Na Coca-Cola esforçamo-nos para lutar contra o aquecimento global no desenvolvimento da nossa atividade. Reduzimos a nossa pegada de carbono com a utilização de fontes de energia mais limpas e respeitadoras do meio ambiente e melhorámos a nossa eficiência energética com a substituição dos equipamentos por outros de nova geração.

energia verde é uma prioridade para a Coca-Cola, procuramos constantemente formas de reduzir o nosso consumo energético e produzimos, inclusivamente, a nossa própria energia renovável, a partir das nossas unidades de produção e espaços de trabalho. Controlamos também as nossas emissões e trabalhamos para a reduzir. Desenvolvemos muitos projetos para lutar contra as alterações climáticas. Trabalhamos em colaboração com o nosso engarrafador para conseguir a sustentabilidade. Áreas como a investigação ou formação estão em constante desenvolvimento.

Definitivamente, acreditamos que a energia deve ser utilizada de forma responsável.

A Coca-Cola utiliza energia para quê?

Na Coca-Cola Espanha utilizamos tanto energia elétrica como gás natural ou propano. A energia elétrica é utilizada no processo de produção de embalagens, equipamentos da unidade, compressores e iluminação.

O gás é utilizado como combustível nas caldeiras para gerar água quente e a vapor com o objetivo de o poder aproveitar em processos de lavagem de embalagens, limpezas de linhas e processos de pasteurização. A título de curiosidade, os nossos empilhadores funcionam a gás natural, propano ou eletricidade.

Trabalhamos com energia verde

O cuidado do meio ambiente é muito importante. Por isso, na Coca-Cola 100% da energia elétrica que temos contratadas nas unidades de produção e no edifício dos escritórios da Coca-Cola Espanha é energia verde.

Esta energia vem de fontes renováveis, sem emissões de carbono, certificada pela Comissão Nacional da Energia. Na Coca-Cola promovemos a utilização e geração de energias renováveis no nosso país.

Geramos energia própria através de fontes renováveis

Na Coca-Cola não só utilizamos energia limpa como tentamos produzir a nossa própria energia. Em algumas das unidades da empresa, geramos também eletricidade a partir da energia solar.

Na unidade de Sevilha e nos escritórios da Coca-Cola Espanha, é gerada energia fotovoltaica. Nas unidades de Barcelona e Sevilha, e nas oficinas da Coca-Cola Espanha, é gerada energia térmica para aquecer a água.

A unidade de La Coruña dispõe de iluminação no estacionamento para os colaboradores gerada por energia solar e/ou eólica. Também utilizamos energia geotérmica em Aguas de Maestrazgo, um dos mananciais da Aquabona.

Uso responsável de energia

Um dos principais objetivos para sermos o mais eficientes possível é conseguir um consumo de energia eficiente. Dispomos de objetivos e programas para reduzir os nossos consumos.

Temos em andamento o programa Top 10 Eficiência Energética, no qual aplicamos vários processos e técnicas de ajustamento, alteração, otimização e melhoria, para que sejamos mais eficientes energeticamente.

O indicador que mede os nossos consumos é a proporção de energia que indicamos em megajoules de energia/ litro de bebida engarrafada. No gráfico poderás verificar a evolução na melhoria nos últimos anos, com cerca de 15% de poupança no consumo da energia.

Redução de emissões

 Na Coca-Cola desenvolvemos dispositivos para reduzir o consumo de frigoríficos e de equipamentos de dispensing.

Pesquisámos e selecionámos os equipamentos mais eficientes do mercado e melhorámos os dispositivos inteligentes que nos permitem detetar o movimento das pessoas e horários de abertura das portas dos frigoríficos para reduzir o consumo. Desta forma, o produto mantém-se frio durante as horas em que há movimento de pessoas. No caso de um centro comercial, os equipamentos só arrefecem quando este está aberto.

Aumentámos o número de vitrinas de refrigeração com tecnologia eKOfreshment (sem gases de hidrofluocarbonados-HFC). Passámos de 874 em 2009 para 6561 em 2010. Este aumento de unidades impulsiona o compromisso de redução de emissões para o meio ambiente.

Todos os novos equipamentos de frio da Coca-Cola Espanha, a partir de 250 litros, integram a tecnologia Energy Management System para poupar energia (memorizam os comportamentos de consumo e apagam-se durante a noite quando não são necessários).

Em 2012, cerca de 50% das compras foram novos frigoríficos com tecnologia eKOfreshment CO2, que não emitem gases HFC para a atmosfera. Em 2013 as vendas aumentaram cerca de 60%.

Na Coca-Cola comprometemo-nos a que 100% das compras dos equipamentos de refrigeração sejam livres de HFC (gases de hidrofluorocarbonos) nos finais de 2015. Atualmente, 73% dos equipamentos novos comprados em 2014 não têm HFC.

A Hora do Planeta

Pode apagar a luz durante uma hora? É claro que sim. A Hora do Planeta é a maior iniciativa global em defesa do meio ambiente conhecida até ao momento.

Um gesto simbólico único que pode ajudar a mudar o mundo. Tem como objetivo chamar a atenção e apelar à ação de toda a sociedade para lutar contra as alterações climáticas.

Nos últimos anos, a campanha tornou-se num movimento mundial sem precedentes, chegando a mais de 350 milhões através da Internet e das redes sociais.

Conseguimos a participação nos sete continentes, apagando a luz dos monumentos emblemáticos do planeta em mais de 7 mil cidade de 150 países, num conjunto de mais de mil milhões de pessoas e mais de 40 mil empresas em todo o mundo.

Na Coca-Cola apoiámos há muito tempo esta iniciativa da WWF para a luta contra as alterações climáticas. É por isso que, para que todos possamos contribuir com o nosso grão de areia, queremos fazer um apelo para que toda a sociedade participe e possa contribuir para este pequeno grande gesto.