Setembro é sinónimo de quê? De aulas, rotina e livros. Mas não é só: significa também reencontrar amigos, colegas, professores e ingressar num novo e fresco começo. O regresso às aulas é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais marcantes na agendade todas as crianças e adolescentes. As férias terminam e há que voltar à rotina. E o que isso significa? Mais disciplina, compromissos e cumprimento de horários. Mas nem tudo tem que ser difícil.

Para entrares no novo ano letivo a todo o gás, deixamos-te cinco conselhos. Estás preparado?

Primeiro, vai às compras!

Antes de desatares a correr para comprar este mundo e o outro, faz um double check em casa para perceberes aquilo que não tens e te faz falta. De que vale comprares mais 30 canetas de todas as cores se ainda tens as do ano passado em excelentes condições? O mesmo é válido para mochilas, cadernos e outros materiais. Depois, faz uma lista do material escolar que necessitas, e é hora de ir às compras! Outra dica: este ano, opta pelos cadernos com folhas recicladas; para além de ajudares o ambiente, são mais económicas. 

Cria um calendário


 

Damos-te duas dicas de calendários: um anual e um mensal. O calendário anual é ideal para teres o panorama global do teu ano letivo, porque ficas com a ideia dos períodos mais críticos em relação a testes e exames, assim como as datas de entrega de trabalhos. O calendário mensal é o melhor para gerires o teu tempo. Preenche-o com as tarefas que tens de realizar no teu dia-a-dia e assim vais ver que terás mais tempo livre não só para ti como para estar com os amigos. Tens que acreditar que há tempo para tudo; apenas é preciso saber geri-lo bem e nada melhor que um bom calendário para te ajudar a entrar nos eixos.

Mantém-te positivo

Nós sabemos o regresso às aulas pode ser desafiante por vários motivos: o fim das férias, uma nova escola, colegas e professores e o início do stress (trabalhos de casa, folhas e mais folhas para estudar!) No entanto, tenta olhar para o lado mais positivo: fazes novas amizades ou reencontras os teus colegas que não vias há meses e tens uma nova oportunidade para dar o teu melhor. Pensa que não estás sozinho: tens uma turma inteira ao teu lado e outros amigos para te ajudar. 

Cria um grupo de estudo

Ok, se estiverem sempre na brincadeira e não estudarem nada, obviamente que um grupo de estudo não traz qualquer tipo de benefício. Mas se o grupo for coeso, partilhar um objetivo comum e não tiver mais que três ou quatro pessoas, acreditamos que pode trazer muitas vantagens. Primeiro, ajuda-te a ter mais motivação para estudar. Depois, a troca de informação e conhecimento entre todos ajuda a tirar dúvidas e a aprender novas visões sobre um determinado tema. Se facilmente perdes motivação para estudar, pondera criar um grupo de estudo! 

Arranja um hobbie

Não é preciso estudares 24h/24h e a tua vida não precisa de ser necessariamente casa-escola, escola-casa. É importante que arranjes tempo para ti, para fazeres aquilo que mais gostas e para estares com os teus amigos. Organiza bem o teu horário das aulas e tenta encontrar um equilíbrio entre a escola e o lazer. Que tal inscreveres-te num desporto? Badminton, volley ou futebol, são várias as opções que tens ao teu dispor. Preferes a música? Tenta as aulas de guitarra, piano ou bateria, por exemplo! Gostas de expressar a tua criatividade e visão do mundo? Experimenta a fotografia, a pintura ou a escrita.

A Coca-Cola deseja-te um excelente regresso às aulas!