O verão está a chegar – as cores ficam mais vibrantes, as paisagens mais atrativas e as pessoas mais divertidas. Está na hora de planear viagens, saídas com amigos e locais para visitar. E que melhor maneira de partilhares com o mundo as tuas férias através de excelentes fotografias nas redes sociais?

Desejamos fotografias que tenham a capacidade de capturar aspetos visuais da nossa viagem e que contem uma história (ou, ao menos, que faça com que os outros pensem “Esse sítio parece perfeito! Tenho mesmo que ir aí, que sorte, estou com inveja!”).

Se aplicares as cinco técnicas infalíveis de Scott Kelby – um fotografo e autor premiado – para criar boas fotografias, serás certamente um às das redes sociais! Estás preparado?

DICA #1: Não te esqueças de fotografar a comida

Uma das coisas que adoramos acerca de viajar é ter a possibilidade de experimentar comidas exóticas, diferentes e muito deliciosas. Por isso é que vês sempre muitas fotografias de comida nas revistas de viagens.

  • A chave é sentar na esplanada ou perto da janela. Acredites ou não, isso faz uma grande diferença. Se fotografares a tua comida dentro do restaurante ou do café, as tonalidades das fotografias vão ficar diferentes devido às sombras. Mas se te sentares perto da janela, o teu prato será abençoado com uma belíssima luz natural.
  • Se possível, posiciona o prato de maneira a que a luz do dia esteja atrás da comida.
  • Faz zoom! Não tentes mostrar o prato inteiro – só uma parte dele.
  • Finalmente, coloca a tua câmara num ângulo de 45 graus para dar mais energia à foto.

©Este sou eu a tirar a fotografia que viste antes. Por vezes levanto-me para tirar fotografias, o que irrita um pouco a minha namorada!

©Terás que manter a tua câmara completamente imóvel para não que a fotografia não fique desfocada, principalmente em locais com pouca luz.

DICA #2: Mantém a fotografia nítida em locais com pouca iluminação

Se fotografares em locais com pouca luz, é quase garantido que as fotografias ficarão desfocadas, o que pode ser uma verdadeira desilusão. O truque aqui é encontrar uma maneira de manter a câmara perfeitamente imóvel enquanto estás a tirar a foto. Sim, eu partilho contigo quais são os meus truques preferidos:

©Apoiar a tua câmara no chão mantém a câmara imóvel e dá-te uma perspetiva do cenário

  • Mantém a tua câmara apoiada em qualquer lado. Uma cadeira, uma mesa, um banco, ou neste caso, apoiei a minha câmara numa viga de suporte de um conjunto de barras. Para manter a minha câmara alta o suficiente, tive que tirar a cobertura da lente e usá-la para dar suporte à câmara (e adivinha: resultou!). E esta perspetiva cria um cenário diferente e interessante.
  • Se não há nada para dar suporte, inclina-te contra uma coluna ou parede para dar estabilidade à câmara (e a ti também). Depois, dobra os teus braços contra o corpo para adicionar mais estabilidade, respira fundo, segura-a e… clica!
  • O último truque é configurar a câmara para o modo contínuo ou burst e tirar uma série de fotografias de seguida. Pelo menos uma das dez ou doze fotos estará bonita e interessante! E as restantes fotografias? Estarão desfocadas, portanto, apaga-as.

©Os turistas podem tornar um local menos interessante, por isso, precisamos de um truque para nos escondermos deles.


DICA #3: Esconde os turistas

Nada estraga uma excelente fotografia como uma sala cheia de turistas, e isso é o que toda a gente já experienciou nas suas fotografias de férias. O truque? Enquadra a fotografia para que só apanhes o cenário por cima das cabeças das pessoas. Como vês, é possível capturar a essência e a beleza daquilo que estás a ver, mas sem a presença de turistas.

©Faz magia: enquadra a fotografia de maneira a que pareça que os turistas não estão lá.

Este truque funciona perfeitamente em locais geralmente muito visitados, tais como edifícios com interesse arquitetónico, estações de comboios (onde foi fotografada a imagem acima), monumentos, entre outros. Lembra-te: aponta a câmara para que a fotografia fique um pouco acima das suas cabeças. E voilá! Tens uma sala vazia e uma excelente fotografia!

©Aqui está um exemplo do tipo de imagens que, embora não sejam épicas, no seu todo ajudam-te a contar uma história interessante.


DICA #4: Captura fotos que contem uma história

Quando estás a partilhar as tuas fotos com outra pessoa ou mesmo na internet, é sempre bom que consigam transmitir uma história e uma certa magia. Não precisam de ser fotografias épicas, mas sim imagens simples que apresentem pormenores e detalhes mágicos.

©Aqui tens outro exemplo de como os detalhes ajudam a suportar a tua história

Por exemplo, em restaurantes eu gosto de capturar fotos muitos aproximadas aos menus, ou dos pratos especiais escritos nos quadros de giz. Cada país é único, então pensa nos detalhes que podem ser muito interessantes e valiosos tais como postais ou pequenos presentes nas montras. Estas pequenas coisas ajudam-te a contar a tua própria história e funcionam mesmo combinadas numa espécie de “montagem” (como fiz em cima). E, já agora, existem muitas aplicações engraçadas para fazer vários tipos de montagens!

©Esta fotografia foi tirada através da janela do nosso autocarro numa caminhada.


DICA #5: Tira excelentes fotografias através da janela de um autocarro turístico

Muitos de nós acabam por visitar os pontos principais da cidade através dos autocarros turísticos, e infelizmente é um péssimo local para tirar fotografias, pois, ficam sempre desfocadas. O problema? Os reflexos. Neste exemplo, quanto tirei a fotografia através do vidro da janela eu vi os reflexos das cadeiras do autocarro, outros passageiros e outras coisas que acabaram por arruinar a fotografia. Mas há um segredo para ultrapassar este inconveniente!

Eis o meu segredo: Segura a tua câmara a cerca de 1 centímetro da janela (não toques na janela porque o autocarro treme e as fotografias irão ficar desfocadas). Aponta diretamente para a janela e vais ver que foste capaz de eliminar quase todos, se não mesmo todos os reflexos! E pronto, tens uma belíssima fotografia.

Então aqui tens – cinco dicas para neste verão tornares as fotografias das tuas viagens melhores que nunca. Já agora, se te interessaste por este artigo, eu fiz um vídeo repleto de fotografias de viagens de verão. É denominado “From Prague to Budapest With Scott Kelby” e podes encontrar várias fotos, técnicas e mesmo truques de Photoshop.

De que estás à espera para começar a fotografar?!

Scott é um autor premiado com mais de 50 livros, incluindo The Digital Photography Books, The Adobe Photoshop Book for Digital Photographers, The Adobe Photoshop Lightroom Book for Digital Photographers, and Light It, Shoot It, Retouch It: Learn Step by Step How to Go from Empty Studio to Finished Image.

Para mais informações sobre Scott, visita o seu blogue http://scottkelby.com/.

Scott faz parte do The Opener, um espaço de rede exclusivo para convidados que partilham o melhor da comida, da cultura, da criatividade e inovação para o site Journey global da Coca-Cola.