O corpo humano é concebido para estar em movimento. Apesar de, em grande parte do dia, estarmos sentados ou deitados, o nosso organismo sente-se bastante melhor quando nos movimentamos: a atividade física faz com que geremos endorfinas, as famosas "hormonas da felicidade", além de permitir que nos mantenhamos saudáveis e em forma. 

Não se trata apenas de fazer exercício físico, mas de nos mantermos ativos no nosso dia-a-dia, sempre que pudermos. Temos sempre o poder de escolher entre uma opção mais confortável e outra, que pode representar algum esforço físico, mas que nos fará sentir melhor física e mentalmente: usar as escadas em vez do elevador; andar a pé em vez de apanhar o autocarro... Podes optar por ter uma vida mais ativa e renunciar ao sedentarismo para cuidares do teu corpo. 

Na Coca-Cola, acreditamos que um estilo de vida ativo onde as escadas e os passeios de bicicleta fazem parte da nossa rotina. Pormo-nos em movimento irá ajudar-nos a estar em forma, a estar melhor connosco próprios e a sermos mais felizes. Se contagiarmos com este movimento os que nos rodeiam, partilharemos também essa felicidade. Movimento é felicidade.

Quantas calorias estou a queimar?

Uma caloria não é mais do que uma unidade com a qual medimos a energia de que precisamos para realizar um trabalho. Damos todos os dias energia ou calorias necessárias ao nosso corpo, para nos mantermos vivos e ativos, através da comida e bebida, e gastamos essas calorias, entre outras coisas, através do desporto e da atividade física.

Qualquer tipo de atividade representa um gasto calórico para o nosso corpo, que é maior quando nos movimentamos. Por exemplo, quando estamos sentados, só pelo simples facto de estarmos na posição vertical já estamos a gastar calorias, embora sejam muito poucas (cerca de 30 calorias por hora numa pessoa de 70 quilos). No entanto se, em vez de estarmos sentados durante uma hora, decidirmos ir dar uma volta a pé, a um ritmo ligeiro, essas calorias multiplicam-se chegando a consumir cerca de 290 calorias por hora. Além disso, com o nosso passeio poderemos gerar endorfinas e bem-estar para o nosso corpo.

As atividades quotidianas que fazemos em casa e que implicam movimento devem ter um consumo calórico entre ligeiro e moderado: passar a ferro ou limpar o pó faz com que gastemos entre 140 e 160 calorias por hora.

As atividades desportivas oscilam entre um gasto calórico moderado e alto, dependendo do esforço a que submetemos o nosso corpo: dançar ou nadar tranquilamente fará com que queimemos cerca de 330 calorias por hora, enquanto num desporto mais intenso como o futebol ou corrida poderemos chegar às 600-700 calorias por hora.

Mantém-te ativo no teu dia-a-dia

O nosso objetivo é promover um "Estilo de vida ativa" como filosofia de vida na sociedade: as oportunidades para nos mexermos estão aí, são práticas e realistas e só temos de saber aproveitá-las.

Inspire-se com as 100 ideias para se manter ativo que mostraremos de seguida:

25 ideias para ter uma vida ativa no trabalho

25 ideias para se manter ativo em casa 

25 ideias parase manter ativo nos seus tempos livres

25 ideias para uma vida ativa na escola e depois da escola