Está prestes a iniciar-se a III edição da POWERADE MTB Non Stop Madrid-Lisboaa prova mais dura e longa do mundo, sem paragens, num desafio que levará cerca de 700 bikers a percorrer trilhos e espaços únicos desde Madrid até à meta, em Lisboa.

A prova que reuniu mais de 1000 participantes nas edições anteriores volta a desafiar todos os limites entre 25 e 27 de setembro. O objetivo é claro: percorrer 770 km em menos de 55 horas. Recorde-se que a equipa vencedora da edição de 2014 completou o percurso no tempo de 28 horas 53 minutos e 32 segundos. Conseguirá algum biker bater esse recorde?

Pela primeira vez a competição conta com um representante português e com uma participante feminina na categoria “a solo”. Rodolfo Dias e Noémia Lopes, natural do Brasil e radicada em Espanha há 15 anos, são, respetivamente, os atletas que vão tentar entrar para a história da Powerade MTB Non Stop Madrid-Lisboa como o primeiro português e a primeira mulher a completar o percurso de forma individual. Estes participantes integram um grupo de 47 bikers que aceitaram o desafio de ligar Madrid a Lisboa sem colegas de equipa.

No total estarão cerca de 700 participantes e 239 equipas em prova. Portugal vai estar representado por 59 atletas, entre eles os cantores Nélson e Sérgio Rosado (Anjos) que formam equipa com o ator Alexandre Silva, o ex-futebolista João Tomás e o ciclista profissional Rui Sousa que lideram outra das equipas nacionais.

O percurso desenvolve-se desde Madrid, passando por Castilla-León, Extremadura, Alentejo e, finalmente, Lisboa, com chegada prevista dos primeiros ciclistas no final do dia 26, sábado, ao Parque das Nações.

O que torna esta prova tão especial?

A maratona Powerade MTB Non-Stop Madrid-Lisboa apresenta um conceito totalmente inovador: organizados em equipas de dois, três ou quatro participantes, ou de forma individual para os mais corajosos, os ciclistas vão percorrer, de dia e de noite, a distância que separa as capitais ibéricas. Mas o que realmente torna esta competição única é o facto de não ter paragens obrigatórias, dando a oportunidade aos bikers de fotografar paisagens deslumbrantes tanto de dia como de noite. Todos os participantes terão à sua disposição um dispositivo para acompanhar em tempo real a sua localização e evolução ao longo da prova. Montanha, amigos e pedais…está feita a combinação perfeita para viajar de Madrid a Lisboa.

Como é o percurso?

Os 770 km que separam Madrid de Lisboa atravessam as províncias de Madrid, Ávila e Cáceres, e os distritos de Portalegre, Santarém e Lisboa, entre relevos, caminhos e trilhos. O percurso tem um desnível acumulado superior a 10.000 metros. Um desafio difícil de superar e só ao alcance dos mais resistentes. O espírito de equipa será, por isso, um elemento essencial para atingir a meta da Powerade Non-Stop Madrid-Lisboa.

Percorrer a península ibérica a pedalar tem tudo para ser uma experiência memorável! Desde pequenas colinas a montanhas íngremes, passando por vales perigosos e caminhos tumultuosos… tudo acontece desde o nascer até ao pôr-do-sol. Vários ciclistas, ao pedalar de noite, já admitiram mesmo ser surpreendidos por companheiros inesperados, como veados. 

A prova é composta por vários pontos de hidratação, com os habitantes de cada localidade em causa a encarregar-se de que não falta nada aos participantes: tanto a distribuição de líquidos como de comida será garantida a todos os ciclistas. Esta é uma fase fundamental para repor energias, pois o desgaste é grande e as horas de sono são escassas.

As várias localidades competem entre si para ser o melhor ponto de hidratação: o grupo de voluntários que mais se esforçar ganha um prémio atribuído pela organização. A ajuda acontece, no entanto, de forma desinteressada e a qualquer hora do dia (e da noite), um gesto que os ciclistas valorizam muito. No fundo, cada localidade que recebe a caravana da prova, vê chegar um aparato de meios técnicos que torna o dia diferente. As pessoas em cada localidade organizam-se para prestar o melhor apoio à caravana e aos ciclistas, ficando por dentro de toda a ação.

Uma festa em cada localidade

Será esta prova adequada para mim?

Powerade Non-Stop Madrid Lisboa é um desafio que merece ser apreciado. Quer seja fazendo parte dele, ou simplesmente observando a prova com espetador.  Um desafio aberto a toda a gente. Qualquer pessoa pode inscrever-se com a sua equipa. Com ou sem experiência, qualquer um pode participar, o que importa é desafiar os limites e fortalecer os laços de companheirismo.

O trabalho de equipa é fundamental para chegar ao fim da prova. Pedalar de forma rápida e intensa, ter em mente o companheiro que está a correr enquanto os outros descansam, garantir o descanso necessário e repor energias de forma adequada de modo a render o máximo! A missão de cada um dos colegas de equipa, incluindo aqueles que prestam apoio logístico, é crucial.

Pedalar, desfrutar, chegar à meta. Este é o grande desafio da Powerade Non-Stop Madrid Lisboa.