A inovação é um trabalho de equipa. É por isso que os grupos geralmente produzem melhores resultados do que aquele génio que adora trabalhar sozinho. É por isso que é importante recrutar outras pessoas para ajudar nos projetos criativos. Mas como? Bem, a forma como crias e geres a tua reputação é o que determina a vontade dos outros em colaborar contigo.

O grau com que um trabalhador partilha informações com outro colega depende da expetativa que tem de ver o seu favor retribuído. Tratar os outros como gostaria de ser tratado em termos de colaboração é a “Regra de Ouro” da criatividade.

É oficialmente chamada a regra da reciprocidade, o que significa que as pessoas dão consoante aquilo que esperam receber. É uma regra social, aparentemente ensinada e aceite por todos dentro da sociedade. O segredo? Tens que ser tu a dar o primeiro passo.

Queres aprender a colaborar mais com os colegas de trabalho? Dr. Robert Cialdini, no seu livro Influence: Science and Practice,descreve seis princípios universais de persuasão, incluindo a reciprocidade, que aumentam a probabilidade de alguém dizer “sim” ao seu pedido. Estes princípios são verdadeiros trunfos que podes usar tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Há várias maneiras de ajudares os teus colegas no trabalho com a reciprocidade. Experimenta mostrar interesse pelos seus projetos, dar o teu conselho e a tua experiência, trocar feedback, compartilhar informações críticas e partilhar o teu network para encontrar outras pessoas que podem ajudá-los a completar o seu trabalho.

Os gestos aparentemente mais pequeninos são muito importantes. Se deres uma lembrança a um colega teu, por mais simples que seja, acredita que vai solidificar os vossos laços de amizade por muito tempo. Não te esqueças que um pequeno gesto faz a diferença!

E também funciona de outra maneira. Quando recebes ajuda de outras pessoas, retribui na mesma moeda. Construir a ideia de uma pessoa que está disposta a compensar o outro é uma Regra de Ouro.

E finalmente, desenvolver relações sociais informais e uma rede de trabalho dentro e fora do teu ambiente de trabalho também é muito importante. Uma das melhores maneiras de colaborares com os outros é dar tempo para te relacionares. Porquê? Porque continuará a mantê-los motivados a ajudar-te nas tuas tarefas. 

Drew Boyd é um veterano, com 30 anos de experiência em marketing. Passou 17 anos na Johnson & Johnson em marketing, fusões e aquisições e desenvolvimento internacional. Hoje, treina, consulta e fala amplamente nos domínios da inovação, da persuasão e media. É o diretor executivo da Master of Science in Marketing Program e professor assistente de Marketing e Inovação da Universidade de Cincinnati. O trabalho de Drew tem sido destacado no The Wall Street Journal, Bloomberg, Industry Week, Psychology Today e Strategy + Business. Visita o seu blog, Inside the Box Innovation