Se torces o nariz quando és convidado para ir ao teatro ou até gostas, mas não procuras por peças, aqui estão cinco motivos para te deixares de coisas e ires comprar o bilhete. E se até gostas de teatro, então estas razões vão servir para convenceres aquele teu amigo teimoso a acompanhar-te.

É como ver um filme em direto

No teatro o mundo irreal está ao alcance da tua mão. O cinema é plano e bidimensional, mas no teatro quase podes tocar nos teus heróis e vilões preferidos, cheirar o ambiente, e até saboreá-lo!

Proximidade entre os atores e os espetadores

Como estás tão próximo dos atores, a história e as personagens envolvem-te muito mais. Sentes as coisas de forma mais intensa: desde sofrer a morte de um personagem que acarinhaste até ríres-te de uma situação ridícula com a qual teidentificas. Esqueces-te do grupo de pessoas que está a atuar para ti. Naquele momento, aquilo é a tua realidade.


 

Obriga-te a sair de casa

Com a possibilidade de ver filmes no streaming, às vezes tendemos a ficar em casa. Houve quem tentasse, inclusive, colocar o teatro em vídeo, mas não resultou. Para ver uma boa peça, é preciso sair do sofá. Não é uma ótima razão para saíres de casa?

Fala com quem fez

Os diretores não estão em todas as sessões, mas, por vezes, aparecem no local. Gostaste da obra? Então conversa com o elenco e o encenador: pode ser que tenhas outra perspetiva quanto à peça. Não gostaste? Conversa também! Faz as tuas críticas.

Melhora as tuas capacidades sociais

Podes extrair sempre alguma coisa das obras teatrais, desde um pormenor que te vai preencher a cabeça durante uns minutos, até àquilo que te vai fazer mudar completamente a tua forma de viver e de pensar. O teatro ensina-te a pensar de forma mais lúcida, a expressares-te melhor, a emocionares-te sem teres vergonha, a mostrar empatia com os outros, a desinibires-te em situações que normalmente te fariam corar!

Com tantas vantagens, porque é que continuas sem ir ao teatro? Assistir a uma peça ao vivo tem a magia de fazer apaixonar todos aqueles que se atrevem a experimentar.

Estás à espera do quê? Convida alguém especial e partilhem juntos as emoções do teatro.