Mais de um século de história dá para muito. E, quando ao longo dessas décadas, uma marca torna-se numa das mais conhecidas do mundo, ainda mais. Durante este período, a Coca-Cola produziu milhares de objetos de merchandising e edições especiais de garrafas. Além disso, artistas de todo o mundo inspiraram-se também para criar incríveis obras de arte em tela.

Podes pensar que tudo isto deveria estar num museu, e tens razão. De facto, em Atlanta, nos escritórios centrais da Coca-Cola, a empresa tem um grande arquivo onde são guardados todos os tipos de objetos relacionados com a bebida mais famosa do mundo e, além disso, pode ser visitado através da Internet, para que possas saciar a curiosidade sem sair de casa.

Vemos alguns objetos que podemos encontrar aqui?


O copo da Coca-Cola

Uma das grandes obsessões da Coca-Cola tem sido que os consumidores possam, em qualquer sítio, desfrutar de um copo do refresco perfeito. Por isso, quando a mistura de água gaseificada e jarabe ainda era feita no ponto de venda, foram produzidos estes copos para indicar a proporção exata de xarope (marca inferior) e gelo (marca superior) que se misturavam depois com água gaseificada. O copo é canadiano e data de 1925.


Coca-Cola no espaço

Estar longe de casa faz sempre com que sintas falta de algumas coisas, mas por sorte a Coca-Cola não é uma delas, já que está disponível em praticamente todo o mundo. Mas, e se formos mais além, para o espaço? Também não é problema. Graças a este dispensador de Coca-Cola que, em 1995, viajou a bordo da nave espacial Discovery, os astronautas puderam desfrutar de Coca-Cola e Coca-Cola Light a vários quilómetros da terra.


A garrafa direita da Coca-Cola

Como podemos ver, esta garrafa de 1910 tem um desenho reto bastante convencional. E embora atualmente seja um ícone mundial,a garrafa arredondada Contour só foi criada cinco anos mais tarde, em 1915, fruto de um concurso entre engarrafadores para a obtenção de um modelo comum.

Anteriormente, cada engarrafador tinha os seus próprios desenhos. Este que temos aqui é da E.I. Husting Bottling Co, de Milwaukee, Wisconsin.


A fonte para aperitivos

Nesta outra peça, a garrafa Contour era já um ícone da marca. Estamos em 1936, e os norte-americanos sabiam algo que os espanhóis sempre souberam: que uma Coca-Cola é melhor acompanhada com algo para comer.

Esta peça define-se como uma fonte para biscoitos salgados. Era de alumínio e deliciava os consumidores que a utilizavam em casa para os seus convidados, acompanhada, claro está, de umas garrafas de Coca-Cola.

Ficaste com vontade de saber mais?

Estes são alguns dos exemplos dos milhares de objetos que a Coca-Cola guarda no museu em Atlanta. Felizmente, não é preciso que viajes para o visitar: podes fazê-lo de forma virtual e passar horas e horas entre as suas prateleiras, a descobrir verdadeiras curiosidades da Coca-Cola. Não te esqueças de partilhar as tuas melhores descobertas connosco!