As férias podem ter chegado ao fim mas não há motivo para abandonar o espírito positivo que este período de pausa nos trouxe à mente e ao corpo. Como é possível passar das palavras aos atos? Jason Grant, designer de interiores, explica como transportar o sentimento de felicidade no regresso ao trabalho.

Ir de férias é sinónimo de relaxamento, de deixar para trás horários rígidos, de “limpar” a mente. Novos lugares, novas culturas e novas pessoas ajudam-nos a romper com a rotina e revelam-se uma excelente maneira de relaxar e recarregar as energias e a criatividade. O regresso ao trabalho acaba sempre por ser um choque com a realidade e o sentimento positivo acaba por se ir diluindo com a passagem dos dias. Quem não gostaria de atingir este estado de rejuvenescimento e felicidade durante todo o ano, em casa? Jason Grant, o autor e designer de interiores, acredita que é possível.

“Paris, Palm Springs, Austin, Los Angeles e Byron Bay são alguns dos meus destinos preferidos” afirma Jason Grant. “A certa altura, tens que voltar para casa. E, por vezes, voltas de férias e sentes que precisas novamente de férias. Considero que trazer elementos das férias para casa é importante para combater este sentimento.”

 O designer, cujas ideias têm aparecido em publicações australianas e internacionais, como a Vogue LivingBelle e Yen Magazine, colaborou com algumas grandes marcas e tem a sua própria coleção de pinturas. O seu segundo livro, Holiday at Home (Férias em Casa), é dedicado à arte de recriar e transportar as férias para o seu próprio território – a casa.

Jason sugere que é possível criar um espaço relaxado, que alie a curiosidade e a estética de viajar, de modo a transportar a mentalidade das férias para o quotidiano. Por exemplo, para quem goste de praia ou resorts de ilha, ele sugere manter elementos associados à zona costeira. “Motivos como listas e âncoras, com um toque náutico ou tropical, evocam esses sentimentos descontraídos em mim”, explica

O livro, que conta com imagens da fotógrafa Sydney Lauren Bamford, está repleto de lindíssimas imagens de interiores de praia, hotéis-boutique e roadtrips, e procura incentivar cada leitor a encontrar o decorador que tem dentro de si. A dupla seguiu o sol e surfou a costa leste da Austrália para capturar a vibração de férias – descrita por Jason como “relaxada, organizada e com um estilo não exagerado”.

“O que está em causa é inspirar as pessoas a criar uma casa que as faça sentir felizes. A tua casa deve ser um refúgio; um espaço onde querias realmente estar”, considera Jason.

 As cinco principais dicas de Jason para trazer a felicidade de férias de volta para casa são:

  • Jogar com padrões. “Sou um grande fã de decoração com listas, que adicionem um toque de férias para a casa, ao lado da piscina”.
  • Adicionar um toque da cor preferida. “Amarelo é a minha cor preferida. Quando estou a decorar não posso passar sem adicionar aqui e ali tons desta cor”.
  • Trazer o ar livre para o interior. “Usando plantas de interior, pode criar um elemento feliz e reconfortante para a casa”.
  • Adicionar um pouco de luxo. “Para mim, luxo é conforto. Adiciona um pouco de luxo à tua casa, concentra-te em cheiros, imagens e sensações. Valoriza-te com pequenas “extravagâncias” - podem fazer maravilhas para o teu estado de espírito diário”.
  •  Lembra-te da viagem. “Recolhe recordações e decora a casa com elas. Eu coleciono algo engraçado de cada cidade que visito para uma memória tangível”.

Fotos: Lauern Bamford