Explorar o disco da Coca-Cola | Coca-Cola PT

Explorar o disco da Coca-Cola | Coca-Cola PT

Da tipografia simbólica da Coca-Cola, que chamamos Spenceriana, à inconfundível garrafa contour, Coca-Cola já trabalhou durante mais de 130 anos para criar os seus próprios ícones de design de marca.

 

No meio de todas as inovações e criatividades alavancadas pela Companhia, há um símbolo que se sobressai e se faz notar de forma silenciosa: o disco vermelho.

 

Desde que foi representado pela primeira vez nos anos 30, o disco vermelho tem sido utilizado na publicidade da Coca-Cola.

 

A imagem rapidamente se tornou presente em várias montras de lojas e tornou-se um emblema e uma referência. Utilizado para assinalar os locais onde era possível comprar uma Coca-Cola verdadeira, o disco vermelho foi purificado e sistematizado pelo diretor criativo de D’Arcy Advertising, Archie Lee, em 1947.

 

James Sommerville explora o legado de design da Coca-Cola

 

Os consumidores de hoje, em qualquer parte do mundo, conseguem ver o disco vermelho da Coca-Cola no final de cada anúncio da campanha de “Taste the Feeling”, seja em televisão, em outdoors ou mesmo na imprensa.

 

“Ao aplicar o disco vermelho através da marca registada da Coca-Cola, estamos a utilizar um recurso de assinatura de forma contemporânea e surpreendente para partilhar a equidade da Coca-Cola em todos os seus produtos”, afirma James Sommerville, vice-presidente global de Design da Coca-Cola.

 

“Embora o disco vermelho nem sempre seja apresentado da mesma forma, quer na própria garrafa, quer num anúncio TV, o resultado é uma assinatura de marca consistente que atualiza o nosso ícone de disco vermelho familiar, de uma forma contemporânea e moderna”, afirma.

 

Para Sommerville, o disco trata de capturar o amor que os nossos clientes têm com o vermelho original da Coca-Cola. “O disco vermelho estava presente nas lojas, nas ruas… era como um farol, uma marca de confiança que transmitia a cada pessoa que passava o seguinte: 'vais poder beber uma Coca-Cola real aqui, nesta loja', e isso foi durante os anos 40 e 50. Nos dias de hoje, estamos a adaptar essa mesma ideia”.

 

“Quando vês o disco vermelho numa lata ou garrafa, sabes que estás a comprar uma Coca-Cola real. Estamos a adaptar aquilo que foi feito na década de 40, mas de uma forma ainda mais especial e marcante para o consumidor, e não apenas enquanto sinalização física”, afirma James Sommerville.

 

Última atualização: 08/02/2018