É verdade, a Coca-Cola foi capaz de colocar uma cidade inteira numa lata. Ou, pelo menos, o seu centro histórico, assim como um monumento e uma floresta.

A razão é óbvia: o relançamento da coleção “Património Revisitado”. Esta coleção glorifica Portugal e a sua cultura, por tudo aquilo que somos enquanto país e pelo que temos para oferecer ao mundo. Os locais que são representados nas nossas latas são pontos de importância cultural e física para todo o mundo, são considerados Património da Humanidade pela UNESCO.

Em 2012, numa primeira coleção, os eleitos para serem representados nas latas de Coca-Cola e Coca-Cola Zero foram o Palácio da Pena, em Sintra, o Convento de Cristo em Tomar e as Gravuras Rupestres em Foz Côa.

Os locais representativos do Património da Humanidade para 2015 foram:

1 - O Centro Histórico do Porto

Com o seu forte caráter e beleza singular, é a grande representação da Invicta. Rodeada pela Muralha Fernandina do século XIV é a área mais antiga da cidade do Porto. Muitas batalhas, mudanças e tempo depois o centro histórico da Invicta permanece coerente com aquilo que sempre representou. 

2 - A Floresta Laurissilva

A Floresta Laurissilva é considerada a floresta original da Ilha da Madeira, sendo das mais bonitas que existem no mundo. Além de todos os adjetivos que possamos atribuir a este lugar, o aspeto que é motivo de orgulho é o facto de ser nossa, é portuguesa. 

3 – A Torre de Belém

Começou a ser construída sob o reinado de D. Manuel I em Lisboa no ano de 1514. A sua construção teve por base objetivos militares e económicos e foi concluída seis anos depois, em 1520. Como tantos outros monumentos na zona de Belém, ecoa para a época dos Descobrimentos e para aqueles que de lá partiram em busca de um mundo novo.

Apresentados os locais da coleção deste ano é importante saberes que as representações que fazemos destes locais não são exatas e literais, são alusões ao que cada um destes pontos nos faz imaginar. Estas latas imaginadas da Portugalidade apresentam a forma única e divertida como observamos cada um destes lugares incríveis cheios de importância e de história.

A Coca-Cola vive Portugal, partilha-o e leva-o até ti numa lata.