O plástico não-biodegradável é um problema para o meio ambiente. Por isso aprendemos a reutilizar os sacos dos supermercados ou a separar as embalagens quando despejamos o lixo. A Coca-Cola trabalha permanentemente para melhorar a sustentabilidade das suas garrafas: por exemplo, a PlantBottle é fabricada com cerca de 30% de materiais reciclados e de origem vegetal. Além disso, a empresa também aposta em «inspirar a sustentabilidade » através de projetos como o EKOCYCLE.

EKOCYCLE é uma iniciativa do cantor will.i.am e da Coca-Cola dedicada à conceção de produtos criativos a partir de materiais como o plástico e, simultaneamente, promover a reciclagem e a sustentabilidade destes materiais. Mas hoje vamos falar da sua ideia principal: chama-se EKOCYCLE Cube e é uma impressora 3D que pode transformar garrafas de Coca-Cola em coisas úteis ou criativas, desde uma jarra até uma capa para telemóvel 100% sustentável.

O que faz uma impressora 3D

Já ouvimos falar delas há um par de anos, em como vão revolucionar a indústria e como já são utilizadas com finalidades tão díspares como criar uma peça de bijutaria ou fazer uma prótese médica, à medida e com um custo baixo. E o que é uma impressora 3D? O nome dá já muitas pistas: são aparelhos que imprimem peças tridimensionais a partir de um desenho feito por computador. Algumas integram tecnologia laser sofisticada e outras, mais rudimentares, podem ser compradas por cerca de 500 euros.

O que propõe o EKOCYCLE Cube, a impressora 3D mais amiga do ambiente do mundo, é utilizar como matéria-prima garrafas vazias de Coca-Cola para imprimir o desenho que pretendemos. Cada cartucho da impressora contém pelo menos três garrafas de meio litro de Coca-Cola. Do produto final, cerca de 25% é composto por tereftalato de polietileno (mais conhecido pelas siglas em inglês, PET) que reciclámos das garrafas.

25 desenhos já programados

Quando adquires uma EKOCYCLE Cube, podes selecionar um dos 25 desenhos que estão já programadas (brinquedos, sapatos, pulseiras e um grande et cetera), ou também podes desenhar o teu próprio desenho através da aplicação Cubify, disponível para iOS e Android. A app permite-te personalizar o acessório que quiseres imprimir ou partilhar o teu desenho personalizado.

A máquina imprime com as cores características de uma garrafa da Coca-Colavermelho, preto e branco, assim como outros tons "naturais". Dispõe de ligação por Bluetooth e Wi-Fi e terá um valor aproximado de 1200 dólares. Nas palavras de will.i.am:

A EKOCYCLE Cube leva a impressão em 3D a um nível superior, dando a todos e em todo o mundo a capacidade de transformar os resíduos em objetos úteis, funcionais e atuais.