• Final em Setúbal, Cidade Europeia do Desporto, em junho
  • Olheiros do Sport Lisboa e Benfica vão escolher Seleção Coca-Cola 2016
  • Cartão Branco consolida-se como importante instrumento de valorização de atos de fairplay e desportivismo

20 de abril de 2016 - A maior prova de desporto juvenil nacional está de regresso aos relvados portugueses. A Taça Coca-Cola volta a percorrer todas as regiões de Portugal, até chegar à grande final, agendada para Setúbal em junho. Este ano o Funchal acolheu a 1ª etapa da prova, onde jovens entre os 13 e os 15 anos aceitaram o desafio da Coca-Cola e celebraram o futebol e o fairplay.

Como habitual nas edições anteriores, a Taça Coca-Cola tem uma primeira fase composta por seis etapas regionais, que teve o seu início no Funchal, passando em seguida por Vila Nova de Famalicão, Oeiras, Viseu, Ribeira Grande, Silves e com a final agendada para Setúbal, que este ano é a Capital Europeia do Desporto. (ver calendário mais à frente)

O torneio reúne um conjunto de entidades ligadas ao desporto em prol do fairplay – Comité de Honra da Taça Coca-Cola – que este ano é composto pela Câmara Municipal de Setúbal, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), o Comité Olímpico de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.

Cartão Branco – a inovação pelo fairplay que nasceu na Taça Coca-Cola e que é já uma realidade em muitas modalidades

A Taça Coca-Cola volta a contar, uma vez mais, com o Cartão Branco, uma iniciativa pioneira da Coca-Cola, que serve para reforçar positivamente atitudes de desportivismo efairplay durante a competição, seja junto dos jogadores, seja junto do público. Face aos resultados positivos, o Cartão Branco está a ser alargado pela Confederação dos Árbitros e Juízes de Portugal (CAJAP) pelo IPDJ à Associação de Futebol de Setúbal, Leiria, Lisboa e às Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol, Corfebol, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e Patinagem.

Olheiros do SL Benfica escolhem Seleção Coca-Cola 2016

Para além da experiência de jogar um torneio de futebol com os amigos e viver todas as características de um jogo profissional, os jovens jogadores têm a possibilidade de ir mais longe no seu sonho. Em todas as partidas vão marcar presença “olheiros” da prova. Profissionais do SL Benfica que pré-selecionam alguns dos jogadores que poderão vir a integrar a Seleção Coca-Cola, masculina e feminina, que disputará a final da prova, no dia 19 de junho, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. A lista final será divulgada após a última etapa regional e todos os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio desportivo de preparação para a final com técnicos do Sport Lisboa e Benfica no Caixa Futebol Campus durante três dias que antecedem a final.

Mais do que uma competição, a Taça Coca-Cola pretende ser um ponto de encontro para toda a família. Para isso, em cada etapa regional estará presente um parque temático, destinado a toda a população, com entrada gratuita, onde podem ser praticadas diversas atividades tendo o fairplay e a sociabilidade como eixos fundamentais.

Sobre a Taça Coca-Cola

Com cerca de 98 mil participantes desde 2002, a Taça Coca-Cola é um torneio de futebol de 11 destinado a jovens de ambos os géneros com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Assumindo-se como a maior iniciativa no campo do desporto juvenil não-federado em Portugal e uma das mais emblemáticas provas de futebol, a prova tem conquistado jovens e famílias de todo o país e assinala o compromisso da Coca-Cola na promoção de estilos de vida que integrem práticas desportivas regulares.

Calendário da prova

1.ª Etapa / 16 de abril – Funchal, Campo de Futebol Adelino Rodrigues

2.ª Etapa / 01 de maio – Vila Nova de Famalicão, Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão

3.ª Etapa / 14 e 15 de maio – Oeiras, Centro Desportivo Nacional do Jamor

4.ª Etapa / 21 de maio – Viseu, Parque Desportivo do Fontelo

5.ª Etapa / 28 de maio – Ribeira Grande, Estádio Municipal da Ribeira Grande

6.ª Etapa / 05 de junho – Silves, Estádio Municipal de Armação de Pera

FINAL / 18 e 19 de junho – Setúbal, Complexo Municipal de Atletismo

Sobre The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company é a maior companhia de bebidas do mundo, que refresca os consumidores com quase 500 marcas de bebidas com e sem gás e mais de 3800 opções de bebidas à escolha.

A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas pelos consumidores de todo o mundo e também uma das mais valiosas, reforçando esse estatuto ao longo dos anos. O portfólio da companhia inclui outras marcas avaliadas em 20 mil milhões de dólares (dos quais 18 mil milhões disponíveis nas opções de bebidas com calorias reduzidas, baixas ou sem calorias), como Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, Vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak.

Para mais informação sobre a nossa companhia, visite o website www.thecoca-colacompany.com.

Para mais informações sobre a Coca-Cola em Portugal, por favor visite www.cocacolaportugal.pt, siga-nos no Twitter, em twitter.com/CocaCola_PT, no Instagram, em cocacolaportugal, e no Facebook, em https://www.facebook.com/cocacolaportugal/.

Ana Mazarelo: anamazarelo@lpmcom.pt
Pedro Rio: pedrorio@lpmcom.pt