Todos os dias, cada um de nós consome grandes quantidades de produtos. Mas sabes o que acontece às embalagens depois de as utilizarmos? Na maior parte das vezes, acabam por ser desperdiçadas e atiradas ao lixo.  Há que ter consciência da importância de separar os materiais conforme o tipo de resíduo, colocando-os nos recipientes corretos. Mas já pensaste em reutilizar o material em casa, em vez de o reciclares?

Consegues fazer coisas muito fixes a partir de garrafas e latas de Coca-Cola. As embalagens podem servir para inúmeros projetos em áreas como a decoração e a moda. Vamos lá descobrir alguns desses projetos!

O que podes fazer com as garrafas de Coca-Cola

Vamos começar pelas garrafas. São ótimas para jarras e vasos. Aliás, com as garrafas de plástico, podes produzir excelentes modelos de irrigação automática. “E como é que eu faço isso?”, perguntas tu. Nós explicamos:

  1. Corta a garrafa ao meio;
  2. Mantém a parte de baixo na posição normal e acrescenta água até meio;
  3. No interior da parte superior da garrafa coloca terra e uma planta. E… Voilá!

Dependendo das necessidades da planta, a parte superior absorve a água a partir da parte inferior através do gargalo da garrafa.

Outra coisa espetacular que podes fazer com recipientes de Coca-Cola são lâmpadas solares para iluminação interior em locais onde não há eletricidade! Basicamente, é uma garrafa cheia de água com um pouco de lixívia, que, colocada no telhado, reflete a luz solar e ilumina o interior como uma verdadeira lâmpada. Incrível, não é?

O que podes fazer com as latas de Coca-Cola

As latas de Coca-Cola dão pano para mangas! Consegues fazer imensas coisas com elas. Desde projetos simples, como um suporte para as canetas, até outros projetos mais complexos, como fogareiros de campismo improvisados. O material da lata é bastante resistente, mas é, ao mesmo tempo, bastante maleável.

Podes até fazer flores para oferecer no dia de São Valentim. No entanto, se pretendes alguma coisa mais simples para começar, recomendamos-te este vídeo. Aqui tens um passo-a-passo de como fabricar uma lanterna a partir de uma lata de Coca-Cola e uma vela. A ideia é fazer uma série de cortes longitudinais à volta da lata e moldá-la até ficar parecida com aquelas lanternas a óleo. Depois é só colocar a vela lá dentro. A partir daí, apenas tens de disfrutar do efeito da luz e das sombras que produz.


O que podes fazer com as tampas das garrafas de Coca-Cola

Como sabes, as tampas das garrafas de Coca-Cola são muitas vezes recolhidas para fins solidários. O plástico de que são fabricadas é de grande qualidade e por isso é que, para efeitos de reciclagem, é considerado mais valioso que outros plásticos. Mas há também muitas outras opções para reutilizares as tampas em casa. São o ponto de partida perfeito para muitos trabalhos manuais artísticos e de decoração, como candeeiros e bases.

O que podes fazer com as anilhas das latas de Coca-Cola

Quando se reutilizam latas de Coca-Cola, as anilhas são muitas vezes ignoradas. Nesses casos, convém sempre guardá-las porque, embora pareça algo pequeno e insignificante, na realidade têm um grande potencial como material para fazer pequenos acessórios de moda e para o lar.

Com as anilhas podes fazer pulseiras, mas não só! Podes fazer coisas em grande, como carteiras e até cortinas. No geral, trata-se de aproveitar a sua forma e ires entrelaçando-as com a ajuda de laços e cordões de várias cores.

Existem muitas possibilidades para reutilizar garrafas e latas de Coca-Cola. Há uns projetos mais simples e outros mais complicados. Se só agora estás a entrar na onda da reciclagem caseira e do DIY (Do It Yourself), o melhor é começares com as propostas mais simples, para depois passares para aqueles projetos mais ambiciosos à medida que vais melhorando as tuas técnicas