Relatório de sustentabilidade 2019 | Coca-Cola PT

Relatório de sustentabilidade 2019 | Coca-Cola PT

O inesperado aparecimento do coronavírus tem sido como um tsunami que está a mudar tudo, colocando-nos diante de um futuro incerto. Mas, apesar das inúmeras consequências negativas que está a causar, também representa uma oportunidade para que a recuperação pós-crise nos permita avançar em direção a um novo modelo socioeconómico que seja neutro para o clima, resiliente, sustentável e inclusivo.

 

A Coca-Cola está entre as vozes que defendem esta transformação - faz parte da nova Aliança Europeia para uma Recuperação Verde, promovida pela UE - e há anos gere com responsabilidade os seus negócios para fazer parte da solução para um mundo melhor.

 

Nesse sentido, em 2017, definiu metas ambiciosas de sustentabilidade para a Europa Ocidental com a sua estratégia Avançamos. Com metas muito específicas para 2025, esse plano gira em torno de seis eixos principais: bebidas, embalagens, sociedade, água, clima e cadeia de abastecimento. Desde então, a Coca-Cola compartilha todos os anos os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados com a publicação do seu relatório de sustentabilidade.

 

Atuamos nas nosas bebidas*

9

novos lançamentos
em 2019

19,4%

menos açúcares por litro
em relação a 2015

42%

das vendas provenientes de bebidas baixas em calorias ou sem calorias

* Inclui Monster, Burn e Capri Sun, marcas distribuídas apenas por Coca-Cola Europacific Partners na Península Ibérica. Essas marcas não são propriedade da The Coca-Cola Company.

Os consumidores exigem cada vez mais uma maior variedade de bebidas, incluindo aquelas baixas em calorias ou sem calorias, e em linha com estes desejos, entre 2015 e 2019 a Coca-Cola em Portugal reduziu o teor total de açúcar por litro em 19,4% do produto.

 

Além disso, no ano passado 42% das vendas da Coca-Cola em Portugal corresponderam a bebidas baixas em calorias ou sem calorias. No entanto, mantém intacto o compromisso de continuar a reformular os seus produtos, inovando em ingredientes naturalmente adocicados, não calóricos, e apresentando novos lançamentos - em 2019 foram 9 - que podem representar opções verdadeiramente inovadoras.

 

Atuamos nas nossas embalagens

99%

de embalagens recicláveis

180M€

investidos na Europa Ocidental em projetos de inovação e ecodesign

24,5%

plástico reciclado
em garrafas PET

A crescente poluição dos oceanos é um dos grandes problemas ambientais que enfrentamos. Nesse sentido, 99% das embalagens da Coca-Cola em Portugal são recicláveis ​​ou reutilizáveis, o que significa que, se recolhidas e devidamente geridas, podem ter novas vidas.

 

É claro que nem sempre isso acontece, por isso a Coca-Cola comprometeu-se a recolher e reciclar o equivalente às embalagens que vende a cada ano. Como resultado deste compromisso, nasceu em 2018 o Mares Circulares, um projeto colaborativo para limpar costas e mares em Espanha e Portugal, gerar uma cultura de reciclagem e promover a economia circular que, em 2019, permitiu recuperar, entre outros resíduos, cinco toneladas de embalagens de plástico.

 

Além disso, a empresa introduz critérios ambientais no design das suas embalagens para que, por exemplo, seja necessária menos matéria-prima para fabricá-las. Assim, as garrafas de plástico já são feitas com 24,5% de material reciclado e a meta é elevar essa percentagem para 50%.

 

Para aumentar esses números de material reciclado e incorporar novas melhorias, em 2019 a Coca-Cola investiu 180 milhões de euros em projetos de eco-inovação na Europa Ocidental. Como resultado desses esforços, no final de 2019 apresentou a primeira garrafa apta para uso alimentar feita a partir de plásticos marinhos recuperados e reciclados, algo que até então não havia sido possível.

 

Atuamos na sociedade

49%

de mulheres em cargos de gestão na Coca-Cola Ibéria

1.378

horas de trabalho voluntário na Coca-Cola Iberia

276

participantes no Bora Mulheres desde 2019

O compromisso com a diversidade e inclusão está no ADN da Coca-Cola, dentro e fora da empresa. A nível interno, a Coca-Cola em Portugal tem vindo a implementar uma série de medidas ao longo dos anos para promover o talento das mulheres e garantir que tenham as mesmas oportunidades. Isto permitiu que, em 2019, na Coca-Cola Ibéria 49% dos cargos de gestão fossem ocupados por mulheres.

