Andas sem vontade de praticar exercício físico? Não te preocupes: por vezes, só precisamos de uma motivação extra para entrar no espírito desportivo. Podes ter um longo e atarefado dia ou pode estar frio lá fora, mas não é motivo para não desfrutares de todos os benefícios que o ar fresco tem. Para te inspirar a trocar o sofá por uma vida mais ativa, apresentamos-te 7 benefícios de atividades ao ar livre:

1. Ficas mais feliz

Qualquer tipo de exercício é ótimo para elevar o estado de espírito porque é sinónimo de deixar para trás as preocupações e de recarregar energias. Mas aliar o exercício com o ar fresco, o sol e os espaços verdes é uma receita para a felicidade. Mesmo que seja por breves instantes, realizar atividades no exterior ajudam a aumentar o bem-estar físico e psicológico. Então, desliga o computador e dá um passeio rápido na tua pausa de almoço e aproveita o que o ambiente tem de melhor para te dar.

2. Aproveitas o Sol

A vitamina D, a “vitamina da luz solar”, é muito importante para manter os ossos e os dentes saudáveis e ajuda o nosso corpo a absorver o cálcio e o fósforo. Se tivermos falta desta vitamina, os nossos ossos tornam-se mais fracos. E onde podemos obter a vitamina D? A partir do sol e da ação da luz solar na pele. Mas cuidado! Se estiveres demasiado tempo exposto ao sol, usa protetor solar para não te queimares. São boas notícias para quem aproveita todos os bocadinhos para apanhar um pouco de sol.

3. Ganhas Coordenação

Estar a realizar exercício ao ar livre implica encontrar uma série de terrenos diferentes, por isso é importante que tenhas consciência do ambiente que te rodeia. É por isso que atividades como o ciclismo, a corrida e os jogos de parque ajudam a maximizar a coordenação entre o cérebro e os músculos e a potenciar o equilíbrio.

4. Poupas dinheiro

Não precisas de gastar rios de dinheiro em ginásios e perder tempo em viagens: treina no parque mais próximo de tua casa e vais usufruir dos mesmos benefícios e também te vais sentir bem e revigorado.

5. Não tens preocupações

O lugar não é problema! Não precisas de ginásios, nem de horários, nem de pressas: o ar livre está sempre disponível e é mesmo à tua porta. Não tens que lidar com aquelas filas para as passadeiras dos ginásios: podes fazer exercício quando e onde quiseres.

6. Constróis novas amizades

Não achas que fazer exercício com outras pessoas é mais divertido e rentável? Realizar atividades no parque ao pé da tua casa é uma ótima maneira de conheceres pessoas da tua área e passares tempo de qualidade com os teus amigos e família.

7. Aproveitas a natureza

Exploras novos locais, conheces novas paisagens, trocas de ares. Nada num lago, caminha no campo ou corre à beira mar e desfruta do treino mais “natural” que poderás ter!

Então, de que estás à espera? Calça os ténis, faz uma pausa no trabalho, dá um passeio e aproveita o ar fresco e puro que a natureza te oferece!