Ponha a mão no ar quem nunca fotografou uma comida com um ótimo aspeto. E publicá-la no Instagram? Um clássico, claro. A verdade é que é divertido e fica esteticamente bem nas redes sociais. Para todos aqueles que primeiro tiram a fotografia e só depois é que comem, temos seis dicas perfeitas para vocês, do conceituado fotógrafo Johnny Autry e a sua mulher Charlotte. Atreve-te a experimentá-las nestas férias mostra a todos os teus amigos os pratos deliciosos que saboreaste, juntamente com uma Coca-Cola fresquinha (p.s- com gelo e limão fica ainda melhor nas fotografias!)

DICA #1: Encontra a luz perfeita

Se tens uma boa luz, então acredita que foste abençoado para tirar a fotografia perfeita. A luz natural do sol vinda de uma janela é, sem dúvida, a melhor! Se tiveres paciência, utiliza a bússola do teu telemóvel para encontrar uma janela apontada para o norte. Porquê? Porque a luz do Norte é a mais difusa e tem o brilho mais uniforme. Se não tiveres com disposição para isto, cobre a janela da frente com um tecido fino para torna-la menos forte. E certifica-te de que as lâmpadas de casa estão desligadas. Não vais querer uma incidência de cores desastrosas na tua fotografia.


DICA #2: Cozinha… ou não!

Estás com vontade de cozinhar? Pega numa receita que te agrade e faz com que pareça o mais apetitosa possível. Prepara-a com calma, mas isso não significa torna-la perfeita. Um estilo mais natural e desarrumado ajuda a criar interesse visual, como podes ver nesta fotografia que aqui partilhamos contigo. Mas se não te apetece cozinhar, podes fotografar os alimentos crus. Sempre fica com um estilo diferente daquelas a que estás habituado a ver diariamente nas redes sociais. Produtos frescos do mercado como legumes e frutas, pão da padaria e outras comidas estão prontas para a fama!


DICA #3: E o que aparece na fotografia?

Pratos, tigelas, copos e talheres? Esses são os acessórios mais top! Nós gostamos de procurar peças únicas e especiais em lojas de antiguidade, bazares e mercados, ou comprá-las diretamente de fabricantes locais. São produtos únicos com uma beleza invulgar que farão com que os teus amigos parem o scroll e fiquem a admirar a tua fotografia.


DICA #4: Enquadra

De nada vales teres uma excelente luz natural, uma comida com ótimo aspeto e um cenário lindíssimo se não escolheres corretamente o ângulo. É das coisas mais importantes. Tens duas opções. Fotografar de cima ajuda a minimizar as distrações e a tornar a fotografia mais gráfica. Fotografar de um ângulo mais baixo permite criar uma sensação de altura.


 

DICA #5: Coloca as mãos

Convida os teus amigos para serem modelos de mãos. Não te rias, estamos a falar a sério! A presença de um elemento humano na fotografia ajuda a dar mais vida à comida. Fica esteticamente bem e dá mais dinamismo.


DICA #6: Edita!

Agora que tens a fotografia perfeita, falta o último passo: editar. Experimenta algumas aplicações de edição de fotos e escolhe o teu filtro preferido. A nossa dica é: cria o teu próprio filtro e aplica-o a todas as tuas fotografias para criar um visual único. Assim a tua página de Instagram vai estar uniforme e especial! Agora, come antes que fique frio. Bom apetite!

Johhny Autry é fotógrafo e vive em Asheville, no estado americano da Carolina do Norte. Começou a fotografar aos 15 anos, quando adquiriu uma câmara profissional. O seu trabalho já apareceu em várias publicações dos EUA e de outros países. Trabalha com frequência em projetos com a sua mulher, Charlotte, uma estilista de comida e acessórios. Quando não estão a trabalhar, gostam de usufruir do seu tempo-livre na montanha a pedalar com o seu filho, Wyatt. Segue Johnny e Charlotte no Instagram para te inspirares!