Uma sala escura, um grande ecrã, um filme memorável, amigos e uma Coca-Cola. Quem não adora ir ao cinema? Para rir, para chorar ou para fazer pensar, assistir a uma sessão de um filme é uma ótima desculpa para fugir à rotina e passar um bom momento entre amigos ou com a cara-metade.

Aqui damos-te 5 razões para aproveitares o que a sétima arte tem de melhor para oferecer.

Experiências sensoriais

Ok, nós entendemos que ficar no sofá a ver um filme é confortável e sabe bem. Mas quando entras no cinema, entras num mundo completamente à parte através de uma sala escura com um plasma enorme, inúmeras projeções e sons vindos de todas as direções. São experiências como estas que te fazem viver mais intensamente o filme e as histórias que estão a ser contadas através das personagens. A par do cinema tradicional, há agora o cinema 3D, que amplifica ainda mais a experiência através da ilusão de profundidade tridimensional e outras salas que estendem a ação do ecrã à sala com novidades como aromas e sensações. Se ainda não experimentaste, de que estás à espera?

Local de encontros

Todos sabemos que não existem desculpas para se estar com amigos. Qualquer motivo é válido! No entanto, não concordas que ir ao cinema é uma ótima maneira de estares com os teus amigos, de matarem saudades uns dos outros ou de simplesmente partilharem bons momentos? Nós achamos que é uma experiência bastante positiva e marcante. Porquê? Porque juntos partilham as alegrias, as tristezas e as aprendizagens do filme. No final, juntam-se a comentar a maneira como acabou o enredo (“Concordaste com o final?!”) e a debater as ideias, as personagens, os cenários, a banda sonora… tudo!

Contador de histórias

Quem não gosta de ouvir uma boa história? E ser espetador? Ouvir uma história e ser espetador em simultâneo é o melhor dos dois mundos! No cinema, é como se estivesses a vivenciar em primeira mão um mundo de fantasia: um lugar distante, uma época do passado ou do futuro e personagens fictícias e imagináveis. Aquilo que conhecemos como “realidade” está bem longe e o que interessa são as experiências, as sensações, as reviravoltas interessantes e os finais inesperados. A sétima arte oferece-te a possibilidade de usufruíres do produto artístico resultante da colaboração criativa entre produtores, realizadores e atores. Queres ser testemunha de uma história contada pelos melhores?

Longe da rotina

Ir ao cinema é sinónimo de sair da rotina, de relaxar e de divertir. Quem nunca se sentiu aborrecido depois de um dia de trabalho e com vontade de espairecer a cabeça, de “desligar” o stress e de estar em contacto com outras realidades? Sozinho ou acompanhado, a verdade é que o cinema te oferece um serão de fim de tarde ou noite agradável, diferente e divertido. Porquê? Porque por breves momentos és capaz de te esquecer de todas as responsabilidades, sejam elas relacionadas com o trabalho ou com simples tarefas domésticas. No momento da sessão, és só tu, o grande ecrã e uma Coca-Cola!

Catalisador de mudança interior

O cinema não te oferece somente a possibilidade de relaxar e de divertir, mas presenteia-te com algo ainda mais especial e duradouro: uma aprendizagem e uma lição. Através dos filmes, tens a possibilidade de contactar com realidades distintas, pontos de vista diferentes e ideias que não correspondem às tuas. Por isso, abre horizontes, explora novos sentimentos e ensina outros valores. Um bom filme é aquele em que sais diferente de quando entras. É aquele que te faz pensar, levando-te a colocar em causa tudo aquilo que aprendeste até então. É por isso que se diz que o cinema é um catalisador de mudança individual.

Seja verão, primavera, outono ou inverno, ir ao cinema é sempre uma excelente opção para partilhar bons momentos entre amigos. Mas não te esqueças de acompanhar com uma Coca-Cola!