Foi inaugurada no dia 4 de abril a Exposição *27 – Linhas de Diálogo no Espaço NOVO BANCO.

E o que esta exposição tem de tão especial? É o resultado das obras das coleções da Fundação Coca-Cola e de Fotografia Contemporânea do Novo Banco.

Aqui terás a possibilidade de apreciar o diálogo entre artistas portugueses e espanhóis, com a curadoria de Lorena Martínez de Corral. Um diálogo visual cativante e envolvente pelas lentes e criatividade de artistas dos dois países vizinhos.

Linhas de Diálogo

A Exposição nasceu do melhor de dois mundos artísticos. Porquê? Porque surgiu de uma escolha de obras da coleção da Fundação Coca-Cola, onde há todo o tipo de técnicas e expressões da arte atual, com grande destaque para a fotografia, e do Novo Banco, uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea do mundo.

O resultado? Uma visão sobre duas coleções que exploram a fotografia ibérica num mesmo período temporal, oferecendo uma pluralidade de olhares que convidam a refletir sobre o mundo através de imagens que tanto remetem para as marcas do passado como para aspetos quotidianos, sociais, económicos e formais da atualidade.

Comissariada por Lorena Martinez de Corral, foram 47 os artistas que inspiraram a criação das 67 obras dividias entre as duas coleções apresentadas na Exposição.

A Fundação Coca-Cola

A Fundação Coca-Cola estimula a cultura, a educação e a criatividade da juventude espanhola desde 1993. Constantemente em busca de talento e inovação, a Fundação impulsiona projetos de artistas plásticos contemporâneos e jovens promessa literários e teatrais.

A Coleção da Fundação Coca-Cola

Foi com o objetivo de criar uma coleção própria de arte contemporânea e de promover as artes plásticas que nasceu a Fundação Coca-Cola Juan Manuel Sáinz de Vicuña.

Atualmente, são 384 as obras que integram a coleção e que se expressam através da pintura, da fotografia, da escultura e da videoarte.  

O Espaço NOVO BANCO

O Espaço NOVO BANCO divulga aquilo que elegeu como área central da sua política cultural: a fotografia. É objetivo deste espaço dar a conhecer o melhor da arte contemporânea, sobretudo junto de públicos que habitualmente não marcam presença em Museus.

A Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco

Sabias que a coleção de fotografia contemporânea do Novo Banco é uma das mais importantes na história? Nesta coleção, podes encontrar artistas de todo o mundo e de todas as gerações. Só para teres ideia, atualmente a coleção é composta por cerca de 1000 obras de mais de 280 artistas, de 38 nacionalidades.

Tens curiosidade em saber mais acerca da Exposição? Então, espreita este vídeo:

Não percas a primeira viagem da coleção da Fundação Coca-Cola a Portugal no Espaço NOVO BANCO em Lisboa (Praça Marquês de Pombal) e que ali permanecerá até ao dia 30 de setembro de 2016.