Todos os anos é a mesma coisa: dizemos adeus ao ano que passou enquanto abraçamos o novo porque este ano, ESTE ANO, sentimos que vai ser o ‘nosso’ ano. Aquele em que nos vamos sentir concretizados a nível profissional, pessoal e social. Aquele em que vamos ler um livro todos os meses, correr uma maratona e pôr de lado o telemóvel para conviver mais. No mês de dezembro vais fazer uma retrospetiva do ano e vais ver muitos livros inacabados, os ténis impecáveis porque mal foram utilizados e cada vez mais aplicações novas no teu smartphone.

Bem sabemos que fizeste as tuas resoluções com a melhor das intenções mas há que admitir que colocaste a expetativa bem alta. Para a próxima lembra-te: mentaliza-te para a falha e realiza objetivos mais concretizáveis. E que tal começar naquele sítio em que passamos mais de metade do nosso dia e no qual depositamos toda a nossa concentração e dedicação: o trabalho? Há 4 passos muito simples que podes desenvolver em 2017 para te ajudar a maximizar a tua produtividade na vida profissional.

1.     Organiza-te

Um e-mail organizado é um e-mail feliz: este vai ser o teu lema em 2017. Antes de mergulhares num ano novo repleto de trabalhos e projetos, tira um dia para limpar e organizar toda a tua caixa de correio. Percorre os emails, apaga o desnecessário e cancela a subscrição de newsletters que não necessitas. Este objetivo é ótimo para começar porque irás sentir uma enorme gratificação e motivação para as próximas resoluções.

Agora que já tens a tua caixa de correio eletrónico organizada, é só continuar a manter o controle. Constrói pastas especificas para guardar emails para que eles possam ser facilmente encontrados. E, mais importante, evita ficar preso nos emails e desliga as notificações para que não te desconcentres mesmo quando estas a ter uma ideia genial.

2.     Aprende

Em vez de leres um livro todos os meses, faz o seguinte: lê artigos ou histórias relevantes para a tua profissão todos os dias. Faz o teu percurso diário ao ouvir um podcast, por exemplo, e vais ver que ficarás surpreendido com a quantidade de informação que vais absorver. Os tutorials são também uma ótima maneira de ganhar mais conhecimento e visões sobre um determinado tema, através de experiências contadas pela primeira pessoa.

Mesmo a informação que não está diretamente relacionada com o teu emprego é válida, claro, até porque te tornará mais valioso para a tua equipa de trabalho. E que tal aprenderes uma nova língua? Pode ser um fator decisivo no que toca a promoções e ajuda a destacar o teu CV no meio de tantos outros.

3.     Saí da tua zona de conforto

Se o teu objetivo não é passar despercebido, então precisas de avaliar o que estás a fazer e pensar em maneiras de contribuir mais. As organizações dão valor ao feedback e às opiniões e os colegas de trabalho vão apreciar as tuas ideias, que são únicas e provêm da tua própria experiência profissional ou pessoal.

Estar envolvido no trabalho é importante para o teu próprio desenvolvimento profissional. É vital que percebas que decisões estão a ser feitas e como impactam o negócio a curto e a longo prazo. As tuas opiniões e ideias são valiosas, então, sê corajoso e sai da tua zona de conforto. Estás à espera de quê?

4.     Cria uma rede de trabalho

Hoje em dia é muito fácil afastares-te de tudo e todos no teu escritório, o que se torna ainda mais fundamental sair e conhecer pessoas. Não te isoles! Manter uma relação amigável com os colegas de trabalho contribui para um bom ambiente no escritório: mais saudável, feliz e produtivo. Não te enganes a ti próprio: o email não é uma maneira adequada para substituir o diálogo cara-a-cara e as interações. Em vez disso, desloca-te até à secretária deles com mais frequência ou combinem um almoço em grupo.

Procura também por oportunidades fora do teu trabalho. Inscreve-te num clube, torna-te membro de uma associação ou sê um participante ativo. Qualquer situação que te ofereça a oportunidade de te conectar com pessoas com ideias semelhantes e de aprender novas maneiras de abordar ou pensar sobre questões devem ser aproveitadas.

As tuas resoluções de Ano Novo não têm de resultar numa desilusão. Pôr em prática estes quatro objetivos simples na tua vida profissional diária vai ajudar-te a alcançar a sensação de produtividade e realização que todos nós queremos desfrutar no trabalho.