Nos últimos anos, a reciclagem tem estado muito na moda em todos os setores, em especial no da decoração. É uma tendência fantástica, pois permite poupar em materiais enquanto protege o meio ambiente, reduzindo consideravelmente a quantidade de resíduos. As paletes, por exemplo, são reutilizadas para o fabrico de móveis e complementos para o lar.

E as paletes têm um impressionante potencial decorativo, tanto para o interior como para o exterior da casa. Atualmente existe um grande número de empresas e de pequenas carpintarias que se dedicam à venda de móveis feitos com paletes, mas também há peças que podemos fabricar nós próprios. Vejamos algumas ideais para as diferentes zonas da casa.

Móveis com paletes para a sala

A palete é sólida e resistente, um ponto de partida perfeito para móveis para arrumação na sala. Estes são fáceis de preparar com várias paletes, bastando sobrepô-las. Para os mais experientes e atrevidos, também se pode desmontar a palete para aproveitar a sua madeira. Assim são construídos móveis muito próprios, como uma bela poltrona de linhas modernas que apresenta apenas reminiscências da sua função original. 

O cartão é outro dos materiais que se utiliza para substituir a madeira numa boa parte dos móveis da casa. É mais barato, pode ser reciclado a partir de caixas de embalar e, se bem utilizado, é mais resistente do que poderíamos considerar à partida. De facto, o cartão já é utilizado para o fabrico de móveis para a sala de todo o tipo, incluindo mesas, cadeiras e cadeirões.

Também para a cozinha

Na cozinha, as paletes recicladas também podem ter o seu lugar. Embora não seja habitual encontrá-las no mobiliário normal, como armários, são um material perfeito para o fabrico de mesas ou de ilhas, dando-lhes um estilo moderno e industrial. Uma ilha de paletes é barata e fácil de construir, sendo ao mesmo tempo perfeitamente funcional.

Móveis com paletes para o quarto

As paletes também são utilizadas no fabrico de camas. Na realidade, a sua forma e resistência são perfeitas para isso. Com as paletes constrói-se a estrutura (com a superfície e altura desejadas) e sobre a mesma é colocado o colchão. Além disso, uma cama construída com paletes pode ser utilizada como sofá durante o dia, bastando mudar a disposição das almofadas.

Móveis auxiliares de jardim

As paletes tornaram-se uma parte fundamental de muitos jardins, já que podem transformar-se em organizadores para arrumação, suportes para vasos e hortas urbanas, em mesas de apoio, complementos para cadeiras e redes e, inclusivamente, numa cama de jardim. As paletes são perfeitas para camas nos quartos, como também o são para as camas de jardim, e o resultado ajuda a criar um ambiente agradável e acolhedor.

Complementos feitos de cartão para toda a casa

Quando estamos a dar os primeiros passos no mundo da bricolage, o normal é sentirmo-nos mais confortáveis com peças mais pequenas. Nesse sentido, o cartão é um material ideal para começar, pois é mais simples criar estruturas mais pequenas, pensadas para suportar pouco peso. Cabides, acessórios para arrumação, pequenas mesas de apoio ou camas para animais de estimação são bons pontos de partida.

Atreve-te a personalizar com um toque de cor

Nos móveis feitos com paletes, o mais habitual é que se mantenha a sua cor natural sem pintar, simplesmente com um verniz protetor para que se veja que a palete é o ponto de partida. No entanto, se pintarmos as paletes, os móveis mantêm a sua essência baseada na reciclagem e sustentabilidade e o potencial decorativo aumenta. Por exemplo, as paletes pintadas de branco podem ficar fantásticas nos quartos das crianças.

Se gostarmos deste tipo de mobiliário feito com paletes, e se considerarmos que o seu estilo decorativo, moderno e industrial é o que queremos para o nosso lar, podemos optar por comprá-lo ou fazê-lo com as nossas próprias mãos. No primeiro caso, devemos procurar na nossa zona uma loja ou oficina especializada em móveis com paletes. Eles vão explicar-nos as diferentes opções e vão ajudar-nos.

No segundo caso, o melhor será começarmos com um projeto pequeno, para irmos ganhando experiência no manuseamento dos materiais. Podemos encontrar paletes, por exemplo, perguntando em obras ou em armazéns, já que a maioria dos materiais são transportados com elas e muitas vezes não são devolvidas e acumulam-se. Porém, o cartão é mais difícil de obter, sendo as caixas dos grandes eletrodomésticos as mais adequadas devido à sua qualidade de resistência. 

Agora não penses mais, arrisca-te a experimentar e descobre o enorme potencial decorativo das paletes e do cartão.

Fotos | Walt Stoneburnerpierrevedel.comDenis Vahrushevpierrevedel.comJordimichelle,eren {sea+prairie}oskaygagilas eXcBiker