Quase ninguém consome produtos de que não gosta. De facto, o sabor é a principal razão pela qual compramos alimentos e bebidas. Mas, se determinados produtos ganham o selo Sabor do Ano, o que significa que foram elegidos pelos próprios consumidores em testes sensoriais em prova cega, conquistam adeptos.

Foi o que aconteceu com Aquarius Vive, elegido como Sabor do Ano em 2017 em Espanha, onde foi lançado no verão de 2016. Não te preocupes – esta variedade de Aquarius acabou de chegar a Portugal.

“Esta certificação é a prova da qualidade do sabor de Aquarius Vive” afirma Jordi Bové, CEO da Global Quality Iberia, que representa o selo em Espanha e Portugal.

Para Jordi, o valor diferencial desta certificação é a credibilidade da metodologia utilizada. “É o resultado de uma prova às cegas, sem qualquer identificação de marca ou embalagem, feita por consumidores anónimos, o que implica imparcialidade.”

Encontrar o mix perfeito de sabores para Aquarius Vive

“O nosso objetivo é conquistar os consumidores com uma bebida que adoram, que os faça sentir bem e que os refresque a qualquer hora do dia”, afirma Danae Blanco, Senior Brand Manager de Aquarius.

“Aquarius Vive nasceu com a intenção de dar mais opções a cada consumidor através de uma bebida que complementa um estilo de vida saudável para consumir a qualquer momento. Procurávamos uma bebida refrescante, com poucas calorias, que fosse rica e enriquecida com uma contribuição diferenciada”, explica Danae.

Danae Blanco
Danae Blanco desfruta de Aquarius Vive com sabor a Lima Limão. 
Foto: Marta Ortiz

Durante os meses que antecederam a sua comercialização em Espanha e Portugal, a equipa da Coca-Cola Ibéria colaborou com o Laboratório de Investimento e Desenvolvimento da Coca-Cola para a Europa, sedeado em Bruxelas, para determinar que sabores o produto incluiria. “Era fulcral avaliar e determinar que sabores iriam ser incluídos nas bebidas. Além disso, todos os produtos devem ser fabricados de acordo com os nossos padrões exigentes para não comprometer o sabor ao longo do tempo”, explica Marta Badalo, Commercialization & Supply Chain Manager da Coca-Cola Iberia.

Depois de várias sessões de degustações internas, cujas amostram chegaram da capital belga em embalagens neutras com nomes tão pouco reveladores como “Versão 1”, “Versão 2”, “Versão 3” e assim sucessivamente, a equipa ibérica optou por diferentes combinações de sabores aos quais foram adicionados os extratos de vitamina b3, cinzo e baobá.

“Este último elemento tornou-se o ícone de Aquarius Vive”, afirma Marta. Baobá é uma árvore que cresce em África, conhecida como “a árvore da vida”, pois, tem a capacidade para armazenar milhares de litros de água nas suas cavidades. “Tem sido um desafio porque a fruta é colhida à mão no Malawi e processada na África do Sul. Toda a gestão do ingrediente que implica trazê-lo de África, acaba por atrasar os prazos de entrega e supõe uma maior complexidade.”

Após as degustações internas, era a vez dos testes para o consumidor. Foram realizados uma série de testes com diferentes sabores e os dois que receberam uma maior pontuação são aqueles que podem hoje ser desfrutados no mercado: Lima Limão e Tropical. “O consumidor decidiu”, refere Marta.

Marta Balado bebe Aquarius Vive sabor Tropical.
Marta Balado bebe Aquarius Vive sabor Tropical. 
Foto: Marta Ortiz

Prémio “Sabor do Ano”

Marta Balado confessa que “qualquer projeto da marca Aquarius é uma responsabilidade brutal, porque a fasquia está muito alta. O Aquarius Vive exigiu mais esforço, e qualquer prémio representa a cereja no topo do bolo porque congratula todo o empenho e entusiasmo de muitas pessoas durante muito tempo.”

Aquarius Vive contém uma fonte de vitamina b3, zinzo e extrato de baobá.
Aquarius Vive contém uma fonte de vitamina b3, zinzo e extrato de baobá.

“Em Aquarius, levamos a inovação muito a sério”, afirma Danae. “É por isso que dedicamos o tempo necessário para desenvolver os produtos que acreditamos que vão conquistar o consumidor. Não queremos apenas oferecer uma proposta nova e diferenciada, mas oferecer todas as nossas variedades (original, zero açúcar e de calorias reduzidas) para cada estilo de vida.”

Aquarius continuará a evoluir e vai mais além, segundo Danae. “No processo de desenvolvimento de Aquarius Vive, conjugamos combinações de sabores muito bons”, confessa Marta. “Espero continuar a vê-los no futuro sob a égide de uma marca tão exigente e amada como Aquarius!”.