Nós somos ensinados a pensar que falhar é grave, mas, ao longo da vida, é inevitável errar e isso não é necessariamente uma coisa má. Aqui tens cinco lições que podes aprender a partir dos teus erros.

1. Descobres o que funciona (e não funciona)

Ser novo é sinónimo de diversão, de tentar novas oportunidades, de descobrir o verdadeiro “eu” e de cometer erros. Ok, não ingressaste na tua primeira opção de curso na universidade ou chumbaste no exame de condução. Mas prometemos uma coisa: falhar não é o fim do mundo (embora pareça) e cada vez que erras, já sabes aquilo que tens que alterar na próxima vez!

E cometer erros enquanto és jovem ajuda-te a encaminhar o teu próprio futuro, para que não aconteça o pior cenário possível quando estiveres a trabalhar por exemplo numa empresa multinacional ou no teu emprego de sonho.

2. Faz-te mais forte

O fracasso não é o problema: é a maneira como lidas com ele que importa. Tens que ser capaz de te levantar e de te recompor. Se cais e não te levantas, nunca irás aprender com aquilo que te fez tropeçar, e sentir-te-ás incapaz de voltar a tentar. Mas cometer erros e saber contorná-los prova ao teu subconsciente que és resiliente. E o teu subconsciente irá lembrar-se disso. Assim, se houver uma próxima vez ou outra situação complicada, irá ajudar-te a lutar contra o medo de errar de novo.

3. Vais descobrir aquilo que és realmente capaz

Estamos constantemente a subestimar as nossas habilidades e os nossos pontos fortes. Encarar e contornar os erros ajuda-nos a descobrir aquilo que somos realmente capazes. Até ficarás surpreendido com aquilo que consegues se apenas continuares a tentar.

4. Ensina-te que a mudança vem de ti

O segredo aqui é: concentra-te naquilo que podes controlar; não nas coisas que não tens qualquer tipo de controlo. Errar pode fazer-te sentir como estando fora de controlo. Identificar as coisas que podes controlar e melhorá-las é bom, mas é igualmente importante reconhecer as variáveis que estão fora do teu radar.

5. O sabor do sucesso sabe muito melhor depois de falhar

Nós sabemos que falhar nunca é uma boa sensação, é por isso que atingir o sucesso pode fazer-te sentir no topo do mundo. Fugir dos erros apenas piora a situação e faz-te sentir mal. Pelo contrário, lidar com as falhas e saber superá-las, leva-te a acreditar que és capaz de qualquer coisa. O teu trabalho vai acabar por ser reconhecido e tu vais ver que ao longo desta jornada aprendeste muito mais do que se tivesses sucedido logo na primeira vez.