 

Externamente, a empresa continua a dedicar especial atenção à melhoria da formação pessoal e profissional deste grupo. Assim, em 2019 a Coca-Cola em Portugal lançou o projeto BORA Mulheres com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, que já impactou 276 mulheres.

 

Atuamos na água

28,8%

menos água
usada nos processos de fabrico em relação a 2010

100%

operações de fabrico com planos de proteção das fontes de água

120%

da água devolvida à natureza sobre o total das vendas na Península Ibérica em 2019

A água é o principal ingrediente dos produtos da Coca-Cola, mas também é um recurso vital para o planeta. Para garantir a sua utilização eficiente, 100% das fábricas da Coca-Cola em Portugal possuem planos de proteção das fontes de água e, entre 2010 e 2019, a empresa conseguiu reduzir o consumo de água em 28,8% no processos de fabrico de bebidas (5% no ano passado).

 

A Coca-Cola Ibéria também continuou a desenvolver programas de reposição de água em zonas com stress hídrico, no âmbito do seu compromisso de devolver à natureza o equivalente a 100% da água presente nas suas bebidas. Assim, em 2019, devolveu ao ambiente 3.782 milhões de litros, 120% da água incluída nas bebidas que comercializava na Península Ibérica.

 

Até agora, todos esses projetos eram desenvolvidos em Espanha, mas no ano passado a Coca-Cola em Portugal lançou a iniciativa Plantar Água, em colaboração com a WWF. Atendendo aos graves incêndios florestais que afetaram o país nos últimos anos, o objetivo desta nova iniciativa é melhorar a qualidade da água em importantes aquíferos e reservatórios, bem como recuperar a floresta mediterrânica e a sua biodiversidade com espécies mais resistentes ao fogo.

 

Atuamos no clima

29,9%

de redução das emissões diretas em relação a 2010

16,1%

de redução das emissões
em toda a cadeia de valor em relação a 2010

100%

da eletricidade usada nos nossos centros de trabalho e fábricas vem de fontes renováveis

A mudança climática é o desafio ambiental mais sério que a humanidade enfrenta hoje, e a Coca-Cola faz parte dos esforços globais para enfrentá-lo. Assim, 100% da eletricidade que a Coca-Cola utiliza em Portugal tem origem em fontes renováveis.

 

Além disso, desde 2010, conseguiu reduzir em 29,9% as emissões de gases com efeito estufa (GEE) nas suas operações principais e em 16,1% as emissões na cadeia de valor.

 

Atuamos na cadeia de fornecimento

100%

dos fornecedores cumprem o Código de Conduta do Fornecedor

43%

dos fornecedores de açúcar cumprem os Princípios Orientadores de Agricultura Sustentável

100%

dos fornecedores de polpa e papel cumprem os Princípios Orientadores de Agricultura Sustentável

Mas todos esses esforços seriam incompletos se a Coca-Cola não garantisse uma cadeia de abastecimentos que respeitasse o meio ambiente e a sociedade. Portanto, 100% dos seus fornecedores aderem ao Código de Conduta para Fornecedores da empresa.

 

Também trabalha para que 100% dos principais ingredientes e matérias-primas agrícolas sejam de origem sustentável. Assim, em 2019, 43% do açúcar e 100% da polpa e papel utilizados pela Coca-Cola em Portugal foram obtidos de fornecedores que cumpriam os Princípios de Agricultura Sustentável.

 

Como mostra o relatório de sustentabilidade de 2019, a Coca-Cola continuou a consolidar o seu compromisso com os negócios, as pessoas e o planeta. Além do mais, em 2019 redefiniu o seu propósito global, Refresh the world. Make a difference (Refrescar o mundo. Fazer a diferença), onde reconhece a importância da sustentabilidade e lhe atribui um papel fundamental.

 

Num momento dominado pela incerteza causada pelo coronavírus, “agora mais do que nunca, precisamos de empresas que façam da sustentabilidade o seu propósito”, afirmam no documento os diretores da Coca-Cola Ibéria e da Coca-Cola Europacific Partners Ibéria. “Esse é o compromisso da Coca-Cola -afirmam- e continuará a ser no futuro: continuaremos a incorporar esses princípios de ação em cada uma das ações que realizarmos”.

 

Neste documento em pdf podes consultar o Relatório de Sustentabilidade 2019

 

Última atualização: 2/9/2020