O que faz com que a Coca-Cola tenha a mesma qualidade em todo o mundo? | Coca-Cola PT

O que faz com que a Coca-Cola tenha a mesma qualidade em todo o mundo? | Coca-Cola PT

A qualidade e a segurança alimentar dos produtos da The Coca-Cola Company são iguais nos mais de 200 países em que está presente. Assegurá-los é a máxima responsabilidade da empresa, uma prioridade fundamental da sua estratégia e parte dos principais valores da sua cultura. Qualidade e segurança alimentar são as bases para o seu sucesso junto dos consumidores em todo o mundo.

 

O objetivo da The Coca-Cola Company é fazer com que o consumidor tenha a confiança de que poderá desfrutar com total certeza do sabor inconfundível de cada uma das bebidas da empresa, independentemente de onde este se encontre. Não é de surpreender que o lema que resume a sua Política de Qualidade e Segurança Alimentar seja um Produto perfeito e de confiança em qualquer parte.

 

O objetivo da The Coca-Cola Company é fazer com que o consumidor tenha a confiança de que poderá desfrutar com total certeza do sabor inconfundível de cada uma das bebidas da empresa, independentemente de onde este se encontre

 

Para atingir esse objetivo, a empresa e os seus parceiros de engarrafamento em todo o mundo obedecem a rígidos padrões internacionais, além de terem criado uma série de processos e procedimentos próprios que vão além dessas normas a nível global. Assim, para garantir a qualidade e a segurança de seus produtos, a The Coca-Cola Company e os seus parceiros de engarrafamento devem aderir ao seguinte:

 

  • Padrões de Ouro de qualidade. Somente as fábricas autorizadas pela The Coca-Cola Company fabricam produtos intermediários e finais, cumprindo, assim, os procedimentos aprovados para a produção, o armazenamento e a distribuição.
  • Sistemas de Gestão. Garantia da implementação de políticas, padrões e programas de gestão da qualidade, fornecendo os recursos necessários para alcançar os objetivos de qualidade.
  • Gestão e evolução de risco. Diferentes ferramentas de avaliação, internas e externas, são utilizadas para garantir a conformidade com a estrutura legal vigente da The Coca-Cola Company e com os seus padrões.
  • Conformidade legal. Em cada um dos mercados onde a empresa opera, os requisitos legais locais são cumpridos.
  • Gestão de Incidentes e Resolução de Crises. Primariamente, o objetivo é proteger os clientes e os consumidores e, posteriormente, as marcas e a imagem da empresa.
  • Produção. A Coca-Cola Company conta com processos consolidados que estão alinhados com os compromissos de qualidade. Nesse sentido, existem equipas de trabalho dedicadas a monitorar continuamente tudo o que ocorre.
  • Distribuição e mercado. É o último elo para garantir a qualidade e a integridade das bebidas. Em todos os momentos, procura-se que a gestão e a comercialização do portefólio de produtos sejam ótimos.

 

Mais do que a certificação ISO

 

Cada funcionário envolvido na preparação, no armazenamento e no transporte de bebidas Coca-Cola é responsável pela sua qualidade e pela sua segurança. Cada funcionário envolvido na preparação, no armazenamento e no transporte de bebidas Coca-Cola é responsável pela sua qualidade e pela sua segurança.

Em Portugal, a Coca-Cola Europacific Partners Iberia, engarrafadora e distribuidora da Coca-Cola em Espanha e em Portugal, implementou Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar que permitem proteger os produtos, serviços e consumidores. Estes sistemas são baseados na melhoria contínua como um elemento-chave para alcançar a excelência nessas áreas e para manter a liderança no mercado.

 

Com a sua implementação, a Coca-Cola Europacific Partners Iberia garante a conformidade com os regulamentos aplicáveis, bem como os padrões internacionalmente reconhecidos (ISO 9001, FSSC 22000 e ISO 22000) e os requisitos específicos da empresa de toda a sua cadeia de abastecimento.

 

KORE é um programa da The Coca-Cola Company projetado especificamente para a sua atividade, que incorpora normas e requisitos que vão além da finalidade das certificações ISO

 

Em relação a este último, a The Coca-Cola Company e seus parceiros de engarrafamento são regidos pelo Coca-Cola Operating Requirements (KORE), um programa exigente desenvolvido pela empresa e concebido especificamente para a nossa atividade, integrando normas e requerimentos que vão além das certificações ISO.

 

E se as fábricas de engarrafamento em Espanha e em Portugal estão sob a proteção da ISO há anos. O mesmo acontece com o Departamento Técnico da Coca-Cola Iberia. Os cerca de 20 profissionais que o compõem estão responsáveis ​​por garantir o cumprimento da legislação alimentar e o suporte técnico para o lançamento de novos produtos, embalagem e equipamentos de distribuição, bem como fornecedores e engarrafadores para atender aos requisitos técnicos.

