O diploma da faculdade é uma das chaves para começar a vida profissional, mas aprender a ser mais criativo vai ajudar-te a desempenhar as tarefas com mais motivação.

Quando não consegues pensar em novas ideias, seja para descrever um novo projeto ou para escrever um simples postal de aniversário, poderás pensar que nem todas as pessoas nasceram com habilidades criativas instantâneas.

Pode não ser assim. A criatividade pode ser aprendida. Muitas empresas e organizações valorizam a criatividade porque acrescenta valor aos projetos e desafia a competitividade. Podes destacar-te da “multidão” se apresentares uma boa ideia, independentemente da posição que ocupas. Como vês, apostar nesta habilidade vale mesmo a pena!

Drew Boyd, diretor executivo da Master of Science em Marketing Program e professor assistente de Marketing & Innovation na University of Cincinnati oferece-nos cinco dicas muito simples de como te podes tornar mais criativo a resolver certos problemas. Ora vê!

1. Identifica as restrições em torno do problema

O que são restrições no trabalho? Podem ser limitações no orçamento ou mesmo outros fatores que colocam uma barreira às tuas tarefas diárias. Pensa nas restrições como os requerimentos para fazeres o teu trabalho. Elas não escondem a tua capacidade para pensar de maneira criativa – elas ajudam! As limitações obrigam o teu cérebro a pensar “outside the box” e a refletir em abordagens mais alternativas e inteligentes. Quando estás a encarar um problema profissional, tenta pensar numa solução primeiro ao identificar algumas limitações (prazos, orçamentos e outros fatores). Ao impores estas restrições à tua frente, estás a fazer-te um grande favor. No fundo, estás a filtrar as más ideias desde o início antes que tomem grandes proporções. De que vale surgir com uma ideia que é disfuncional? É melhor colocares desde início limitações às más ideias e deixar espaço para que as boas ideias surjam. Esta técnica irá impressionar o teu diretor e colegas de trabalho!

2. Imagina que estás a resolver o problema de outra pessoa

“Enganar” a tua mente ao imaginar que estás a resolver o problema para outra pessoa pode desenvolver a criatividade. Começa a reunião ao explicar a tarefa ou o problema a ser resolvido. Depois, diz ao grupo para tentar resolver o mesmo problema, imaginando que pertencem a outra empresa ou para outro produto. Isto ativa o grupo e expande o seu pensamento antes que comecem a trabalhar no problema real e concreto. Basta que as pessoas se afastem da sua rotina habitual para terem uma explosão de criatividade. Pensa nisto como se estivesses a resolver problemas de letras na aula de matemática. Pode existir um alinhamento comum na forma de gerar uma solução.

3. Tens um grande problema para resolver? Parte-o em partes pequenas

Uma maneira criativa de mudar a perspetiva consiste em fragmentar o problema em pequenas partes. Como isto aumenta a criatividade? Muitas vezes, vendo apenas os componentes separados do problema irá ativar novas soluções. Ativa a mente e direciona-a para novas direções. É como desmontar um puzzle e pôr todas as peças no chão e, de seguida, construi-lo novamente, mas de uma nova e melhorada forma. Ao fazer isso com um problema do trabalho, escreve uma lista de cada componente, mesmo que seja um produto, processo, serviço ou um específico problema que queiras resolver.

4. Precisas de uma sessão de brainstorming? Trabalha em pares, não em grupos grandes

As sessões de grupo de brainstorming por vezes podem ser frustrantes e os resultados pretendidos podem não ser alcançados. Uma simples maneira de ultrapassar este problema é repartir um grupo grande em equipas de três ou quatro pessoas. Trabalhar em pares torna as pessoas mais focadas. Sentes-te responsável perante a outra pessoa para fazeres a tua parte equitativa do pensamento. Lanças ideias e ofereces sugestões para melhorar essas mesmas ideias. Trabalhar em pares é também mais eficiente. Cinco grupos de dois podem gerar mais ideias no mesmo tempo que um grupo de dez. Mais, pode ser uma excelente maneira de mostrares quem és às pessoas do teu escritório.

5. Lembraste da Regra de Ouro da Criatividade?

A criatividade é um desporto de equipa e irás gerar melhores ideias se aproveitares o poder do cérebro dos outros! Os colegas irão ajudar-te se os ajudares primeiro. Imagina que encontras um artigo online que pode ser interessante para um colega teu. Considera este pequeno favor em algo maior ao imprimires o artigo e sublinhares as partes mais relevantes. Escreve uma nota pequena no artigo: destaca uma certa informação e dá dicas de como pode ser utilizada. Finalmente, entrega ao teu colega em mãos. Se é mais apropriado, tenta este mesmo método através do e-mail ou de uma publicação em social media.

A isto se chama a Regra da Criatividade no Trabalho: pratica-a e os outros irão ajudar-te nos seus projetos criativos.