9h00 às 18h30, em lugar a definir.

Como se pode inscrever?

As mulheres interessadas em aderir à iniciativa podem fazer um pré-registo através deste link. Em caso de dúvida, podem ligar para o número +351 962 803 402.

Coca-Cola comprometida com a igualdade e inclusão social

BORA Mulheres chega a Portugal
O BORA Mulheres faz parte da iniciativa global 5by20, na qual a Coca-Cola pretende apoiar cinco milhões de mulheres empreendedoras em todo o mundo até 2020.

O projeto BORA Mulheres integra o programa “Avançamos”, uma estratégia de sustentabilidade da Coca-Cola para a Europa Ocidental, com vista à inclusão das mulheres no desenvolvimento económico.

A iniciativa faz ainda parte do programa global 5by20, na qual a Coca-Cola assumiu o compromisso de apoiar cinco milhões de mulheres empreendedoras em todo o mundo até 2020. Desde 2010, 5by20 já atingiu 2,4 milhões de mulheres em 75 países.