 

Controle exaustivo da cadeia de abastecimento

 

Cada funcionário envolvido na preparação, no armazenamento e no transporte de bebidas Coca-Cola é responsável pela sua qualidade e pela sua segurança. Cada funcionário envolvido na preparação, no armazenamento e no transporte de bebidas Coca-Cola é responsável pela sua qualidade e pela sua segurança.

Desde o início ao fim do processo, a empresa mantém um controle exaustivo de toda a cadeia de abastecimento. Isso significa que cada funcionário cujo trabalho está relacionado à manipulação dos ingredientes de bebidas e de embalagens, bem como com a elaboração, o armazenamento e o transporte dos produtos, é responsável por sua qualidade e segurança. Isso inclui:

 

  • A limpeza e a higiene das fábricas, bem como controlo de pragas. Devem também ser levados a cabo programas de análise de produtos para prevenir riscos químicos e biológicos.
  • Acompanhar a cadeia de abastecimento. Isso implica saber exatamente onde é que cada lata ou garrafa se encontra, desde que é produzida até chegar ao consumidor. A capacidade do sistema para recuperar o produto a partir da sua distribuição no ponto de venda é testada, pelo menos, duas vezes por ano.
  • Garantir a presença de selos de segurança nos ingredientes, produtos intermediários e produtos finais através da cadeia de abastecimento, assim como controlar o acesso a áreas de produção e armazenamento dos produtos.
  • Cumprir os requisitos legais locais de cada um dos mercados onde atua.
  • Recorrer apenas a fornecedores autorizados para aquisição de ingredientes, embalagens, materiais e equipamentos utilizados na produção e distribuição de produtos da The Coca-Cola Company.

 

A relação da Coca-Cola com os seus fornecedores para assegurar a qualidade

 

Os engarrafadores devem utilizar sempre ingredientes e recipientes aprovados pela The Coca-Cola Company, de fornecedores autorizados. Os engarrafadores devem utilizar sempre ingredientes e recipientes aprovados pela The Coca-Cola Company, de fornecedores autorizados.

Nessa execução impecável de toda a cadeia de abastecimento, para que todos os dias milhões de pessoas em todo o mundo continuem a optar pelas bebidas da The Coca-Cola Company, os fornecedores da empresa desempenham um papel vital. Assim, isso requerer que os fornecedores de ingredientes e embalagens primárias:

 

  • Implementação de padrões de segurança alimentar reconhecidos pela Global Food Safety Initiative (GFSI). A empresa solicita a todos os fornecedores de ingredientes e de embalagens primárias a aplicação de qualquer um dos padrões de segurança alimentar reconhecidos pelo GFSI: BRC Global Standard Version 5; CanadaGAP; Dutch HACCP (Option B); FSSC 22000; International Food Standard Version 5; SQF 2000 Level 2; y Synergy 22000.
  • Conformidade com os Supplier Guiding Principles (Princípios Orientadores para Fornecedor), que transmitem os valores e as expectativas da empresa. Todos os fornecedores de ingredientes e de materiais de embalagem devem comprometer-se com os Supplier Guiding Principles. Além disso, os fornecedores de ingredientes também devem confiar nos Sustainable Agriculture Guiding Principles (Princípios Orientadores da Agricultura Sustentável) ou nos princípios equivalentes da Sustainable Agriculture Initiative (SAI).
 

Posteriormente, a fim de garantir o cumprimento das obrigações adquiridas, todos os fornecedores comprometidos com os Supplier Guiding Principles (matérias-primas e packaging) são auditados pela Coca-Cola.

 

Oferecer a mais alta qualidade requere uma execução impecável de toda a cadeia de abastecimento e, nisso, os fornecedores da The Coca-Cola Company desempenham um papel essencial

 

No caso de fornecedores de ingredientes sujeitos aos Sustainable Agriculture Guiding Principles, estes estarão sujeitos a auditorias ambientais a partir de 2020, quando o período obrigatório começar.

 

Adicionalmente, os fornecedores devem cumprir todas as leis, regulamentos e requisitos locais e nacionais aplicáveis ​​à produção e distribuição dos produtos da The Coca-Cola Company, bem como à prestação de serviços.

 

Melhores produtos todos os dias

 

Todos estes sistemas exigentes, próprios e em conformidade com os requisitos internacionais, garantem os mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar dos produtos The Coca-Cola Company, desde a origem das próprias bebidas até ao mercado.

 

Portanto, todos os processos de seleção dos fornecedores de matérias-primas e de embalagens; a produção, o armazenamento e o transporte da The Coca-Cola Company relacionam-se entre si para oferecer aos consumidores melhores produtos todos os dias.

 

Última atualização: 11/05/2015