Mais de metade do teu dia é dedicado ao trabalho? Então segue os nossos conselhos para relaxares no dia-a-dia e manteres o stress bem longe.

O stress pode aparecer em qualquer altura:

O dia-a-dia pode ser muito desafiante com a quantidade de tarefas laborais que surgem: cumprir prazos, responder a e-mails, pensar em novas ideias. Quanto mais pressionados nos sentimos, mais difícil é sermos produtivos: é irónico, mas é verdade! 

O stress é uma resposta humana e natural a situações desafiantes ou a exigências que colocamos a nós próprios. Por vezes, o stress é bom porque nos leva a terminar as tarefas e a viver com um propósito. No entanto, pode ter um efeito negativo para a saúde se estivermos nesta condição durante muito tempo.

Instrutor, Treinador, Psicoterapeuta e Agente de Mudança em Relações, Paul McNiff, conta com muitos anos de experiência a trabalhar com empresários, profissionais e equipas corporativas.

Partilhamos contigo os cinco conselhos simples e eficazes que McNiff nos oferece para elevares o teu estado de espírito no trabalho.

 

1. Mantém o teu ritmo natural:

Estar 12 horas sentado em frente ao computador? Esquece essa ideia, porque passar o dia curvado como um ponto de interrogação sobre a mesa pode trazer sérias consequências para a saúde e para a mente.

O nosso sistema físico, mental e emocional precisa de se refrescar a cada hora e meia. Caso contrário, ficamos sonolentos, irritados ou com fome. Se puxares demasiado por ti, a resposta de “luta ou fuga” do cérebro vai manter-te em andamento, o que é excelente para situações de emergência. Mas eventualmente vai-te desgastar e não vais ser capaz de pensar claramente ou de forma criativa.

Então, se te sentes a aproximar da zona de alerta vermelho, é altura de fazer uma pausa, não achas?

“Fazer pausas regulares para mover o corpo irá reduzir significativamente os níveis de stress”, diz McNiff. “Não tem de ser esgotante ou demorado. Mesmo que seja por apenas cinco minutos de caminhada, em torno do escritório ou no exterior, pode ajudar a ativar o botão de reset e reduzir a pressão que está a ser construída.”

Então, faz uma pausa nos e-mails, levanta-te, dá um passeio, visita mais a mesa dos teus colegas, estica as pernas, o pescoço e os braços! São as pequenas ações que te ajudam a ser mais ativo no teu local de trabalho.

 

2. Faz alongamentos e caminha

Não consegues ficar longe da tua mesa? McNiff sugere que faças alongamentos. Muitos locais de trabalho dão sugestões de alongamentos para reduzir a rigidez e aumentar o conforto na mesa, e o alongamento é, também, uma excelente maneira de soltar a tensão no corpo e na mente.

Queres uma solução perfeita para um dia agitado? “Em vez de se sentarem numa sala de reuniões, andem em redor com a outra pessoa (ou pessoas – um máximo de três é geralmente o melhor) enquanto estão a ter a reunião”, diz McNiff.

“Naturalmente, algumas reuniões não são adequadas para andar, porque pode ser difícil tomar notas enquanto se caminha. Mas, quando possível, andar durante as reuniões pode aumentar a criatividade, o que ajuda a reduzir os níveis de stress.”

 

3. Desliga-te das preocupações

É normal que te sintas sobrecarregado quando tens demasiadas coisas para fazer. Muitos de nós saltam tarefas e sentem que nunca vão terminar nada, o que pode levar a um grande nível de stress.

“Enquanto estás concentrado numa certa tarefa, não permitas que te distraias ou te preocupes com outras tarefas que também tens que realizar”, diz McNiff.

“Aceita que naquele momento a melhor coisa que podes fazer é dar toda a tua atenção à tarefa para que possas completá-la. E quando terminares, não importa o quão pequena é, risca-a da tua lista ou marca-a como completa. Riscar as coisas da tua lista pode relembrar que estás a alcançar objetivos e reduz significativamente os níveis de stress.”

McNiff sugere que desligues o teu e-mail. “Todas as vezes que ouvimos o som de um novo e-mail a chegar, é ativada a nossa curiosidade e distraímo-nos do nosso trabalho. E quando lemos o e-mail, ou mesmo quando verificamos de quem é, pode levar até 15 minutos para voltarmos ao que estávamos a fazer anteriormente.”

 

4. Procura motivos para rir e sorrir

É importante manter uma atitude positiva no trabalho. Pode parecer simples, mas sabias que uma maneira de reduzir instantaneamente o stress é sorrir? Então, procura motivos para sorrir com os teus colegas!

Manter um grande sentido de humor com os colegas de trabalho é uma excelente forma de aumentar a felicidade no trabalho. Uma piada divertida ou um vídeo divertido do YouTube podem fazer a diferença no humor.

McNiff partilha uma série de técnicas:

“Pratica isto: fecha os olhos e, com calma, inspira… e sorri enquanto expiras suavemente”, diz. “Podes imaginar que estás num lugar onde adorarias estar, como a passar férias num resort ou a rir numa mesa com o teu grupo de amigos. Fazer isto algumas vezes por dia pode acalmar a tua mente e o teu corpo e reduzir rapidamente os teus níveis de stress.”

 

5. Tem calma e respira profundamente

Os benefícios do mindfulness no ambiente de trabalho estão bem comprovados. Se não tens espaço para meditar no escritório, não te preocupes: existem algumas técnicas que podes usar.

“Quando te sentes stressado, respirar suavemente, devagar e um pouco mais profundo pode acalmar a tua mente e reduzir rapidamente o nível de stress que estás a sentir”, diz McNiff.

McNiff partilha uma das suas melhores técnicas de respiração, o “Balão 5585”.

“Senta-te numa posição confortável e imagina que um pequeno balão está a substituir o teu estômago logo atrás e debaixo do teu umbigo”, diz McNiff. “Respira suavemente pelo nariz, contando até cinco e, enquanto o fazes, imagina que o balão está suavemente em expansão; prende a respiração durante uma contagem de cinco.”

“Depois, expira suavemente durante uma contagem de oito e, enquanto o fazes, imagina que o ar está a ser lançado suavemente para fora do balão e o balão volta ao seu estado normal (vazio). Depois, faz uma pausa e conta até cinco antes de repetir o ciclo.”

Ao fazeres isto, permites que o teu corpo atinga um estado de calma, o que vai reduzir não só os níveis de stress, como irá trazer benefícios para a tua produtividade.

Paul McNiff é um Instrutor, Treinador, Psicoterapeuta e Agente de Mudança que trabalha com empresários e profissionais para os ajudar a romper as barreiras e tomar medidas para que atinjam os seus resultados. Paul trabalha em equipas empresariais, casais e famílias para os ajudar a desenvolver fortes relações e habilidades de comunicação para que possam alcançar o seu potencial.