LISBOA, 4 de julho de 2017 – “Coca-Cola… a Tal”. Foi com este slogan que, em 1977, a Coca-Cola se apresentou a todos os portugueses, convidando-os a desfrutar do seu lado mais refrescante e a viver os melhores momentos da vida com um brinde de Coca-Cola bem gelada. Quarenta anos depois de ter sido comercializada pela primeira vez em Portugal, no dia 4 de julho de 1977 em Lisboa, celebra este marco com o lançamento de uma campanha publicitária que sublinha a sua ligação aos portugueses e a presença nos momentos mais memoráveis do país.

Recorde aqui o primeiro anúncio da marca.

Ao longo destes 40 anos, a Coca-Cola ganhou um espaço no dia-a-dia dos portugueses, acompanhando-os nos momentos de celebração em família e com os amigos, nos principais eventos desportivos, musicais e culturais, na promoção do país dentro e fora das fronteiras, sem esquecer o contributo dado ao nível económico e social com a sua atividade.

Orgulha-se de ter estado presente em páginas inesquecíveis da história recente do país como, por exemplo, o Campeonato do Mundo de Juniores, realizado em Lisboa em 1991, no qual Portugal se sagrou bicampeão mundial; a Expo’98, onde apresentou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país; o Euro’2004, o maior evento desportivo organizado no país, que uniu os portugueses em torno da seleção nacional.

A homenagem às características únicas do país levou a Coca-Cola a estar presente em espaços icónicos, como o elétrico 28, e a desenvolver produtos personalizados e ações específicas para o mercado nacional como, por exemplo, a coleção Património Revisitado, que já homenageou monumentos nacionais classificados como Património da Humanidade pela UNESCO (Convento de Cristo em Tomar, Gravuras Rupestres de Foz-Côa, Palácio da Pena em Sintra, Torre de Belém, Centro Histórico do Porto e Floresta Laurissilva da Madeira); a campanha “Partilha uma Coca-Cola com”, que colocou nas latas os nomes próprios mais comuns, e mais recentemente a campanha “Partilha uma Coca-Cola bem gelada em”, que não só homenageia destinos turísticos nacionais como os promove além-fronteiras, em outros países europeus.

Para Tiago Lima, Diretor de Relações Externas da The Coca-Cola Company para Portugal, “é um motivo de orgulho para a Companhia e um marco inesquecível para todos nós a Coca-Cola celebrar 40 anos em Portugal. São quatro décadas de uma relação de grande proximidade, em que acompanhámos de perto as mudanças culturais e sociais do país, em que vivemos juntos momentos marcantes e em que assistimos à forma como o país se desenvolveu e modernizou. Temos um sentimento de satisfação pelo contributo dado pela Coca-Cola para essa realidade e nada melhor do que celebrar esta ligação forte da marca com os portugueses este ano”.

Uma presença nacional consolidada com criação de valor local

Produzida e apreciada pela primeira vez em 1977, a Coca-Cola chega atualmente aos portugueses através da sua fábrica, a Refrige, localizada em Azeitão, distrito de Setúbal. É a partir daqui que são engarrafadas cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todos os pontos de venda do país. Integrada atualmente na Coca-Cola European Partners, a Refrige é um dos engarrafadores mais modernos da Europa e conta com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, bem como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira.

Atualmente o Sistema Coca-Cola emprega 400 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Para saber mais sobre a história da Coca-Cola em Portugal, por favor consulte em anexo a factsheet e visite http://www.cocacolaportugal.pt/.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company é a maior companhia de bebidas do mundo, que refresca os consumidores com quase 500 marcas de bebidas com e sem gás.

A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas pelos consumidores de todo o mundo e também uma das mais valiosas, reforçando esse estatuto ao longo dos anos. O portfólio da companhia inclui outras marcas avaliadas em 12 mil milhões de dólares, como Fanta, Sprite, Vitaminwater, Powerade, Minute Maid e Georgia Coffee.

Globalmente, somos o fornecedor nº 1 de bebidas com gás, sumos, chás e cafés prontos-a-beber. Os nossos consumidores espalhados em mais de 200 países apreciam as bebidas da Companhia através do maior sistema de distribuição de bebidas do mundo. São cerca de 1,6 mil milhões de garrafas vendidas por dia.

Com um compromisso duradouro de construir comunidades sustentáveis, a nossa Companhia está focada em iniciativas que protegem o ambiente, conservam os recursos e melhoram o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Para mais informação sobre a nossa companhia, visite o website www.thecoca-colacompany.com.

Para mais informações sobre a Coca-Cola, por favor visite www.cocacola.pt