1. Qual é o objetivo desta informação?

Esta informação é um primeiro passo fundamental para que a Coca-Cola Portugal partilhe abertamente as suas parcerias no que diz respeito às áreas da saúde, nutrição e atividade física. Este espaço informativo permite que se possa aceder abertamente às nossas colaborações de uma forma mais acessível.

2. Que outras ações vão ser implementadas pela Coca-Cola Portugal, no sentido de partilhar as suas parcerias? 

A partilha dos diferentes apoios financeiros a parcerias nas áreas da saúde, nutrição e atividade física, é um primeiro passo no âmbito de uma política de maior abertura. A divulgação desta informação, que será atualizada pelo menos anualmente, tem esse objectivo.

3. Porque é que estão a divulgar esta informação agora? 

Queremos demonstrar total abertura em relação aos apoios financeiros de parcerias nas áreas da saúde, nutrição e atividade física.

Nos Estados Unidos da América publicámos recentemente uma lista de parcerias nas áreas da saúde e bem-estar apoiadas por nós nesse país entre 2010 e setembro de 2015. Este é próximo passo da iniciativa com a publicação de uma listagem similar de projetos implementados no mercado português entre 2010 e dezembro de 2015. É o início de um processo global que levará a que cada país apresente a mesma informação com atualizações, pelo menos, uma vez por ano.

Também iniciámos o processo de revisão dos protocolos que servirão de base para futuras decisões de apoio de programas de saúde e bem-estar. O critério para a implementação de projetos de saúde e bem-estar serão a relevância, credibilidade e transparência. Agradecemos o vosso feedback e questões adicionais que tenham. Para tal poderão contatar-nos através do email: asuntoscientificos@coca-cola.com

4. Que informações estão incluídas? 

Incluímos as parcerias realizadas pela Coca-Cola Portugal com entidades jurídicas sediadas em Portugal relacionadas à área de saúde, nutrição e atividade física.  

Excluímos o apoio económico realizado a entidades que não tenham sede em Portugal, assim como:

  • Investigações sobre ingredientes, recipientes, produtos ou marcas que não estão ligados à saúde, nutrição e atividade física;
  • Investigações sobre novos ingredientes, recipientes, produtos ou novas marcas e o seu desenvolvimento;
  • Atividades de formação interna realizadas pela companhia;
  • Atividades de formação externa realizadas diretamente como Coca-Cola Portugal.

Para consultar o conjunto de elementos enumerados que não se encontram nesta publicação clique aqui

5. O que se pretende dizer com “parceria” nesta informação? 

Para efeito da informação publicada, utilizamos o termo “parceria” num sentido informal, fazendo referencia à nossa relação com entidades com sede em Portugal que receberam apoio económico por parte da Coca-Cola Portugal, assim como outras empresas do setor, para apoiar os seus programas de saúde, nutrição e atividade física e atividades e de comunicação promovidas em Portugal entre 2010 e 2015.

6. A Coca-Cola Portugal faz investigações próprias sobre saúde e nutrição? 

A Coca-Cola Portugal não faz investigações próprias sobre saúde e nutrição.

7. Quando as iniciativas de colaboração em saúde e nutrição são publicadas no site, que garantias temos que a informação está completa? 

Temos atuado de boa-fé no sentido de revelar todos os apoios que cumprem os respectivos critérios de inclusão. Caso falhe algo que preencha esses critérios, será publicado numa das atualizações, previstas "pelo menos" anualmente.

8. Porque é que a Coca-Cola Portugal apoia organizações científicas de saúde e nutrição?

Providenciamos apoio económico para organizações com esse cariz específico através da The Coca-Cola Foundation e da Coca-Cola Portugal. As nossas parcerias com as sociedades científicas têm por objectivo apoiar atividades. Mais concretamente colaboramos com um conjunto de organizações que desenvolvem, executam e promovem programas de saúde, nutrição e atividade física e providenciam apoio nessas áreas, bem como programas destinados consciencializar e educar as pessoas sobre estilos de vida saudáveis. Tratam-se de entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Quando estas entidades realizam atividades educativas com o nosso apoio, realizam-nas sem fins lucrativos.

9. As organizações que recebem o apoio da Coca-Cola Portugal podem promover os seus produtos? 

Não. O apoio económico é providenciado de forma incondicional para apoiar a missão e objetivos de cada organização.  


10. Em que consiste a The Coca-Cola Foundation e o que a diferencia da The Coca-Cola Company?  

A The Coca-Cola Foundation é a entidade através da qual se realizam as ações filantrópicas a nível mundial da The Coca-Cola Company. Foi criada nos EUA em 1984 como uma organização de responsabilidade social. Através da Fundação a The Coca-Cola Company tem investido anual e globalmente 1% do seu resultado operacional do ano anterior em comunidades sustentáveis em todo o mundo.

O seu apoio é estruturado em 3 áreas estratégicas: água (conservação, saneamento, ajuda humanitária de emergência após catástrofes naturais, etc.); mulheres (emancipação financeira) e bem-estar (estilo de vida ativo e equilibrado, educação e desenvolvimento da juventude).


11. Que iniciativas promove a Coca-Cola Portugal para reduzir o consumo de açúcar e calorias?

  • Oferecemos aos consumidores mais opções para que possam escolher as bebidas que mais se adequem ao seu estilo de vida. A Coca-Cola Portugal dispõe atualmente de uma versão light e / ou zero para uma variedade de marcas.
  • Durante os últimos 15 anos a redução do aporte de açúcar e de calorias por litro do total de vendas de bebidas de The Coca-Cola Company em Portugal foi superior a 17%.
  • As bebidas zero e também algumas light comercializadas pela Coca-Cola em Portugal, caracterizam-se por não terem açucares ou açúcar adicionado, como é o caso das que contêm uma percentagem de sumo e que aportam menos de 4 kcal por 100 ml. Estes produtos representaram 21% do total de vendas de The Coca-Cola Company em Portugal durante 2015, o que implica um aumento de 2 pontos em relação a 2014.
  • Vendemos embalagens pequenas.
  • Lançámos a Fanta Go com adoçantes sem ou com baixas calorias, contribuindo para uma redução em 30% de açúcares e calorias. E lançámos a Sprite Fresh com uma redução de 80% de açúcares e calorias.
  • Atualmente as bebidas sem calorias e sem açúcar comercializadas pela Coca-Cola em Portugal são: Coca-Cola Zero (zero açúcar, zero calorias); Coca-Cola Zero Zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína); Coca-Cola Light (sem açúcar, sem calorias); Fanta Zero Laranja e Fanta Zero Limão (7% sumo de laranja e 1% sumo de limão, respetivamente zero calorias, açúcares naturalmente presentes no sumo de fruta); Nestea Limão sem açúcar, sem calorias, descafeinado; e Aquabona.