Já entrámos no ano novo e com ele veio a típica lista com as resoluções para os próximos 365 dias. Tu provavelmente também já te colocaste a pensar nos objetivos que pretendes alcançar ou em algumas atitudes que queres melhorar. Mudar de emprego, sair de casa dos pais ou simplesmente estar mais tempo com os amigos e stressar menos são algumas das resoluções mais comuns sempre que nos aproximamos do novo ano. Mas como passar das palavras aos atos?

Define metas realistas

Define objetivos que possam ser, de facto, alcançados. Não queremos com isto dizer que não devas ser ambicioso ou sonhar mais alto, mas não deves chegar ao ponto de ficar desiludido, desapontado e desmotivado caso não consigas atingir algum objetivo definido. Por exemplo, “correr uma maratona” parece um pouco difícil se nunca correste na vida (nem sequer tens uns ténis para isso!). Por isso, compromete-te a começar com corridas mais curtas e vai aumentado a distância progressivamente. Vais ver que assim até te vais surpreender a ti próprio.

Organiza-te com datas específicas

Acreditamos que uma boa organização é a base do sucesso. Por isso, se ainda não planeaste nem definiste datas para os teus objetivos, começa… já! Por exemplo, se uma das tuas resoluções é “conhecer um País diferente até ao fim do ano”, sugerimos que comeces a procurar por voos ou a contactar uma agência de viagens para saberes os preços e as condições. Depois, começa a pensar na quantia necessária e de quanto precisas de economizar por mês. Conversa com pessoas, recolhe dicas e ideias. Não te esqueças também de programar as férias no trabalho, ou de acordo com o calendário escolar. E por aí em diante!

Cria uma equipa de apoio

Já dizia alguém “se quiseres chegar rápido vai sozinho, se quiseres chegar longe vai acompanhado”. Não importa quem escolheste para te ajudar, seja a família, os amigos ou algum colega do trabalho, conta com essa pessoa para te apoiar nos momentos de fraqueza. Não esperes conseguir tudo sozinho, por isso, pede conselhos, ideias e opiniões; vais ver que vais ter mais motivação e força para continuar. Afinal, é para estas coisas que os amigos (também) servem.

Recompensa-te

Acreditamos que temos uma fórmula secreta para te motivar ainda mais: oferece a ti próprio uma recompensa. Determina com antecedência quais serão os ‘prémios’ de cada etapa atingida. Por exemplo, se uma das resoluções for ‘ser promovido’ ou ‘arranjar um emprego’, uma ótima maneira de celebrar pode ser ir jantar fora com os amigos a um restaurante especial. Mima-te com frequência, e assim conseguirás manter a determinação e a motivação. Afinal, há muitos motivos que merecem uma celebração. Com um brinde de uma Coca-Cola, ainda melhor.

Lembra-te das pequenas vitórias

Ok, de repente estás a ver os dias a passar e ainda nem chegaste a metade da tua lista de resoluções. Bem sabemos que quando não vemos os resultados imediatos pelo nosso esforço, pode ser difícil manter o foco e a motivação. Mas não desanimes! Nos momentos difíceis, pensa em tudo aquilo que já alcançaste ou lembra-te dos passos que já estás a percorrer para atingir determinado objetivo. Queres atingir aquelas 5 resoluções e ficas desapontado por não estares a conseguir? Relaxa, e pensa naquelas 3 que já atingiste e motiva-te.